terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Crónicas 10 minutos - Tecnologicamente falando

Imagem retirada AQUI


Quais as tendências tecnológicas para 2013?

Ano novo, vida nova! E com esta vida nova, surgem novidades em todas as áreas. Obviamente que a tecnologia, em constante mudança e evolução, não pode ser diferente. Hoje vou apresentar algumas das novidades e tendências que vão fazer parte das nossas vidas ao longo dos próximos doze meses. 


1 – Sector automóvel 

Veremos, neste sector, uma aproximação entre as grandes marcas de smartphones e os construtores automóveis. A cumplicidade entre a agenda do smartphone e o GPS do carro poderá ser uma realidade já durante este ano, isto sem falar num sistema wifi difundido no interior de cada viatura. Um tablet e/ou um portátil leve e falamos de autênticos postos de trabalho moveis! 


2 – Profileração de E-books e Tablets 

Isto é fácil de entender, ambos já estão ‘na moda’. Está a fazer três anos desde que o primeiro iPad foi apresentado, em Janeiro de 2010, e no corrente ano iremos conhecer, provavelmente, a terceira geração do iPad, bem como a sexta geração dos leitores E-books. Veremos cada vez mais títulos de livros em formato digital disponíveis. Brevemente só iremos pensar “o que é que eu fazia ANTES de ter um tablet?!?” 


3 – Computação em nuvem que vem para ficar 

Alguns de vocês já conhecem o termo, visto que promete ser a nova fronteira da era digital, e 2013 pode ser o seu ano! Resumidamente, este conceito refere-se à capacidade de utilizar o armazenamento e cálculo da Internet como sistema operacional base. Ou seja, o armazenamento de dados é todo feito em serviços da ‘rede’, independente de plataforma, que pode ser acessado de qualquer lugar do mundo, a qualquer hora, não havendo necessidade de programas ‘X’ ou ‘Y’. Portanto, a ‘cloud’ irá receber mais adeptos à medida que as software houses a tornam uma aposta viável. Da mesma forma, o mundo dos videojogos pode ajudar à causa, isto se, o serviço OnLive, praticamente pioneiro dentro do género e que é lançado em Junho, venha a trabalhar como anunciado! 
Cá ‘dentro’, a CloudPT, lançado recentemente pela Portugal Telecom, é um serviço que promete brilhar em 2013. 


4 – Privacidade a menos 

Nem tudo podem ser boas novidades, visto que cada vez mais o nosso padrão na Internet vai sendo criado de forma assustadoramente real. Ferramentas estão a ser desenvolvidas para que seja mais fácil o indexar e agregar informação que nós vamos deixando na ‘rede’, aqui e ali… 


5 - Gadgets e siglas para todos 

E para todos os gostos, contamos com o novo iPad mini Retina, um novo iPhone 5s, um novo Galaxy Note III, a Apple TV, um Google X Phone, Microsoft Office 2013, a PS4 e a Xbox 720, entre tantos outros. Da mesma forma o 3D nas nossas casas será cada vez mais comum e o 4G estará disponível para todos, permitindo uma troca de dados a um nível muito superior. 


Agora, digam-me: quais as vossas previsões para 2013 e o que aguardam com mais interesse? 


Tal como a tecnologia, inove, melhore, evolva! 
João Oliveira 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE! 


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

1 comentário:

  1. Belo artigo. Realmente estava á espera do google nexus 7, visto que por 250euros consegue-se o que um tablet de 600 e 500euros oferece. Dá para fazer tudo e mais alguma coisa e além do mais é da google. Outro obviamente será a ps4 e x720 visto que o mundo da informática estagnou e pouco tem saído de inovação, os investidores quase andam de joelhos para que lancem as novas consolas o mais rapidamente possível para então haver mais inovação. Quanto ao que eu acho que vai acontecer em 2013 será um aumento gigantesco dos tablets e a um desaparecimento dos portáteis e iphones e galaxys, isto na minha opinião, pois já que se consegue fazer tudo o que se faz num iphone num tablet com um preço bem inferior e com um ecrã bem maior. Não faz chamadas, não faz mal, compra-se um telémovel de 20euros que dá o suficiente.

    ResponderEliminar