terça-feira, 27 de novembro de 2012

Crónicas 10 minutos - Tecnologicamente falando

Imagem retirada AQUI


WITCH, o computador mais antigo em pleno estado de funcionamento

Em muitos aspectos da nossa vida há que saber de onde viemos para conseguir compreender onde estamos e para onde vamos. Numa área que evoluiu e continua a evoluir de uma forma incrivelmente rápida, como é a informática, isto é uma verdade. O artigo que vos trago hoje fala do passado e é meramente uma curiosidade sobre um antigo computador que foi restaurado e encontra-se actualmente em funcionamento, sendo reconhecido como o computador mais antigo (em funcionamento), mantendo o seu design original. 

Muitos de vós, ao lerem ‘antigo’, devem estar a pensar no vosso obsoleto Intel Pentium II, que trabalhava a 233MHz e que era uma ‘bomba’ na altura! Alguns se calhar vão mais longe e lembram-se de jogar “Wolfenstein 3D” nos IBM PC equipados com um Intel 286, e monitores monocromáticos. 

Mas estou a falar de algo diferente… algo com mais de 60 anos! É o computador de Harwell, que depois ficou conhecido por Wolverhampton Instrument for Teaching Computing from Harwell (WITCH). Ocupa uma divisão inteira, pesa umas simpáticas 2,5 toneladas e foi criado em 1951! A sua restauração demorou três anos e, agora que terminou, pode ser observado em toda a sua glória no National Museum of Computing, no Reino Unido. 

A sua construção começou em 1949, mas só em Abril de 1951 é que este gigante viu a luz do dia. Foi construído principalmente com peças que se encontravam habitualmente nas antigas centrais telefónica e foi utilizado no Centro de Pesquisa de Energia Atómica em Oxfordshire. Como devem calcular, a sua forma de funcionamento era totalmente diferente dos corriqueiros computadores pessoais a que estamos habituados. No entanto, a sua performance era fantástica para a altura e a máquina tinha na fiabilidade, o seu maior trunfo. Embora alguns matemáticos, que desempenhavam a função apelidada de “hand computer”, conseguissem manter o ritmo, perdiam claramente com o passar do tempo, ficando desgastados rapidamente. Uma história relata a tentativa de uma ‘corrida’ de um dos melhores matemáticos que desempenhava a função de “hand computer” que se sentou ao lado da máquina. Ele manteve o ritmo durante quase 30 minutos a trabalhar exaustivamente, mas teve de desistir, esgotado pois o instrumento continuou sem parar… 

Vejam o vídeo que demonstra como o equipamento trabalha e só aí poderão verificar as diferenças abismais entre o que é um computador da década de 50 e um dos nossos dias. Escusado será dizer que qualquer chip de qualquer smartphone dos nossos dias ultrapassa o WITCH, sem sequer suar muito…:





Tal como a tecnologia, inove, melhore, evolva! 
João Oliveira 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário