Imagem retirada AQUI
Google dá a conhecer os temas
mais badalados de 2012
O fim do ano aproxima-se a passos largos e, para alguns, isso significa a extinção do mundo tal como o conhecemos! Mas não é sobre mitos ou crenças que irei falar hoje, mas sim sobre os fatos que dominaram o ano de 2012!
Não é novidade para ninguém que o motor de pesquisa Google é uma das ferramentas mais utilizadas na Internet e que serve de alicerce base para que a sua empresa seja mundialmente famosa. Entre outras coisas, várias fontes de renome indicam o Google como sendo a página web mais visitada do mundo, uma das marcas mais poderosas um dos melhores lugares para se trabalhar. Adicionalmente, convém não esquecer que é a empresa que lançou o navegador Google Chrome, é a detentora do YouTube e lidera o conjunto de empresas responsáveis pelo sistema operativo Android, para smartphones.
Isto tudo para dizer que devemos ter em conta quando esta empresa lança o seu anual Zeitgeist. Zeitgeist, que vem do alemão e significa o espírito da época, espírito do tempo ou sinal dos tempos. Resumidamente, é a tendência de pesquisas registadas naquele motor de busca durante o ano em questão. No entanto, pasme-se, que esta revista anual conta com 1,2 triliões de pesquisas, em 146 idiomas!
A nível global posso adiantar que ‘nomes’ como Whitney Houston, Gangnam Style, iPad 3, Michael Phelps e Samsung Galaxy S3 estão entre as principais tendências de pesquisa. Eventos ou acontecimentos como o Furacão Sandy, os Jogos Olímpicos de Londres 2012 ou o Euro2012 também não passaram, obviamente, ao lado.
No site em questão, e consultem o seu link abaixo, podemos fazer uma filtragem por país. Escolhi Portugal e as tendências do nosso ‘cantinho’ são exibidas. Enumerando o top 3 das tendências de pesquisa temos o Euro2012 em primeiro lugar, a Casa dos Segredos leva a ‘prata’ e a cadeia de supermercados Pingo Doce fica em terceiro lugar. Dentro do tema Pessoas, as vencedoras são todas mulheres e por esta ordem: Luciana Abreu, Adele e Rita Pereira. Os atletas mais procurados foram Cristiano Ronaldo, Messi e Neymar. Dentro da categoria “Como fazer…”, as pesquisa que se iniciavam com a frase “como emagrecer”, “como perder barriga” e “como ganhar dinheiro” estão no pódio. Dentro do mundo das aplicações, o Facebook leva a ‘taça’, seguindo-se o também conhecido YouTube e o Dropbox, um serviço para armazenamento de arquivos online.
Sugiro que dêem uma vista de olhos ao Zeitgeist, mais que não seja pela curiosidade e deixo-vos com uma pergunta habitual: será que esta revista de Portugal consegue ‘pintar um retrato’ fiel da nossa sociedade? Se sim, qual?
Video
Ver AQUI
Site
do Google Zeitgeist:
Tal como a tecnologia, inove, melhore, evolva!
João Oliveira
P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE!
MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!
Mais um bom artigo João.
ResponderEliminarSem dúvida que esta iniciativa ano após ano da Google dá que pensar, pois a meu ver relatava o que mais se pesquisou durante o ano, sobre os diversos temas e é quase que como diferentes tópicos sobre os quais muito se falou e muito se escreveu.
No que toca ao nosso país e uma vez que o que mais se fala é da "Crise", é curioso os termos "como ganhar dinheiro" surge em 3º lugar. Por outro lado, os outros termos que aparecem no 1º e 2º posto do pódio, refletem que cada vez mais (à partida) os portugueses se preocupam com a sua saúde, ou serve como alerta para que nos estamos a consciencializar que de facto, em termos alimentares a nossa sociedade ainda necessita de mais informação e mais cuidados.
No geral, creio que reflete parte do que nos rodeia no dia a dia...
Uma boa iniciativa.
Bom, seria escusado dizer mais uma vez que mostras um artigo super interessante e elucidativo. Digo isto pois, apesar de poder parecer ridículo dado que, se não estou em erro, a aplicação existe desde 2001, esta era-me completamente desconhecida. No entanto acredito que, tal como eu, outros se encontrem alienados de semelhante tema... digo eu!
ResponderEliminarSobre o artigo em si:
o facto de se estabelecer tão elevado número de pesquisas faz-me compreender o quanto se recorre a este motor de busca, não que isto se trate de uma surpresa para ninguém mas é sempre agradável poder associar um número real.
Relativamente á questão que colocaste, digamos que não considero que o 'retrato pintado' seja algum tipo de Picasso... Pelo menos prefiro pensar desta forma dado que, caso contrário, transmitiria uma imagem um tanto fútil e superficial do povo Português. Claro que por um, pagam todos... sabemos perfeitamente que Portugal não é a isso que se resume nem que uma população pode ser tão generalizada, mas tal como qualquer outra pessoa que abordasse esta retrospectiva pensaria, é, de facto, o que parece. Neste campo, refiro ainda que até soltei umas gargalhadas ao ver os tops das tendências pois fez-me repensar um pouco o pedantismo das pessoas quando negam o gosto pessoal por certos temas como 'Casa dos Segredos' e o 'Como emagrecer', pois, estatisticamente, torna-se um pouco contraditório. XD
Devo dizer ainda que fui um pouco mais além do teu artigo e do site propriamente dito e acabei até por me deparar com mais uma utilidade que aqui se poderá encontrar (da qual muito provavelmente já terás conhecimento): existe uma possibilidade de descobrir quais as keywords mais utilizadas para pesquisas mediante categoria. Desta forma, através de uma análise a concorrência, esta informação poderá ser útil a quem fôr ou pretenda ser detentor de um site ou blog, pois poderá, assim, reflectir sobre as melhores keywords a utilizar, garantindo um melhor posicionamento nas pesquisas que o levará a uma maior captação de tráfego gratuito e, por sua vez, a um aumento de visitas ás referidas páginas!
Olá João, gostei do vídeo elucidativo da crónica da qual nos apresentas. Quanto á questão que dispões; sim, as pesquisas mostram em si grande parte das mentalidades portuguesas, apontemos então como a “pequenez Portuguesa”. Mas sabes que mais? Talvez esta aparente consciência que temos de pensamentos rudimentares em comparação com os demais, não esteja de todo correta. Nós estamos habituados a falar, a pesquisar, a projetar conforme aquilo a que os media e as multinacionais assim o desejam! Porque quando o individuo esclarece o seu conhecimento em algo novo, esse “algo novo” é exigido, tanto a nível individual como coletivo! Se é a Casa dos Segredos que nos dão, é claramente isso que o povo vai procurar, assim como o futebol. Quanto às restantes superficialidades, (como emagrecer e a vida de X ou Y) não são de questão local, mas sim global! A superficialidade está dentro de todos nós, pois na verdade ansiamos em ter mais e a sermos os melhores.
ResponderEliminarFolgo saber que tens os teus leitores ativos e espero que este número seja aumentado para 2013!
Abraço,
ML
Agradeço a todos os vossos cuidados comentários! Dão-me força para continuar pois são sempre comentários que revelam atenção, profundidade e um real interesse pelo tema!
ResponderEliminarMuito obrigado e aproveito para desejar um feliz 2013 para todos!