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Kickstarter é o pontapé de saída para milhares de projetos inovadores
O site que vos falo hoje não foi criado a semana passada, nem é algo recente. Aliás, já está ‘no ar’ desde Abril de 2009, mas, eventualmente, muitos de vocês ainda não o conhecem. Kickstarter foi fundado por Perry Chen, Yancey Strickler e Charles Adler com o objetivo de apoiar projetos originais através de financiamento coletivo (do inglês crowd funding) e é o maior do género a nível mundial!
Aqui irá encontrar iniciativas das mais diversas áreas, tais como fotografia, design, cinema, comida, música, videojogos, etc… Num exemplo prático e simples, se você é um músico que deseja ter visibilidade no seu álbum de estreia, pode ir à página, registar-se, descrever a sua música, o seu projeto, dizer quanto dinheiro você necessita e esperar que os visitantes contribuam. Se, no tempo limite, ele atingir ou ultrapassar o valor definido pelo seu criador, considera-se que foi financiado com sucesso e, à partida, irá ver a luz do dia. Simples!
Mas que história é essa de financiamento coletivo?
Pegando no ditado “grão a grão, enche a galinha o papo”, este movimento tem como objetivo a obtenção do capital necessário para iniciativas de interesse coletivo através da agregação de múltiplas fontes de financiamento, em geral, indivíduos (não empresas) que estão interessados. Ações como o Live Aid em 1985 foram pioneiras desta ideologia. Ela ganhou ainda mais força com a assiduidade da Internet nas nossas vidas e quando as transações financeiras de longa distância e sistemas de micro-pagamento se tornaram viáveis e de baixo custo. Assim, permite-se ultrapassar pesadas barreiras burocráticas e de financiamento que, no mercado próprio de cada produto/serviço, se colocariam.
No Kickstarter, os apoiantes que dão algum dinheiro (denominados Backers) fazem-no em troca de alguma recompensa. Há vários níveis de financiamento, a começar em um dólar e que podem ultrapassar os dez mil dólares! Cada um dá o que quer/pode e a recompensa aumenta conforme o valor dado. Podemos falar de uma versão final, com cor à escolha, com número de série e autografada do produto ‘X’, ou simplesmente fotos exclusivas de onde o filme ‘Y’ está a ser rodado.
Vou falar de um caso prático de uma iniciativa que terminou em Agosto passado: a consola de jogos OUYA. Ela é baseada no sistema operativo Android, todos os seus jogos são gratuitos e, porque é totalmente ‘hackeável’ de fábrica, se tiver tais conhecimentos, pode criar os seus próprios jogos. O objetivo inicial eram uns ousados 950 mil dólares. Mais de 63 mil pessoas apoiaram o projeto que terminou, um mês depois, com uma quantia de 8.5 milhões de dólares! Agora, dessas 63 mil pessoas, 57 mil deram o suficiente para receber uma OUYA e estão à espera dela em Março de 2013. O nível mais elevado de financiamento neste caso era de 10 mil dólares (ou mais) e doze pessoas fizeram-no. Em recompensa, além de conhecerem pessoalmente os criadores, os estúdios, irem a uma festa privada, fazerem parte da festa de lançamento, etc, etc… irão ter a primeira linha de consolas a existir com o username deles e o número de série gravados, ou seja, falamos de algo que será realmente limitado.
Kickstarter é um sucesso e foi reconhecido pela revista Time como “uma das melhores invenções de 2010” e como um dos “melhores websites de 2011”. Aqui seguem alguns números desde que ele foi lançado em Abril de 2009:
- 365 milhões é o total de dólares que já foram ‘gastos’ nos projetos
- 2.7 milhões de pessoas já financiaram um projeto
- Quase 30 mil projetos já foram financiados com sucesso
No meio de tanto dinheiro o Kickstarter está intimamente ligado ao sucesso dos seus projetos pois ganha 5% do montante total sobre os valores arrecadados quando este é ‘bancado’ com sucesso. Da mesma forma, a Amazon também faz uma sobretaxa de 3% a 5% em todas as doações feitas por intermédia de tal empresa.
No entanto, pode não servir de muito ir já a correr para o endereço com uma ideia genial em sua mente, pois, embora qualquer pessoa se possa registar no site, para criar um projeto tem de, obrigatoriamente, possuir residência permanente nos Estados Unidos da América. Se isto não for obstáculo suficiente, terá de ter ainda conta bancária, carta de condução, número de segurança social e, ainda, cartão de crédito/débito americanos.
Mas não desespere, pois há alternativas viáveis! O Indiegogo é uma iniciativa semelhante onde todas as pessoas do mundo se podem inscrever e publicar as suas ideias e, se isso não bastar, visite o PPL que é nacional e tem uma grande quantidade de bons projetos em Portugal!
Disfrute dos links abaixo e partilhe a sua opinião sobre as iniciativas baseadas no crowd funding e/ou se já participou com o seu contributo monetário em alguma.
Pesquise centenas de projetos no Kickstarter:
Veja o link do projeto OUYA no Kickstarter:
Link para a página do Indiegogo:
Link para a página de projetos em Língua Portuguesa:
Tal como a tecnologia, inove, melhore, evolva!
João Oliveira
P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE!
MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!
Olá João,mais uma vez gostei do que nos mostras, exemplo de dinamismo. Esta informação pode ser a "lâmpada" para a cabeça de muitos que de momento se encontram desempregados e já sem ambições! Há que olhar para a luz do dia e acreditar que Hoje, muito se pode fazer! Estas frases feitas que para a maioria são feitos de analogias, são na verdade métodos de consciencialismos que reforçam as capacidades de cada individuo!
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