(imagem retirada da internet)
'Ilha do Porto Santo: Estância Singular de Saúde Natural' lançado esta tarde
'Ilha do Porto Santo: Estância Singular de Saúde Natural' é como se intitula o livro dos investigadores João Baptista e Celso de Sousa Figueiredo Gomes apresentado esta tarde, pelas 17h30, no Teatro Municipal Baltazar Dias.
Por considerarem que o Porto Santo "possui um conjunto de recursos naturais que vêm sendo estudados ao longo de vários anos e, cujas especificidades singulares sendo reveladoras de potenciais e efectivos impactes positivos na saúde humana" os autores atribuíram ao Porto Santo a designação de Estância Singular de Saúde Natural.
No livro, escrito em português e em inglês, os investigadores da Unidade de Investigação 'GeoBioTec' da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Universidade de Aveiro, tomam como exemplo os casos da areia e da água de nascente da Fontinha, que "foram objecto de uso tradicional, mas empírico, ao longo de muitos anos, com reconhecidos benefícios na terapêutica de certas afecções de saúde".
A informação obtida, em parte já divulgada em reuniões científicas nacionais e internacionais, tem sido usada por empresários dos ramos da hotelaria e do turismo para o desenvolvimento de infra-estruturas (por exemplo, Centros de Geomedicina, Centros ou Resorts de Saúde Natural e Spas) e para programas de Turismo de Saúde, que têm tido a participação de pacientes oriundos, essencialmente, por ora, de países nórdicos (Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suíça e Suécia).
Neste livro dá-se conhecimento do aproveitamento e aplicação dos recursos naturais do Porto Santo em Centros de Geomedicina, em Resorts de Saúde Natural e em SPAs.
Créditos: Diário de Notícias
MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!
Sem comentários:
Enviar um comentário