domingo, 15 de julho de 2012

Crónicas 10 minutos - Viver o passado para construir o futuro!

Imagem retirada AQUI


Reis e Rainhas de Portugal – a vida louca! 

O livro A vida louca dos Reis e Rainhas de Portugal, lançado no Verão de 2011, é um interessante texto sobre a vida dos monarcas do nosso país. De uma forma descontraída, traz-nos uma visão dos pontos mais importantes de cada reinado. 

A vida louca dos Reis e Rainhas de Portugal A verdade escondida pela História de Orlando Leite, Raquel Oliveira e Sónia Trigueirão, publicado pela editora Marcador, traz-nos factos inéditos dos monarcas lusitanos. O livro percorre os vários séculos de Monarquia, falando de forma sucinta de cada Rei e das nossas duas Rainhas reinantes, dos seus principais feitos e dos seus cônjuges. 

Como afirma o sub-título da obra, os autores procuram as histórias escondidas da vida dos nossos Reis, contando as verdades mais interessante e, por vezes, esquecidas da vida dos nossos monarcas, abrindo-nos o interesse para saber mais e mais. 

Não sendo biografias exaustivas, dão-nos uma pincelada geral da História e novos rumos a seguir, abrindo-nos caminhos para futuras investigações e, sobretudo, para o interesse sobre os nossos líderes. 

Com este texto, percebemos alguns dos factos mais importantes de cada reinado, mas também a psicologia dos nossos Reis, de forma a podermos compreender a ação de vários monarcas, os “favoritos” que os rodeavam. Em suma, conseguimos, assim, juntar peças de puzzle para melhor entendermos que os Monarcas têm problemas comuns e que a sua educação e a sua forma de ser, afetam a política que empreenderam e os rumos que escolheram. 

A obra A vida louca dos Reis e Rainhas de Portugal é uma excelente leitura de Verão, não sendo pormenorizada, aborda de forma rápida e concreta, cada reinado e percorre, em 231 páginas, quase 8 séculos de história. Esta temática é interessante, principalmente, numa altura que, para além da crise económica portuguesa, a crise governativa tem laivos de loucura. 

É preciso viver o passado para construir o futuro! 
Francisco Miguel Nogueira 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma.A sua opinião é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

1 comentário: