domingo, 12 de agosto de 2012

Crónica 10 minutos - "Amante da sociedade"




Gary Yourofsky :
Por amor aos animais 

Caros leitores, partilho convosco a história de um jovem que já foi detido 13 vezes por ser um ativista, por apelar aos direitos dos animais! Frequentemente, é apontado como um lunático, hoje, dá centenas de palestras nas Escolas e Universidades, mostrando uma realidade que todos os dias se ignora. Segundo como o próprio promete “ Vivo e morrerei pelos direitos dos animais!” 

De facto a socialização entre amigos e familiares torna-se mais fácil quando consumismos os alimentos que a nossa cultura impinge, mas já refletiu o tamanho do sofrimento que um animal passa antes de chegar ao seu prato? 

É difícil praticar o crudivorismo, vegetarianismo no nosso país. É verdade que temos boa terra, bons alimentos regionais e que a propaganda dos alimentos biológicos e cultivo biológico começam a ganhar “terreno” em nossas vidas. Também já conseguimos adquirir derivados de soja, quinoa, e de outros cereais, “leite” de amêndoa, hamburgers vegetarianas. Contudo, vemos e ouvimos nos meios de comunicação a mensagem da importância de consumir leite, seus derivados e igualmente da carne animal. 

Muitos profissionais de saúde invocam o consumo da proteína animal como a maior fonte de proteína com valor biológico, o que em parte é verdade! Porém, o outro paralelo da verdade está totalmente camuflado! 

Somos o único ser vivo que bebe leite de outro animal, o nosso sangue torna-se demasiado ácido após o consumo da proteína animal, expelindo deste modo o cálcio presente nos nossos ossos, logo, isto justifica uma das razões para o aumento da osteoporose em todo o mundo e como o corpo humano não está preparado para receber a proteína animal. 

Gary Yourofsky é vegan, ou seja, apenas se alimenta de vegetais cereais, sementes, oleaginosas e seus derivados. Não consome, mel, leite, iogurtes, queijo nem ovos. Acrescento que quando se consome os alimentos que advém dos animais, são Ovo-Lacteo-vegetariano. Atualmente já existe o conceito de Flexitarianismo que são as pessoas que privilegiam o consumo das frutas, legumes e esporadicamente peixe, carne branca e seus derivados. 

Vegetarianismo Su- È uma dieta budista, no Crudivorismo por sua vez, estes alimentam-se de legumes e frutos crus. 

Frugivorismo- pessoas que apenas consomem frutas e vegetais sem causar danos às suas raízes. 

Qualquer destas filosofias de vida, são as constantes respostas que estes humanos encontraram para proteger o ambiente e os animais, tal como faz o Gary. Igualmente não utilizam cosmética testada em animais, e tão pouco vestem-se com casacos e outras peças de vestuário feito a partir da pele dos animais. 

Não venho de todo modificar a sua ideologia de vida, mas se de facto ama a vida, então tire alguns minutos do seu tempo e assista a esta realidade! 

Pedido:
Comente o vídeo! Porque razão a sociedade nos despista desta informação? 

(_ Sapatos?-Sei,…são para os pés e ponto!) 
autoria de, Marisa Leonardo 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui no blogue até a próxima crónica para dar oportunidade de todos os visitantes lerem e darem opinião sobre a mesma. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

5 comentários:

  1. Demorou, mas vi o vídeo completo. E recomendo que, quem tiver tempo, que o veja pois vale a pena. Se não for para mudar as dietas, ao menos que seja para se aprender algo mais. Ele é um bom orador, e embora a sua "teoria" não esteja toda correta, na minha humilde opinião, tem IMENSOS pontos interessantes e/ou verdadeiros dos quais não podemos fugir.
    Uma das que mais me impressionou foi o vídeo mostrando a maneira como as vacas são (mal) tratadas. E sim, acontece-lhes isso pois nós queremos o leite, queijo, carne e afins. Quero acreditar que nem todos os produtores as tratam assim, mas falando de percentagens...
    Quanto à pergunta que nos colocas no final do artigo, não tenho muitas dúvidas que um dos principais motivos é o lucro! O lucro que está por detrás desta enorme indústria poderia ser fortemente afetado, caso palestras como esta atingissem as grandes massas! Será talvez o mesmo motivo pelo qual ele já foi expulso de tantos sítios... Bom artigo e bom vídeo, parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Gostaria que existissem mais pessoas como ele!

    ResponderEliminar
  3. Olá a todos os visitantes, obrigada por me acompanharem , embora sinto que de momento estamos mais distantes ( não pode ser camarada) temos que discutir todos os problemas que ocorrem na nossa região/mundo!
    Quanto a este trabalho que vos apresentei, opino como o João, há muitos interesses por detrás da criação de gado, da produção de lacticínios...a batalha deste senhor não é em vão, mas é difícil e por vezes quase invisível! Mas tal como ele nos "alimenta", baixar os braços, é que não!
    Abraço!

    ResponderEliminar
  4. Vi comentario e fiquei sem fome... é triste ter que matar para comer numa era em que a evolução é grande, mas voltamos sempre ao principio, apesar de no começo da vida da terra ADÃO comeu foi uma maçã, ele estava certo...indústria será que conseguirá produzir muitas maçãs...entaõ iremos come-las...

    ResponderEliminar
  5. Olá Paula, Obrigada por comentares, sim ele não deixa de ter razão...O que resta aqui, é a questão se a terra conseguiria ter frutas e legumes para todos os terrestres, em caso de abolirmos o consumo de carne (o que não acontecerá).

    ResponderEliminar