Imagem retirada AQUI
A pior palavra-passe de 2012 continua a ser… ‘password’
Num assunto muito importante e cada vez mais em voga, a segurança dos seus dados pessoais, principalmente no mundo online, nunca deve ser descurada! Muitas vezes essa segurança passa apenas e só por um conjunto de caracteres denominado por palavra-passe ou password. A questão é que, aparentemente, muitos utilizadores têm pouca originalidade ao escolher estes códigos.
O top três das piores não alterou do ano transato para o atual! “Password” continuou a ser a líder, ou seja, a mais usada! Segue-se “123456” e por fim, a não mais original “12345678”. Quem o diz é o relatório referente a 2012 da SplashData, uma empresa já conhecida por fazer estas análises anuais depois de recolher milhões de palavras-passe descobertas que os próprios hackers publicam. E não são poucas, a título de exemplo, só em Julho de 2012, meio milhão de acessos de contas Yahoo ficaram a descoberto! No top dez ainda constam outras como “querty”, “abc123”, “monkey” e “letmein”. Algumas são novidade no top tais como “Jesus” e “ninja”.
Se por acaso algum dos leitores está a utilizar alguma destas palavras-passe, a sugestão é que a altere imediatamente! De forma a criar um código mais seguro, a sugestão é que tenha pelo menos oito caracteres e, de preferência, que se misture números e letras. Outra resolução que deve tomar será a de não utilizar a mesma nos vários acessos que tenha (conta de email, Facebook, skype, etc), mas sim utilizar uma diferente para cada uma dessas contas. Se estiver a pensar para os seus botões algo como “pois, mas ter de me lembrar delas todas é complicado…”, então a resposta é simples, pois os browsers Mozilla Firefox e Google Chrome têm a funcionalidade de guardar as palavras-passe automaticamente (e de forma encriptada) há algum tempo.
Se conhecerem alguém que tenha passado pelo sentimento aflitivo de ter uma identidade roubada só por causa de uma palavra-passe descoberta, peça para lhe contar como aconteceu e verá que é algo angustiante!
Morgan Slain, o Administrador Executivo da SplashData indicou que, “esperamos que, com mais publicidade acerca do risco que é utilizar palavras-passe fracas, mais pessoas iniciem a dar pequenos passos para se protegerem e comecem a utilizar passwords mais fortes e diferentes, para diferentes sites”.
O mesmo ainda adiantou, “embora as ferramentas para roubar acessos estejam cada vez mais sofisticadas, os hackers continuam a preferir alvos fáceis. Com um pouco mais de esforço em escolher melhor a sua próxima palavra-passe, a sua vida online em 2013 será muito mais segura”.
Fiquem agora com a lista completa das 25 piores passwords de 2012:
- password
- 123456
- 12345678
- abc123
- qwerty
- monkey
- letmein
- dragon
- 111111
- baseball
- iloveyou
- trustno1
- 1234567
- sunshine
- master
- 123123
- welcome
- shadow
- ashley
- football
- jesus
- michael
- ninja
- mustang
- password1
Termino com a seguinte pergunta, já teve algum acesso online roubado? Como se sentiu e como resolveu a situação? Partilhe!
Tal como a tecnologia, inove, melhore, evolva!
João Oliveira
P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE!
MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!
Olá João, pertinente o tema que abordas! Tive que mudar a minha password recentemente, e a anterior está incluída nesta lista!Contudo, quando aparentemente estavam a usar o meu perfil, os administradores do facebook avisaram-me! Sei na integra os problemas que pode causar com uma password tão acessível!
ResponderEliminar