sexta-feira, 11 de abril de 2014

Como vai a sua saúde?

(imagem retirada da internet)



Dia 7 de Abril – Dia Mundial da Saúde

Saúde… Às vezes, em formação questiono “Mas afinal o que é saúde?”. Muitos olham para mim com a típica expressão de quem está a pensar “Lá deve ela querer uma resposta muito quitada! Ora saúde!!!” e alguém responde “É não estar doente?!?!?! (expressão de óbvio não?). 

Apesar de não estar necessariamente à espera de uma resposta altamente rebuscada, é verdade que a definição de saúde é deveras quitada e pode-se mesmo dizer que uma saúde xpto exige um bem-estar geral e nem sempre fácil de alcançar nos nossos dias. 

É fundamental reter que saúde é diferente para cada um e, como refere Brockington F. “A saúde não é uma qualidade absoluta. Tem o valor que lhe é conferido pela cultura da sociedade”. 

Na história da saúde podem destacar-se cinco períodos: a pré-história, a cultura greco-romana, a idade média e a idade das luzes. Foi com os povos primitivos que começaram a criar-se os primeiros sistemas de crenças, lendas, mitos e rituais mágico-religiosos. Na verdade, os povos pretendiam uma justificação para o aparecimento da doença e da morte, mas com o passar do tempo, com a evolução da ciência e da medicina, o esperado não acontece. Isto é, os mitos passaram de geração em geração e muitas pessoas ainda procuram justificações naquilo que é subjectivo. 

O Homem como todos os seres vivos continua em luta constante para a adaptação ao meio ambiente e às condições que a vida lhe apresenta. Até ao século XX desconhecia-se a causa das patologias (doenças) e os meios de diagnóstico eram muito limitados, não conseguindo muitas vezes combater o sofrimento. Assim, quem estava doente tinha má sorte. Ou seja, o médico era o único agente no processo de saúde e doença e… Saúde = Ausência de doença!

É a partir dos anos 20, quando os conhecimentos científicos começam a aumentar, melhorando as técnicas e os diagnósticos, com a evolução na farmacologia e as técnicas cirúrgicas mais seguras começam a permitir uma recuperação de doentes anteriormente impossíveis. 

Em 1946 a Organização Mundial de Saúde lança a primeira definição: “Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas doença ou enfermidade”. 

Conclui-se assim que a saúde não é uma condição, mas sim uma adaptação. Não é um estado mas um processo que adapta o indivíduo ao meio ambiente não só físico, mas também social. 

Saúde não é o contrário de doença, saúde é um conceito subjectivo e que vai de encontro às necessidades e expectativas de cada um e por isso, a actual definição de saúde pela Organização Mundial de Saúde visa o entendimento disso mesmo “saúde não apenas a ausência de doença, mas uma situação de perfeito bem-estar físico, mental e social”. 

Entenda-se que cada um deve procurar o seu bem-estar, o seu ponto de equilíbrio e que não será igual para sempre… Alguns artigos de revisão acerca do conceito de saúde segundo a Organização Mundial de Saúde contrariam a actual definição por considerarem que esta é inatingível. Na verdade, todos devemos entender aquilo que somos enquanto irmão, vizinho ou colega de trabalho. Nós vivemos em sociedade e os outros procuram algo em nós e nós nos outros e essa relação pode alterar a nossa saúde, daí ser vista como um processo e não como um marco a atingir. 

Alguma vez pensaram assim? Na segunda-feira ouvi no rádio “Hoje é o dia Mundial da Saúde e juntamente comemora-se também o dia mundial de não fazer nada em casa!”; Pois! Ora pensem lá a interligação entre estes dois dias, ou pelo menos a ligação quase que imediata que os participantes no programa fizeram, interessante não? Saúde deve ser sempre mais do que procurarmos valores no check-up anual dentro dos parâmetros normais. 

Quando lhe perguntarem “Como vai a saúde?”. Por favor, não responda “Este ano ainda não tive uma gripe” ou “O colesterol está alto!”. Respire fundo… Pense um pouco nesta pequena reflexão. 

Construa a sua saúde, procure ser melhor, comer melhor, viver mais e ser mais a cada dia! E já agora…Como vai a sua saúde?

Ana Bomtempo
Enfermeira e colaboradora do MEIO CRESCENTE


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário