sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Crónicas 10 minutos - Viver o passado para construir o futuro!

Imagem retirada AQUI



Um ano depois… o meu olhar!

Há um ano atrás iniciava a minha participação no blogue MEIO CRESCENTE. 

Fui desafiado a procurar momentos, datas, personagens e locais essenciais para a História de Portugal. E rapidamente aceitei. Contar a nossa História, tão rica e interessante, era algo que não podia recusar. Sobretudo num momento em que o país se sentia órfão e perdido do seu passado. 

Encontrar momentos que pudessem dizer algo a todos os portugueses foi o mais difícil, mas a expectativa foi totalmente superada. Ouvi e li vários comentários de pessoas que não conheciam o seu passado, que simplificavam a nossa História a 4 ou 5 momentos…ou seja, esqueciam-se de que somos um país com mais de 800 anos de vida, que tivemos um percurso cheio de altos e baixos, contudo sempre querendo engrandecer o nosso Portugal, que é um conceito muito maior do que muitos dizem. 

É triste que a nossa História não seja mais divulgada, pois cada vez mais há a necessidade de se saber mais. No início me disseram que as crónicas não iriam suscitar grande apoio dos jovens, que eles não se interessavam pelo passado do país, nem com os feitos dos seus antepassados. Pensamento errado. Os jovens cedo aderiram aos meus textos e rapidamente comentavam ou até sugeriam ideias. 

O facto é que não se tem procurado cativar os jovens para a história, para a cultura e para o património, como se eles não fizessem parte do nosso país, como se fossem alienados de tudo e de todos. Eu não penso assim. Acho que os jovens precisam de ser trazidos para o centro das atenções e serem incentivados a estudar, a pesquisar e a investigar, pois a necessidade de descobrir está em todos os jovens, só precisa de ser cultivada e amadurecida com apoios e incentivos. 

Sou um investigador que necessita de mergulhar na sua história e como tal vou continuar na minha luta, incentivando tudo e todos a saberem mais, desde jovens a adultos e idosos. Nunca é tarde para aprender e todos somos capazes de ir mais longe e melhor... 


É preciso viver o passado para construir o futuro! 
Francisco Miguel Nogueira 


P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE!


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

3 comentários:

  1. Muito bem amigo Nogueira.
    Há que acreditar nos jovens, aforça do futuro.
    Bom trabalho
    Um abraço
    Liduino Borba
    16 nov 2012

    ResponderEliminar
  2. Gostei mt da tua cronica:)
    quem disse k n iria haver adesao já sabes o k penso!além do mais é um jovem a contar história o k suscita ainda amis curiosidade :P

    bjs gostei mt:)

    ResponderEliminar
  3. li e gostei embora historia nunca ter sido o meu forte mas e mt importante sabermos quem somos e nunca sermos esquecidos

    ResponderEliminar