(imagem retirada da internet)
Programa 'Ciência na Escola' arranca no próximo ano lectivo
O ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, disse, esta noite, na Figueira da Foz, que o programa 'Ciência na escola', para aproximar a ciência de alunos do ensino básico e secundário, será desenvolvido a partir do próximo ano lectivo. O anúncio foi feito na sessão de encerramento da quinta edição da ‘Gala da Ciência’, no casino da Figueira da Foz, durante a qual foram entregues os prémios ‘Seeds of Science’, instituídos pelo jornal ‘Ciência Hoje’.
O programa ‘Ciência na escola’ pretende, designadamente, «levar cientistas às escolas», para «falarem das suas experiências e descobertas», para «transmitirem o seu entusiasmo pela investigação aos jovens», adiantou o ministro, acreditando que este também será um meio de «estimular e acompanhar os jovens» para que o país possa, no futuro, ter mais cientistas. «É preciso ter o caminho aberto para termos mais ciência e tecnologia em Portugal», sustentou Nuno Crato, reconhecendo que «também precisamos de latim, de artes ou de história», mas «precisamos muito de ciência e tecnologia e não estamos a fazer tudo o que devemos» para isso. A aproximação dos jovens estudantes à ciência também será promovida, com o programa ‘Ciência na escola’, através de visitas a laboratórios, museus, centros de ‘Ciência Viva’ e universidades, salientou o governante.
Embora já existam visitas e contactos de alunos do ensino básico e secundário com a ciência e a tecnologia, «é necessário sistematizar, desenvolver e reforçar» este tipo de iniciativas, sublinhou. «A ciência é o futuro de Portugal e do mundo» e «é um exemplo para o país», pela «força de vontade, persistência, espírito de cooperação e de disputa pelo desenvolvimento» ou pelo «respeito pela concorrência» e capacidade que os cientistas portugueses têm revelado, sustentou Nuno Crato.
O programa ‘Ciência na escola’ será comissariado pela secretária de Estado do Ensino Básico e Secundário, Isabel Leite, por Rosália Vargas, presidente da Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica ‘Ciência Viva’, e por Ana Eiró, directora do Museu de Ciência da Universidade de Lisboa, anunciou o ministro. ‘Ciência na escola’ surge no âmbito de ‘O mundo na escola’, programa de «formação para a cultura e para as várias áreas do saber nas escolas», criado, pelo Ministério da Educação e Ciência, em Abril deste ano.
Depois da ciência será a vez do projecto promover, junto dos jovens estudantes, no ano lectivo seguinte (2013/14), a literatura e, no ano lectivo 2014/15, a música, revelou aos jornalistas, após aquela sessão, Nuno Crato. Questionado sobre o investimento previsto para o ‘Ciência na escola’, o ministro disse tratar-se de um programa que «não custará muito dinheiro».
Créditos: Lusa/SOL/Sociedade
MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!
Sem comentários:
Enviar um comentário