(imagem retirada da internet)
Campanha de
'Recolha e Oferta de Roupa Usada' na
Universidade do Minho
Os Serviços de Acção Social da Universidade do Minho (SASUM), em cooperação com a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM) e a Associação de Antigos Estudantes da Universidade do Minho (AEUM), levaram a cabo mais uma Campanha de 'Recolha e Oferta de Roupa Usada' na Universidade do Minho, que decorreu nos passados meses de janeiro e fevereiro.
Esta campanha já vem sendo realizada desde 2008, e mais uma vez este ano, o balanço foi muito positivo, tendo a Academia respondido de forma solidária com a oferta de 2.132 peças de roupa, calçado e outros acessórios em ótimo estado. Ao longo destes 4 anos, as campanhas têm rondado as 2000 peças, números que segundo o Administrador dos SASUM, Carlos Silva “terão tendência a estabilizar”.
Tendo estas campanhas o objetivo de angariar roupas para os mais necessitados, segundo Carlos Silva “o objetivo destas campanhas é também formar uma atitude solidária, nomeadamente e particularmente junto dos estudante para que se forma uma consciencialização social com futuro assegurado” refere.
A comunidade Académica tem vindo a demonstrar ao longo dos anos que é bastante solidária, e este ano não foi exceção, ainda mais mediante a conjuntura atual “é provável que as pessoas sintam mais necessidade de ter uma atitude mais solidaria” diz o Administrador.
Os SASUM organizam várias campanhas de carater social durante o ano, entre elas, as dádivas de sangue, campanha de recolha de brinquedos, campanha de recolha de roupa, sendo a responsabilidade social uma das vertentes para a qual os SASUM olham com especial atenção “a nossa tarefa é despertar consciências para a responsabilidade social, principalmente junto dos estudantes que depois transportam estas boas práticas para a sociedade quando acabam os seus cursos” afirma Carlos Silva. O responsável destaca ainda o papel dos docentes e não docentes que “têm uma participação extraordinária, assim como muita gente fora da universidade que participa ativamente nestas iniciativas” refere.
Durante o período em que decorreu a campanha muitas das peças foram sendo levantadas por alunos mais necessitados da UMinho, as que não foram levantadas localmente, num total de 1.712, serão agora entregues à Delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa e Rede Social de Guimarães, que as farão chegar a pessoas necessitadas e instituições que trabalham com populações carenciadas.
Créditos: Correio do Minho
MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!
Felizmente já existem cada vez mais iniciativas nesta área. Já existe inclusivé uma rede social para compra, troca, oferta e venda de roupa, acessórios e calçado em segunda mão. Alguns dos artigos no site: Vestidos, sapatos, calças, blusas, saias, calções, botas (...) para senhora, homem e criança. A página de fãs do facebook é http://www.facebook.com/Mycloset.pt Fica a dica, bom trabalho a todos!
ResponderEliminar