domingo, 16 de dezembro de 2012

Crónicas 10 minutos - "Amante da sociedade"

Imagem retirada AQUI


A nossa imagem Facebookiana

Já se interrogou quanto à sua privacidade numa rede social? Quem lê as nossas mensagens? Quem pode utilizar os nossos dados pessoais e intervir no nosso dia-a-dia? E qual a imagem que passamos para os verdadeiros utilizadores do Facebook? Qual será a interpretação de um desconhecido ao verificar pela primeira vez o nosso perfil? 

Já pensou em adicionar apenas quem de facto conhece? Ou, continuará a fingir que é amigo/a de 3000 desconhecidos? 

Tenha cuidados! 

Este artigo destina-se essencialmente a todos os adolescentes, em especial aos meus manos and some other friends! 


Detenho como “verdadeiros utilizadores”, todos os milhares que trabalham por detrás da capa do Facebook, são os que têm acesso a tudo o que postamos e alteramos e teclamos mesmo que em mensagens privadas. De certo modo será uma segurança para todos nós, utilizadores, pois estes senhores/as tentam decifrar possíveis psicopatas, violadores, transgressores da lei em geral. De início era tarefa fácil, de momento parece-lhes algo como achar uma agulha num palheiro, visto que a rede social Facebook, atingiu um patamar já mais estimado! 

Inicio partilhando convosco um exemplo de como o Facebook nos Estados Unidos e em outros Países é um dos métodos mais utilizados quanto á captura de fugitivos pela Policia local. 

O Senhor Crego, alterou-se quando entrou num bar e viu a sua namorada acompanhada por outro simpático, o mesmo não pensou duas vezes antes de agredir o tal novo companheiro da sua atual namorada e atingiu a orbita ocular, isto é, condicionou a qualidade de vida deste, para todo o sempre! Entretanto, tendo consciência do sucedido ignorou as autoridades e como consequência foi dado por fugitivo. 

Mas, mal sabia o Sr. Crego que as autoridades também utilizam o facebook, e meses depois adquiriram toda a informação necessária para efetuar a capturação deste fugitivo, e tudo isso, graças á informação partilhada no mural do seu perfil. Igualmente as autoridades tiveram acesso às conversas privadas, e ao que parece o senhor Crego julgava que jamais seria apanhado, segundo o que escrevia aos amigos! 

Eis que um dia, a Policia aparece-lhe á frente no seu local de trabalho, com o auxílio da rede social mais utilizada, o facebook, e prendendo-lhe em Nova Iorque. 

Contudo, retorno à questão que para mim parece-me primordial analisar e da qual já a alertei numa revista açoriana, a Revista U; Qual a imagem que transmitimos ao desconhecido que verifica pela primeira vez o nosso perfil? Muitos de certo irão responder entre dentes; _ “Não me interessa o que os outros pensam de mim!!”- Ora, será? 

Talvez o jovem Ray Law, não opine de igual modo! Falo-vos de um jovem portador de uma enorme vontade de ajudar os residentes do seu pais e uma vez sendo ele um forte candidato político na campanha que participara, o seu adversário tentou justificar um argumento aos eleitores que Ray Law não seria suficientemente bom para tal! 

E assim foi, bastou dirigir-se ao perfil do jovem no facebook e imprimir algumas das suas fotos quando ainda estudante universitário. Acontece, que tais fotos seriam as provas suficientes para levar o simpático Ray ao fim de uma carreira que ainda nem tinha iniciado! As fotografias expostas no mural em ambiente de festas e de mãozinhas leves, deveriam ser eliminadas logo antes do início da campanha, mas Ray não o fez, porque achava que a sua vida profissional deveria ser posta de lado da sua vida pessoal…mas estava redondamente enganado, pois as pessoas deixaram de o ver como imagem a seguir, mas sim como um promiscuo. Mesmo justificando que seriam fotos da adolescência, não foi suficiente para impedir a sua saída definitiva no ramo politico! 

Já o presidente dos Estados Unidos, Obama, recentemente alertou ao público em geral para não publicarem fotografias intimas, na rede social em questão! 

Em Portugal temos igualmente políticos a utilizar as redes sociais com o intuito de chegar até ao povo, a voz da democracia! Na minha opinião, traduz-se em persuasão até num ambiente descontraído! 

Clive Thompson é um jornalista freelancer, especialista em investigar todas as redes sociais inseridas na Internet e como a vida das pessoas é modificada a partir deste contacto, segundo este senhor, ninguém imagina e nem tão pouco está preparado para as graves consequências da informação que cada um de nós disponibiliza na internet, tanto no facebook, como por via mail, sites e afins! 

Meus amigos, depois desta informação vão continuar a publicar vídeos da vossa intimidade e a escrever promiscuidades? Vamos sim utilizar o facebook com a finalidade de divulgar experiências, partilhar informação, trabalhos, opinar sem ofender terceiros! 

(_ Sapatos?-Sei,…são para os pés e ponto!) 
Autoria de, Marisa Leonardo 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui no blogue até a próxima crónica para dar oportunidade de todos os visitantes lerem e darem opinião sobre a mesma. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

2 comentários:

  1. Não sabia que a polícia usava as redes sociais, especialmente o facebook dessa forma, mas ainda bem! Hoje em dia existe muita maldade, inveja..., não se pode confiar em ninguém! Ás vezes, até mesmo conhecidos ou "amigos" são capazes de nós prejudicar, consciente ou inconscientemente... É importante ter cuidado com o que se escreve, se expõe ou se diz. De uma pequena coisa pode vir consequências muito graves...!

    ResponderEliminar
  2. Olá amigos,
    Passo para vos agradecer os comentários que me foram dados no facebook e pelo comentário do Emanuel no blogue. Como podem verificar, temos de ser prudentes com o que divulgamos e escrevemos nas redes sociais, e o Fecebook pode ser o nosso aliado como igualmente um antagonista!

    Tenham cuidado, a gozam desta rede social para partilhar ideias, trabalhos e acima de tudo, conhecer pessoas respeitando-as pelas suas diferenças!

    Abraço,
    ML

    ResponderEliminar