domingo, 2 de setembro de 2012

Fragmentos escritos

(imagem retirada da internet)

Fisionomia do street style e das 
fashionistas amadoras 

Estilo é a fisionomia do espírito.
(Arthur Schopenhauer) 

A moda saiu à rua. Não há volta a dar. Das passerelles e grandes salões veio parar às ruas das nossas cidades, às nossas salas de estar, aos nossos ecrãs de computador. Liberalizou-se. Ou será que se libertou? O movimento (chamo-lhe assim à falta de termo melhor) inspira-se nos grandes da moda mas também nas marcas das massas para criar um estilo único. E por sua vez inspira o mundo da moda, num círculo cada vez mais apertado. As tendências já não são apenas ditadas pelas casas de luxo do mundo da moda. São agora definidas por uma jovem blogger do outro lado do mundo que tem uma legião de fãs. Os tempos são outros. 

Estes fashionistas assumidos assumem uma dialética própria, numa miscelânea de estilo que é uma expressão de quem são. Uma expressão artística onde a plataforma de divulgação é a internet por excelência. Os blogs de moda e beleza multiplicam-se, alicerçados na facilidade apresentada pelo manuseamento da máquina digital. 

Para aqueles que gostam de moda mas se sentem confusos neste mundo repleto de etiqueta, regras e muitas vezes custos estonteantes, estas pequenas incursões pela blogosfera podem ser verdadeiras revelações e fontes de inspiração. 

A variedade é estonteante. Neste mundo existem os generalistas e os que se especializam. Alguns dedicam-se à maquilhagem, com dicas, tutoriais e reviews, outros dedicam-se a notícias de moda. Há os que mostram o seu estilo pessoal, com fotos destinadas a inspirar a nossa fashionista interior e, claro, temos os blogs de street style que tem o seu expoente máximo no The Sartorialist, nome de relevo neste mundo. Ir para a rua e abordar estranhos, pedindo-lhes fotos do seu estilo não é fácil mas é recompensador. E mostra-nos um mundo cheio de cor e variedade. 

Por Portugal, também temos inúmeros blogs do género street style, nomeadamente o O Alfaiate Lisboeta e O Estilista Bracarense. Já na área da moda, abundam os blogs. Talvez um dos mais conhecidos seja A Pipoca mais doce. Para além da moda, o seu humor e sarcasmo transformam o blog numa leitura verdadeiramente agradável. Outros dos meus favoritos são Devil wears louboutin, O blog da mini saia, Basics, My fashion insider


Visitem o que é nacional e deixem as vossas opiniões sobre o assunto. 
Quem de vocês acompanha este tipo de blogs? 
Deixem os vossos comentários e sugestões de leitura são sempre bem recebidas. 
Que outros blogs acompanham? 


Seja você mesmo, seja livre! 
Crónica de Márcia Leal 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui no blogue até a próxima crónica para dar oportunidade de todos os visitantes lerem e darem opinião sobre a mesma. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário