domingo, 14 de abril de 2013

Made in Português!

(imagem retirada da internet)



UPorto entre as dez melhores da rede ibero-americana

O trabalho de investigação desenvolvido na Universidade do Porto (UPorto) garantiu-lhe um lugar no 'ranking' das dez melhores instituições de ensino superior do espaço ibero-americano. A UPorto ocupa a nona posição entre uma rede de 1.650 universidades. A UPorto passa agora a integrar o lote restrito do 'ranking' Ibero-americano SIR 2013, com um total de 12.904 publicações científicas realizadas entre 2007 e 2011, depois de no ano passado ter-se posicionado em 11º lugar.
As classificações atribuídas pelo grupo de investigação espanhol SCImago têm por base a análise comparativa da atividade científica de todas as instituições do espaço ibero-americano, tendo em conta o número de investigações, a sua visibilidade, o rácio de colaboração internacional e o impacto que estes estudos têm. Segundo o comunicado na página oficial da UPorto, este "é mais um feito para a universidade" que, pela primeira vez na sua história, integra o top ibero-americano. A instituição subiu cinco lugares em relação à qualificação de 2011, num ranking que reune 1.650 universidades da rede de países.
A UPorto espera "registar nova subida nos próximos anos" em relação ao ranking da SCImago, "caso as percentagens de crescimento da atividade científica se mantenham ao mesmo nível". Nas 40 primeiras posições encontram-se também a Universidade Técnica de Lisboa (14º lugar), a Universidade de Lisboa (26º lugar), a Universidade de Coimbra (27º lugar) a Universidade Nova de Lisboa (35º lugar) e a Universidade do Minho (37º lugar).
Em termos gerais, Portugal detém o quarto melhor desempenho entre os 43 países avaliados.
Notícia sugerida por Patrícia Guedes
Créditos: Boas Notícias


Cérebro: Portugueses descobrem como enfraquecer tumores

Uma recente investigação portuguesa revela que os tumores cerebrais sem a proteína WNK2 têm um maior nível de agressividade. A descoberta que pode levar os cientistas a encontrar uma nova terapia que prolongue o tempo de vida dos doentes fez a capa da revista científica britânica "Human Molecular Genetics", da Universidade de Oxford.
A investigação desenvolvida pela Universidade do Minho (UMinho) e pelo Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), em Lisboa, teve como base o estudo do glioblastoma, um dos tumores mais frequentes e agressivos do sistema nervoso central, cuja sobrevivência humana é em média de apenas 14 meses. "Verificámos que muitos destes tumores perderam aquela proteína, o que torna as células tumorais mais invasivas, isto é, são mais rápidas a multiplicar-se e a invadir os tecidos adjacentes", explicaram os professores Rui Manuel Reis, da UMinho, e Peter Jordan, do INSA, num comunicado enviado ao Boas Notícias.

Human Molecular Genetics - A investigação portuguesa fez a capa da edição de Janeiro da revista da Universidade de Oxford ©

Numa segunda fase do estudo, a equipa pretende tentar aumentar o nível da proteína WNK2 para poder prolongar o tempo de vida dos pacientes com este tipo de tumor. Os especialistas salientam que foi possível "manipular os níveis da WNK2", fator que permitiu "reintroduzi-la nas células tumorais" e suprimir o crescimento e a invasão da doença no organismo. Este avanço pode conduzir ao enfraquecimento dos tumores cerebrais, em particular os gliomas, um tipo de doença que tem origem nas células gliais que proporcionam suporte e nutrição aos neurónios.

Clique AQUI para consultar o estudo completo (em inglês).
Notícia sugerida por Carla Neves
Créditos: Boas Notícias


Empresa lusa recebe maior prémio de design de produto

A empresa portuguesa Miranda, de produção de componentes para bicicletas, impressionou o júri do concurso internacional de design de produto "Red Dot" com três dos seus produtos. O grupo da cidade de Águeda, que conta com mais de 70 anos de história, foi distinguido naquela que é a maior competição internacional da área da comunicação e do design.
A Miranda competiu ao lado de empresas de 54 países diferentes e foi premiada pelos componentes de crank Delta, crank de carbono para bicicletas elétricas e pelo sistema de espigão Clickpost. Segundo a empresa, nos últimos anos, o "Red Dot tornou-se o mais cobiçado selo de qualidade do mundo para o design". O grupo explicou em comunicado ao Boas Notícias que este é "um dos prémios mais disputados e prestigiados do mundo para produtos de vanguarda, onde a qualidade, grau de inovação e design distintos são tidos em conta".

[© Miranda - A pedaleira com cranck Delta foi um dos componentes distinguidos na categoria de design de produto do prémio Red Dot]

A distinção de três dos produtos a concurso da empresa portuguesa foi atribuída por um jurí composto por 37 especialistas oriundos de 24 países. Segundo o comunicado da empresa, a edição de 2013 do "Red Dot: Product Design Awards" atingiu o grau de exigência "mais elevado dos últimos tempos". O galardão será entregue numa gala internacional a 1 de Julho de 2013, sendo que o grupo vai ver os seus produtos apresentados a mais de 1.200 convidados internacionais de design, indústria, política e meios de comunicação. Depois da cerimónia, os componentes vão ficar em exposição no museu Red Dot Design em Essen, na Alemanha, que tem uma taxa anual de visitantes internacionais na ordem das 200.000 pessoas.
Para além desta divulgação, os produtos da empresa Miranda, que opera entre os mercados europeus, vão estar em destaque no anuário da Red Dot 2013/2014 e na exposição online no site oficial do concurso, que será aberta ao público depois da entrega dos prémios.
Créditos: Boas Notícias


Calçado: 12 empresas portuguesas visitam a China

Doze empresas portuguesas de calçado participam numa feira internacional que inaugura esta terça-feira, em Xangai. Esta é a maior representação do género enviada à China e mostra a "prioridade" atribuída àquele país pelos industriais do setor.
"A China é o mercado que mais cresce. Nos últimos três anos, as nossas exportações duplicaram", disse à agência Lusa o diretor comercial da Associação Portuguesa de Industriais de Calçado, Componentes, Artigos de Pele e Sucedâneos (APICCAPS), Pedro Silva. "Para nós é um mercado prioritário", acrescentou o responsável. Embora a China seja o maior fabricante mundial de calçado, Pedro Silva realça que a indústria portuguesa do setor conseguiu "organizar-se tecnologicamente" e é hoje "uma das mais desenvolvidas do mundo". "Temos um bom produto, com preços competitivos, e, quanto à qualidade, estamos no mesmo nicho dos italianos", disse o responsável da APICCAPS.
Trata-se de um "produto" destinado às classes com maior poder de compra, mas isso também não preocupa Pedro Silva: "Uma pequena percentagem, na China, representa milhões".

Exportações para a China aumentaram 30%

A nova classe média chinesa representará cerca de 250 milhões de pessoas, correspondendo a 18% da população do país. Arcopedico, Bnop, Fly London, In the Pink/Fidji, Marisport, Perlato, See2Bee, Softwalk, Sónia Patrício, Storm/Kayak, Tentoes/J.Reinaldo e Walkys são as empresas portuguesas representadas no "Micam Xangai 2013", certame organizado pela Feira de Milão e a Associação Italiana de Fabricantes de Calçado.
A feira, que decorre até à próxima quinta-feira, coincide com um bom momento das relações comerciais luso-chinesas. Em 2012, as exportações portuguesas para a China aumentaram 30%, atingindo o valor recorde de 1.128 milhões de euros.
Créditos: Boas Notícias


Melhores francesinhas do Porto vão estar em Lisboa

Entre 11 e 21 de Abril, as "melhores" francesinhas do Porto vão estar... em Lisboa. "Um convívio à moda do Porto" é a proposta do restaurante-cervejaria Portobeer, que se associou ao Hotel Tryp Lisboa Oriente para recriar o mais carismático prato nortenho na capital, apresentando "10 dias, 10 francesinhas, 10 euros".
Durante esta semana gastronómica, cujo objetivo é "dar a conhecer os sabores portuenses", os apreciadores da típica francesinha vão ser convidados a experimentar, no hotel lisboeta, os paladares típicos e algumas conjugações criativas. Paralelamente, o Portobeer vai também disponibilizar, durante aquele período, uma sugestão da nova carta do restaurante Oriente, daquela unidade hoteleira.
Por acreditar que "comer uma francesinha é mais do que saborear um prato", o restaurante promete "deixar a capital rendida aos sabores do Porto" ao almoço e ao jantar, por apenas 10 euros cada francesinha.
Ao longo do evento, as páginas de Facebook do hotel e dorestaurante vão também lançar um passatempo com 10 prémios para "dar mais sabor a uma semana gastronómica por excelência", na qual os clientes receberão ainda um voucher para usufruir de refeições num dos dois locais. 
Créditos: Boas Notícias


Hélder Guimarães volta a receber Óscar da Magia

O mágico português Hélder Guimarães, que tem vindo a conquistar o público norte-americano com os seus espetáculos, acaba de conquistar, este domingo, o prémio "Parlour Magician of the Year", um dos mais importantes galardões da área. Também Luís de Matos foi distinguido na cerimónia. O prémio atribuído ao jovem mágico foi votado pelos mais de três mil membros da Academia das Artes Mágicas de Hollywood, e foi entregue no famoso Orpheum Theatre, em Los Angeles, numa cerimónia apresentada, mais uma vez, pelo ator Jason Alexander (que interpreta a personagem George na série cómica 'Seinfield'), que além de ator também atua como mágico.
Hélder Guimarães torna-se assim o primeiro mágico a vencer duas vezes este galardão atribuído pela Academy of Magical Arts. Já em 2012, o português tinha conquistado aquele prémio na mesma categoria, como o Boas Notícias divulgou na altura. No seu Facebook, o mágico divulgou uma foto do prémio e deixou a seguinte mensagem: "Venci novamente o título de Parlour Magician of the Year, da Academia de Artes Mágicas de Hollywood. É em momentos como estes que tenho muito orgulho na cultura Portuguesa e em ser Português!"
Hélder Guimarães, que terminou em 2006 o curso de teatro na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo do Porto, trabalha atualmente nos EUA. O seu mais recente espetáculo ao vivo, 'Nothing To Hide', que desempenha ao lado de Derek DelGaudio, tem feito furor tendo recebido rasgados elogios em diversos meios de comunicação norte-americanos.

Luís de Matos recebe “Special Fellowship”

Além dos galardões atribuídos em diversas categorias, a Academy of Magical Arts distinguiu, nesta cerimónia, alguns mágicos pelos seus feitos ao longo da sua carreira. Foi o caso de Luís de Matos distinguido com uma “Special Fellowship” em reconhecimento pelo trabalho do mágico na criação e concretização da Essential Magic Conference, o primeiro congresso mundial de magia, transmitido em direto, pela Internet, para 74 países.
A Academia de Artes Mágicas de Hollywood é um organismo sem fins lucrativos e dedicada à devoção e promoção da arte da magia. Nesta cerimónia anual, que vai na sua 45 edição, a Academia premeia os melhores mágicos do mundo.
Créditos: Boas Notícias


Mariana Mendes venceu Olimpíadas de Filosofia

A aluna da Escola Secundária Sá de Miranda (ESSM) Mariana Pires Mendes foi a vencedora das II Olimpíadas Nacionais de Filosofia, que decorreram no passado fim-de-semana em Santarém. A vencedora da medalha de Ouro frequenta a turma 2 do 11º ano da ESSM e contou com a orientação e acompanhamento do professor João Carlos Pereira, do Grupo Disciplinar de Filosofia.
Os restantes vencedores foram os seguintes: José Forte, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado, de Santarém (medalha de prata) e David Ruah, da Escola Secundária de Santa Maria, Santarém (medalha de bronze). As mensões honrosas foram atribuidas as Diana Venda da Escola Secundária de Porto de Mós; João Madeiras, da Escola Secundária Dr. Ginestal Machado e André Vital, da Escola Secundária Calazans Duarte, da Marinha Grande.
Créditos: Correio do Minho


Diogo Morgado, o primeiro português entrevistado por Oprah

Muito se tem falado de Diogo Morgado nos últimos tempos por “culpa” da série A Bíblia, onde é o protagonista no papel de Jesus, e não será exagero dizer que o actor vem competindo internacionalmente com José Mourinho e Cristiano Ronaldo. A série já chegou ao fim mas nem por isso o português desapareceu da televisão norte-americana. Esta semana, Diogo Morgado foi convidado de Oprah Winfrey.
A série produzida pelo Canal História tem sido um sucesso – nos EUA, foi vista por mais de 100 milhões – e o actor português, ou Handsome Jesus, como é tratado na América tem vindo a dar várias entrevistas nos Estados Unidos – o humorista Stephen Colbert, no seu programa The Colbert Report, disse até que Diogo Morgado é demasiado bom (too hot) para o papel.
Depois dos programas Good Morning America, Access Hollywood Live e Big Morning Buzz Live, estava a faltar Oprah Winfrey. Esse momento no talk-show Oprah’s Next Chapter foi gravado nesta segunda-feira e vai ser visto nos EUA no próximo domingo, dia 14.
A mediática apresentadora já tinha elogiado a série com uma mensagem no Twitter, à qual Diogo Morgado respondeu, mostrando-se surpreendido. “Nem acredito que a Oprah me viu”, escreveu o actor, que esta se fez acompanhar na entrevista com Oprah de Mark Burnett, conhecido produtor de reality showscomo A Voz ou O Aprendiz, e Roma Downey, a dupla que assina a produção de A Bíblia. Segundo o Jornal de Notícias, a produção da Oprah terá até pedido à SIC imagens de arquivo do actor para emitir durante a entrevista.
Depois da entrevista, a apresentadora fez questão de publicar três fotos com o actor, nas quais se refere sempre a Diogo Morgado como "hot Jesus". Numa foto, Oprah aparece a comer um cachorro quente ao lado do actor português. Como legenda a apresentadora escreveu: “Sharing a hotdog with "hot Jesus"@DiogoMorgado. Life is delicious!”.


Série vai continuar só dedicada a Jesus

Em Portugal a série, de dez horas, estreou-se no fim-de-semana de Páscoa e fez com que a SIC, o canal que a transmitiu, se tornasse líder de audiências. Dividida entre a tarde de sábado (Antigo Testamento) e a tarde de domingo (Novo Testamento), a série foi vista no total por 1 milhão e 353 mil espectadores.
Dias antes da estreia em Portugal, Diogo Morgado mostrava-se supreendido ao PÚBLICO com todo o sucesso da série. “A reacção do público tem sido absolutamente extraordinária, os números falam por si”, disse então o actor ao PÚBLICO, admitindo que nunca imaginou que A Bíblia se pudesse tornar neste fenómeno. “Nunca pensei nisso. Durante a rodagem era um dia de cada vez, dando tudo o que tinha sem nunca pensar em sucessos ou no futuro, de maneira que agora tem sido um surpresa incrível para mim”, contou. O actor falou ainda das críticas positivas que tem recebido ao seu trabalho. “Deixa-me obviamente contente, mais ainda porque neste caso não é só o meu trabalho que está em causa, mas também o orgulho de Portugal.”
Entretanto, A Bíblia também já tem transmissão assegurada no Reino Unido. Esta segunda-feira, o Channel 5 anunciou ter comprado os direitos de transmissão da série, que deverá ir para o ar apenas no Outono. Segundo o The Guardian, depois de todo este sucesso, a dupla de produtores está já a preparar um spin-offda série, que se chamará Jesus de Nazaré.
Mas nem o sucesso que está a ganhar nos Estados Unidos impede o actor de voltar a Portugal. Diogo Morgado regressa este mês para iniciar as gravações da nova novela da SIC.
Créditos: Público/Cultura


Cirurgiões estrangeiros assistem a técnica inovadora em Braga
Ver video AQUI


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário