domingo, 8 de julho de 2012

Crónicas 10 minutos - Tecnologicamente falando

Imagem retirada AQUI


O Mundo sabe o que você anda a fazer

Tem conta no Facebook? Então continue a ler… Na semana passada, umwebsite, foi criado. No meio de tantos milhares que são lançados diariamente, este tem vindo a ter muita atenção devido a disponibilizar listagens de atualizações que os utilizadores daquela rede social partilham publicamente. 

Isto significa que, se aceder ao siteWeknowwhatyou’redoing (Sabemos o que anda a fazer), poderá ver inúmeras entradas de todos os utilizadores que fazem publicações sem as definições de privacidade estarem ativas. Certamente irá encontrar mensagens de cariz privado tais como “Eu odeio tanto meu chefe, só queria que ele morresse!”, ou “O meu novo número de telefone é o …”, mas que são afixadas para todo o universo daquela rede social. Utilizando-se certas palavras-chave, a informação foi separada nas categorias: “Quem quer ser despedido?”, “Quem está de ressaca?”, “Quem consome droga?” e “Quem tem um novo número de telefone?”. 

Para além destas informações, há a assustadora possibilidade de ficarmos a saber as moradas dos utilizadores de uma outra aplicação, a Foursquare, mediante localização através do Google Street View, assim que é feito o check-in nessa mesma aplicação. 

A página contou com 75 mil visitas apenas no seu primeiro dia e já bateu os 33 mil “gosto” no Facebook. 

O autor, CallumHaywood, um estudante britânico de 18 anos, descreve o projeto como sendo uma “experiência” que pretende criar uma onda de alerta para a importância de uma mundo virtual com mais privacidade. Durante uma entrevista à CNN, mostrou-se “muito chocado com o que as pessoas revelam nas suas entradas públicas do Facebook”. Diz ainda ter sido inspirado pela apresentação de Tom Scott, designada "I KnowWhatYouDidFive Minutes Ago”, que foi apresentadaem 2011 (vídeo em baixo). 

CallumHaywood indica que não se responsabiliza pelos comentários colocados e que isto não é invasão de privacidade, pois “não há nada no site que não possa ser acessível por qualquer outra pessoa”, uma vez que a fonte direta de toda a informação é a própriarede social. Utilizando a ferramenta API, sigla para ApplicationProgramming Interfaces, o Facebook acaba por fornecer de boa vontade vários tipos de informação pessoal sobre os utilizadores que não têm configurações de privacidade. Da mesma forma, explica que nenhuma informação é guardada e que, caso a informação seja apagada na rede social, também ‘desaparece’ da sua página. 

Uma última nota sobre outro projeto que já existia e também se relaciona com este tema. Falo de uma espécie de motor de busca de entradas públicas. Se pesquisarem algo no endereço http://www.openstatussearch.com/, ele dá uma lista de entradas, quem as fez e os respetivos links para acederem à página. Testei e resulta…! 

Sem dúvida que questões morais e éticas são colocadas perante esta situação. Será esta a melhor forma de chamar a atenção dos utilizadores? 

Há os que defendem esta ação, pelo facto de muitos ainda não terem ganho uma consciência adequada relativamente à proteção de informações privadas. E há os que dizem que o que este site faz é apenas expor as informações da gigante rede social (mais de 900 milhões de utilizadores registados) e colocá-las num mundo ainda maior que é a Web. 

O que acham do facto das informações estarem disponíveis na API do Facebook, à mercê de todos, com fins mais ou menos lícitos?Vejam os vídeos e deixem a vossa opinião!

Sugestão de vídeos:

Sugestão de sites: 
Site "We know what you’re doing" - http://weknowwhatyouredoing.com/
Site "Open status search”: http://www.openstatussearch.com/


Tal como a tecnologia, inove, melhore, evolva! 
João Oliveira 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

1 comentário:

  1. Bom por acaso já me tinham falado nisso, mas de forma muito vaga, e não conhecia os sites propriamente ditos. No que respeita ao acesso ás listagens de actualizações acho que num site desta dimensão e não só, qualquer pessoa com pelo menos dois dedos de testa faz uma mínima ideia de que existe essa possibilidade de invasão de privacidade. Independentemente de esta ser lícita ou não.
    O facto de conseguirem as moradas de utilizadores estava fora do meu conhecimento e sim, assusta!
    De resto, acho que cabe a cada um ter noção do tipo de informação que pretende ou não expor de forma tão pública...

    ResponderEliminar