segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Made in Português!

(imagem retirada da internet)


Bibliotecas portuguesas entre as mais impressionantes
Um livro da autoria do académico James Campbell, da Universidade de Cambridge, apresenta as bibliotecas mais "impressionantes" do mundo. Portugal está duplamente representado na lista, com a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra e a do Palácio Nacional de Mafra. Com 320 páginas, 'A Biblioteca' ('The Library', no original) é o primeiro volume alguma vez escrito com a história completa dos edifícios deste género. Para a sua produção, James Campbell visitou mais de 80 bibliotecas em 20 diferentes países, todas elas ilustradas em fotografias capazes de tirar o fôlego a qualquer um. 
Ao fim de cinco anos de pesquisa, três dos quais a viajar pelo mundo com o fotógrafo Will Pryce, o resultado do trabalho deste especialista em arquitetura foi a mais complexa obra publicada sobre as maiores bibliotecas do mundo. O objetivo era mostrar aquilo que, outrora, as sociedades - para quem conhecimento era, literalmente, poder - estavam dispostas a investir num centro do género. A preferida do autor, segundo conta, é a de Abbey Admont, na Áustria, a biblioteca mais antiga do mundo num mosteiro. No entanto, entre as incríveis fotos documentadas em 'A Biblioteca', há dois edifícios portugueses cuja riqueza não passou despercebia ao autor de 45 anos. São elas a Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra e a do Palácio Nacional de Mafra. "As bibliotecas públicas estão cada vez mais sob ameaça e já se fala sobre se o seu fim estará ou não em causa", refere James Campbell, citado pelo Daily Mail. "Mas eu adoro-as e fiz questão de mostrar a história surpreendente que há por detrás delas. A percepção que cada um tem das bibliotecas é, maioritariamente, feita com base nas experiências que têm com elas. Por isso, por isso a maioria das pessoas não tem ideia de como parecem uma biblioteca romana ou medieval. O objetivo era juntar todos estes edifícios num só volume", diz Campbell.
O autor explica que "durante centenas de anos, as bibliotecas foram construídas com a mais alta estima, com investimentos megalómanos, quer por questões de orgulho pessoal, quer por serem um símbolo da importância cultural numa determinada sociedade". "Por isso é que há bibliotecas que são apenas um espaço para armazenar livros e outras que são autênticas obras de arte só por si", conclui.


Piloto português é campeão do mundo de todo-o-terreno
Paulo Gonçalves acaba de se sagrar campeão do mundo de todo-o-terreno em motos, depois de vencer a última etapa do Rali de Marrocos, um triunfo que o fez ficar em primeiro na classificação geral da competição. Também nos automóveis o primeiro lugar do pódio foi ocupado por um português: o co-piloto Paulo Fiúza que formou equipa com o argentino Orlando Terranova. 
O piloto português, natural de Esposende, partiu para esta última etapa com 14 segundos de vantagem para o espanhol Marc Coma, o seu principal adversário, acabando por chegar ao fim como o grande vencedor, terminando esta etapa em 02h31'35 e o total das etapas em 17h08'59. O feito foi o suficiente para lhe valer não apenas o primeiro lugar na final da prova africana, mas também o estatuto de campeão mundial de todo-o-terreno. 
Trata-se do primeiro título internacional na carreira do motard e do segundo para Portugal, depois de Hélder Rodrigues ter conseguido o mesmo repto em 2011. No panorama desportivo de Paulo Gonçalves segue-se, agora, entre este domingo e até ao dia 26, a disputa do Rali de Merzouga, incluído na preparação do piloto para o Dakar'2014.
Também nos automóveis, o pódio foi ocupado por um português. Ao lado do seu parceiro, o argentino Orlando Terranova, o co-piloto Paulo Fiúza levou o mini da X-raid Team ao primeiro lugar da prova, completando o total das etapas em 16h42'42. 
Notícia sugerida por Maria Pandina


Empresa lusa mobila embaixadas dos Emirados Árabes
Uma empresa portuguesa de mobiliário de escritório foi escolhida para fornecedora exclusiva de 190 espaços das Embaixadas dos Emirados Árabes Unidos durante os próximos cinco anos. A iniciativa faz parte do projeto que promove uma identidade única comum a todas as embaixadas daquela confederação e que elegeu a de Lisboa, mobilada pela Levira, como modelo a seguir.
A ação Corporate Identity das Embaixadas dos Emirados Árabes Unidos (EAU) surgiu em 2009 com o objetivo de uniformizar de todos os consulados internacionais daquela confederação num prazo máximo de cinco anos. Anos mais tarde, eis que o Ministério dos Negócios Estrangeiros decide qual o modelo piloto a seguir, ou seja, aquele que melhor interpreta o conceito e cumpre os objetivos pretendidos.
A escolha recaiu sobre aquele que havia sido instalado na embaixada de Lisboa, na Praça do Príncipe Real, desenvolvido pela Metalúrgica do Levira, que se tornou, a partir daí, fornecedora exclusiva para o projeto de padronização das embaixadas. "O Corporate Identity pretende assegurar o reconhecimento da 'marca' EAU em qualquer parte do mundo", conta Américo Santos, Diretor de Unidade na Levira, ao Boas Notícias. "Há uma uniformização de materiais, de linhas de produtos e layouts que permite a customização em função do país e das instalações em causa, mas que garante a imagem e o ambiente institucional pretendido". 
Em 2010, foi quando a primeira embaixada dos EAU foi equipada ao abrigo desta parceria com a empresa portuguesa. O feedback tem sido dado pelos interlocutores da embaixada em Lisboa que apontam "o excelente acompanhamento e interpretação das necessidades do projeto, os elevados padrões de qualidade, a flexibilidade e facilidade em desenvolver produtos à medida e personalizados, bem como a vontade de potenciar o estreitamento de relações com empresas 100% portuguesas".
Para a metalúrgica, é um "privilégio e o reconhecimento da qualidade, não só da gama de produtos mas também do trabalho de toda a equipa da Levira, nas mais diversas áreas que têm vindo a assegurar a excelência no acompanhamento e desenvolvimento das soluções para um cliente tão exigente como as Embaixadas dos EAU". Apesar da dimensão do desafio, a empresa não se viu obrigada a adaptar a produção, garantindo possuir "os recursos técnicos, comerciais e produtivos necessários para responder cabalmente a este tipo de reptos". Com 180 trabalhadores e sede em Oliveira do Bairro, no distrito de Aveiro, a Levira possui um capital social na ordem dos cinco milhões de euros.
O Corporate Identity das Embaixadas dos Emirados Árabes Unidos está a ser, atualmente, acompanhado pela coordenadora comercial para o mercado interno, Alexandra Rocha, e pela arquiteta Isabel Nunes, nomeada para o mesmo logo desde a fase inicial. 
Notícia sugerida por Maria da Luz


Português convidado para avaliar candidaturas da UNESCO
Um professor universitário português foi convidado pela UNESCO para integrar o Conselho Internacional de Monumentos e Sítios (ICOMOS) como consultor e avaliar as candidaturas a Património da Humanidade. José Cordeiro, da Universidade do Minho, vai passar a integrar um grupo restrito e multidisciplinar de peritos que atuam diretamente nas propostas ligadas à arqueologia e património industrial. 
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o docente de 59 anos diz-se surpreendido com o convite que "acaba por ser um reconhecimento do meu trabalho de há quase três décadas nesta área e na direção de entidades como o Comité Internacional para a Conservação do Património Industrial (TICCIH), um organismo consultor da UNESCO". O investigador sublinha que a UNESCO tem recebido cada vez mais candidaturas de todo o mundo no âmbito do património industrial, pelo que houve necessidade de reforçar as equipas de avaliadores.
Cada candidatura que chega é analisada por diversos peritos, que elaboram pareceres por forma a que a decisão final seja inequívoca. Atualmente, a estrutura do ICOMOS inclui arquitetos, historiadores, arqueólogos, historiadores de arte, geógrafos, antropólogos, engenheiros e urbanistas. A organização conta com sede em Paris e é a única ONG a trabalhar de forma integrada na conservação e proteção de locais de património cultural. 
José Cordeiro é doutorado em História Contemporânea pela Universidade do Minho, na qual é professor do Departamento de História desde 1988 e investigador do CITCEM - Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória. Preside ainda à Associação Portuguesa para o Património Industrial, é diretor do Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, diretor da revista "Arqueologia Industrial" e representante português do TICCIH. Faz também parte conselho editorial de quatro revistas internacionais, tendo publicado já dez livros e mais de 50 artigos científicos, sobretudo sobre arqueologia industrial e história económica e política. Foi também diretor científico do Museu da Ciência e Indústria do Porto, coordenador nacional do projeto do Conselho da Europa "Itinerários Culturais Europeus: As Rotas do Têxtil" e colaborou no "Dicionário de História de Portugal".


Investigação da UMinho recebe prémio ibérico
Com a criação de uma plataforma que avalia ambientes inteligentes, José Luís Silva, doutorado em Informática pela Universidade do Minho, acaba de conquistar o prémio ibérico “Melhor Tese Ibérica de Doutoramento em Sistemas e Tecnologias de Informação”. Os sistemas inteligentes, que permitem acompanhar o movimento dos utilizadores e fornecer-lhes informações sobre o ambiente em que circulam, estão a registar um crescimento exponencial. É o caso, por exemplo, dos sistemas que fornecem a cuidadores de saúde informações sobre movimentos (ou ausência de movimento) e quedas de idosos.
No entanto, os testes finais destes equipamentos podem ser muito dispendiosos, e é este problema que a plataforma desenvolvida pelo doutorado português vem resolver, através de um sistema que “avalia e testa rapidamente ambientes inteligentes nas fases iniciais do seu desenvolvimento, através do uso de um servidor de aplicações 3D e uma ferramenta de modelação”, explica o comunicado oficial da universidade, enviado ao Boas Notícias. Intitulada “Prototipagem Rápida de Ambientes Computacionais Ubíquos”, a tese destacou-se entre 27 projetos ibéricos e conquistou o prémio principal da competição organizada pela Associación Ibérica de Sistemas y Tecnologías de Información. 
Ao Boas Notícias, o jovem investigador explica que a plataforma permite uma análise mais rigorosa de sistemas (ou ambientes inteligentes), que “futuramente vão estar muito mais presentes no nosso dia a dia, nomeadamente, através das áreas ligadas à saúde, indústria e entretenimento.” Sobre o galardão que acaba de receber, José Luís Silva diz ser um reconhecimento da “qualidade da formação e da investigação presente na UMinho.”
José Luís Silva, natural de Braga, licenciou-se em Engenharia de Sistemas e Informática e fez a tese de doutoramento no âmbito do “programa doutoral em Informática – um projeto promovido pelas universidades do Minho, Aveiro e Porto, que incluiu vários períodos de investigação na Universidade de Newcastle”, avança o comunicado. O premiado foi também finalista do Fraunhofer Portugal Challenge 2012. Atualmente dá aulas na Universidade da Madeira e é investigador do Madeira Interactive Techonologies Institute.
José Luís Silva, com 29 anos, "conta já com várias publicações científicas e participa em conferências, nacionais e internacionais”, conclui o comunicado da UMinho. 


Empresa lusa premiada em Cannes chega ao Japão
A empresa portuguesa Jump Willy, que acaba de ser premiada em Cannes, prepara-se para lançar, mundialmente, o jogo "Mr.Walter". A empresa acaba também de dar um passo definitivo na sua internacionalização com a abertura de um escritório no Japão.
A Jump Willy, uma empresa 100 por cento nacional incubada na Católica do Porto que se dedica à criatividade na área do 3D e de efeitos visuais, tem registado um sucesso exponencial desde a sua criação, em 2007, conquistando cada vez mais clientes lá fora, muitos do quais na Ásia.A empresa viu esta semana o seu talento reconhecido ao receber um Golfinho de prata nos prémios de Cannes para Media e TV de 2013, pela publicidade institucional que criou para a “OLIVA Creative Factory”, uma incubadora de Indústrias Criativas de S. João da Madeira.




Agora, uma das últimas criações da Jump Willy, o jogo "Mr Walter" que se centra numa viagem da personagem principal por vários países de todo o mundo, vai chegar a todo o mundo com um lançamento a nível internacional. O principal objetivo do jogo é ajudar o "Mr. Walter" a encontrar a sua casa. Destinado a crianças e jovens, o jogo vai estar disponível para iPhone e iPad, já em Outubro. 
Em comunicado a empresa explica que a singularidade do jogo está na “qualidade da composição musical e dos efeitos visuais, cuidadosamente criados e adaptados à cultura de cada país.” Além disso, a aplicação apresenta uma funcionalidade, opcional, que permite controlar o voo de "Mr. Walter", através da voz, do volume do som emitido. “Esta opção permite que o jogador – através de sopros, sons ou palavras – consiga fazer o jogo avançar. Neste caso, quanto mais alto for o volume, mais velocidade ascendente o Mr. Walter ganha.” Segundo a Jump Willy, esta opção possibilita “uma interação bastante diferente do usual e assume-se como uma forma mais divertida de jogar.”
No momento em que estão a ser ultimados os detalhes do lançamento, a empresa Jump Willy acaba de dar um passo em frente à internacionalização, com a abertura de uma filial em Hong Kong.




O estúdio criativo da Jump Willy está envolvido em vários projetos, como o desenvolvimento de animações tridimensionais para campanhas publicitárias, para longas e curtas-metragens e, ainda, pelo envolvimento em videoclips de artistas e grupos nacionais como Luísa Sobral ou Mind da Gap.
Clique AQUI para ver o comunicado oficial. 
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes


PT distinguida com prémio europeu de 'cloud computing'
A Portugal Telecom (PT) foi distinguida, com o prémio de Best Cloud Service Product dos EuroCloud Europe Awards 2013. A empresa portuguesa foi considerada aquela com melhor oferta de serviços de computação em nuvem ('cloud computing') da Europa entre uma seleção de doze nomeados. O anúncio foi feito esta quinta-feira no EuroCloud Congress, no Luxemburgo. A concorrer na mesma categoria que a vencedora lusa estavam, por exemplo, a espanhola ECMANAGED e a alemã Salesforce.com.
"A categoria Best Cloud Service Product avalia os produtos de acordo com a aceitação por parte do mercado no qual são comercializados, procurando identificar as soluções mais consentâneas com as melhores práticas de segurança e privacidade", explica a PT em comunicado enviado à imprensa. A operadora oferece serviços de computação na nuvem para o segmento empresarial (como soluções de computação, armazenamento, segurança, colaboração, presença web), mas também para o segmento de consumo (MEO Cloud). Recentemente, na Covilhã, a empresa inaugurou o seu Data Center, considerado um dos maiores do mundo, num investimento de 90 milhões de euros.
Os critérios tidos em conta para os EuroCloud Europe Awards passam pelos recursos oferecidos, a interoperabilidade do serviço e ainda o contributo para uma utilização mais flexível e eficiente dos recursos de centros de dados.
A vitória foi decidida por um júri composto por 12 personalidades de diferentes Estados-membros, provenientes da indústria, consultoria, universidades, agências estatais e imprensa.
Notícia sugerida por Maria Pandina


Suplemento de alga português baixa tensão arterial
Um grupo de investigadores da Universidade de Aveiro está a desenvolver um suplemento a partir de uma alga capaz de fazer baixar a tensão arterial. Futuramente, o produto português poderá vir a ser comercializado na forma de manteiga. Os estudantes do curso de Ciências Biomédicas da Universidade de Aveiro, que têm trabalhado sob a coordenação da professora de biotecnologia clínica Sandra Vieira, foram os vencedores deste ano do AUA - Angelini University Award graças ao projeto Coração Saudável, que lhes valeu uma bolsa de 6.000 euros e à docente um subsídio de investigação de 3.000 euros. Em declarações à Lusa, Sandra Vieira explicou que uma das componentes do projeto dos jovens é "o desenvolvimento de um suplemento nutracêutico que terá como base uma alga com propriedades hipotensivas. Estamos a pensar desenvolver [o suplemento] primeiro à escala laboratorial e depois passar para uma escala mais industrial para a sua produção e comercializar" o produto para consumo generalizado, produzindo-o por via biotecnológica e possivelmente sob a forma de "manteigas e margarinas", avançou a coordenadora do grupo Coração Saudável. Segundo a docente, a conquista do prémio Angelini University Award vai facilitar o financiamento do desenvolvimento do nutracêutico, mas é também uma forma de incentivar o grupo a "participar de uma forma ativa e concreta" na sociedade. "O que nos faltava e nós pedíamos à Angelini era o fundo de maneio para começar a otimizar a produção biotecnológica do suplemento nutracêutico e o apoio para um curso de empreendedorismo para os alunos", o que foi conseguido com este prémio, salientou Sandra Vieira.

Sensibilizar população para a hipertensão arterial


A produção deste suplemento não é, no entanto, a única vertente do projeto. Outra delas está relacionada com a sensibilização da população quanto ao problema da hipertensão arterial, que, no presente, afeta um em cada três portugueses e que, daqui a alguns anos, "poderá afetar um em cada dois", o que é problemático como fator de risco para as doenças cardiovasculares, alertou a especialista. Como forma de chamar a atenção dos portugueses para as consequências da tensão arterial elevada, o grupo Coração Saudável, composto pelos estudantes Bárbara Maia, Bárbara Pereira, Joana Fernandes, João Almeida e Patrícia Azevedo, organizou palestras em escolas e institutos, uma caminhada, e estão a preparar sessões interdisciplinares sobre nutrição, exercício físico e hipertensão. Além disso, os jovens elaboraram ainda um guia, revisto e aprovado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão, com informação sobre hipertensão e nutrição, além de conter esclarecimentos de "alguns mitos urbanos" acerca deste tema. 
Clique AQUI para aceder ao site oficial do Coração Saudável. 


Artista de rua português a caminho do Guinness
O português Mr Dheo foi um dos dezoito artistas internacionais convidados para executar aquele que viria a ser o maior mural de 'graffiti' do Mundo e prepara-se para entrar para o Guinness World Book of Records. Durante catorze dias, em Setembro, o artista luso trabalhou lado a lado com outros dezassete profissionais em Yas Island, Abu Dhabi, ao longo de 3.000 metros quadrados, pintados com cerca de 5.500 latas de spray. Para dar cor àquele que vai agora ser oficializado pelo Guiness World Book of Records como o maior mural de 'graffiti' do Mundo numa propriedade privada, os artistas trabalharam sempre em turnos noturnos, devido ao calor imenso que se fazia sentir naquela região. Para além de Mr Dheo, o enorme projeto artístico contou com a participação de artistas como Beyond, Bonzai, Case, Does, Fins, Karski, Koan, Miel, MrWany, Nase, Nash, Roid, SatOne, Swk, Tasso, Telmo, Treze and Zeds.
Saiba mais sobre o artista português AQUI.


Portal português reúne opiniões dos consumidores
Quantas vezes precisou de reservar um quarto de hotel ou uma mesa num restaurante e hesitou por não saber se os serviços em causa teriam a qualidade pretendida? Foi para combater estas incertezas que surgiu, recentemente, um novo projeto português, o WeAdvice, que reúne num único portal a classificação dos clientes relativamente a todas as áreas de negócio.
Nuno Navalho, detentor de mais de 20 anos de experiência na área da gestão de empresas, é o rosto da nova companhia com sede em Telheiras, na capital portuguesa, criada no final do primeiro trimestre deste ano devido a uma "necessidade pessoal. Muitas vezes contratei serviços sem saber se eram bons ou não. Por exemplo, como procuramos uma oficina de automóveis? Ou perguntamos aos nossos amigos ou fazemos uma procura pela oficina mais próxima de nós", ilustra o empresário, que explica, em comunicado enviado ao Boas Notícias, que o conceito WeAdvice "nasce para colmatar uma lacuna, já que apenas existia este tipo de serviço para os hotéis". Trata-se, portanto, de um portal de aconselhamento de marcas, serviços e produtos, que pretende reunir num só espaço a opinião dos consumidores relativamente a hotéis, restaurantes, serviços, empresas, eventos, vestuários e novas empresas, entre outros. Quem compra pode, desta forma, escolher as marcas ou empresas com melhores opiniões e, quem vende, ganha não só uma nova ferramenta para comunicar, mas também a possibilidade de melhorar os seus serviços. 



Relação facilitada entre empresas e clientes

Mas, afinal, como funciona a WeAdvice? De acordo com o seu criador, as empresas que aderem à plataforma recebem um tablet com uma classificação específica, que permite ao cliente classificar a qualidade do serviço prestado em poucos segundos, sendo a classificação colocada online em tempo real. Caso pretenda, o consumidor tem também a liberdade para escrever a sua opinião, que será publicada no site. Por seu lado, o responsável da empresa avaliada é avisado por e-mail de todas as opiniões que lhe dizem respeito e, caso existam comentários menos positivos, tem a hipótese de contactar o cliente na tentativa de solucionar o que correu menos bem na relação entre consumidor e fornecedor. 
A WeAdvice é, portanto, "uma trilogia de serviços: o portal, como um canal de divulgação para milhares de utilizadores da internet, o micro site da empresa que adere ao serviço, ideal para campanhas, lançamentos e promoções, por exemplo, e a loja online, que permite aos parceiros potenciar a venda direta", resume Nuno Navalho. Além da sede em Lisboa, a empresa tem também um espaço físico no Porto, mas a "estrutura humana" está já presente um pouco por todo o país, de modo a abranger companhias de todos os distritos. 
Embora tenha apenas arrancado em Abril, o projeto já conta com 90 empresas parceiras, sendo que todos os meses o número de parceiros tem vindo a aumentar. Para este mês está também prevista a abertura de uma loja online, a WeAdvice Store, adianta a empresa. Como forma de incentivar as pessoas a aderir ao projeto, a WeAdvice deu-lhe um cariz solidário, apoiando, em virtude do número de adesões e opiniões, a Fundação Obra do Ardina (FOA), que acolhe crianças e jovens do sexo masculino com idades entre os 6 e os 21 anos que se encontram em situação de perigo.
Clique AQUI para aceder ao portal WeAdvice.


Filmes portugueses escolhidos para festival em Roma
Três filmes portugueses foram selecionados para o Festival Internacional de Cinema de Roma. O evento vai contar com dois documentários com assinatura lusitana, da autoria de Gonçalo Tocha e de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, bem como com a longa-metragem portuguesa de ficção "A vida invisível", de Vítor Gonçalves. A 8ª edição do festival vai decorrer já de 8 a 17 de Novembro e o programa foi, esta terça-feira, divulgado pela organização, que dispõe de um orçamento de sete milhões de euros e que, durante o certame, vai assinalar os 20 anos da morte do realizador italiano Federico Fellini.
A longa-metragem "A vida invisível", de Vítor Gonçalves, nascido nos Açores em 1951 e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema desde 1982, vai participar na competição internacional, secção para a qual foram selecionadas 18 produções internacionais. 
Produzido pela Rosa Filmes, o filme tem como protagonista os atores Filipe Duarte, Maria João Pinho, João Perry, Pedro Lamares e Susana Arrais, assinalando o regresso do realizador às longas-metragens depois de "Uma rapariga no verão" (1986). Em competição na categoria "Cinema XXI", dedicada às "novas tendências cinematográficas", estarão, por sua vez, dois documentários portugueses: "O novo testamento de Jesus Cristo segundo João", de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, e "A mãe e o mar", de Gonçalo Tocha. O primeiro filme regista a leitura de um texto bíblico - O Evangelho segundo São João - pelo ator Luís Miguel Cintra, durante uma tarde, até ao pôr do sol, e marca o regresso de Joaquim Pinto e Nuno Leonel a um festival internacional depois de terem sido premiados no festival de Locarno, na Suíça, e no festival de Valdivia, no Chile, com "E agora? Lembra-me". "A mãe e o mar", de Gonçalo Tocha, revela uma tradição quase extinta de mulheres pescadoras e mestres de barcos em Vila Chã, localidade a norte de Vila do Conde. 
Trata-se de um "mergulho das 20.000 léguas submarinas, uma apneia muito profunda, um filme um bocado dura"."Não há música, aquilo é um mergulho puro e duro e é para quem consegue respirar", descreveu o realizador à Lusa em Julho, quando o filme se estreou em Vila do Conde. O plano de Gonçalo Tocha, também autor do documentário "É na terra, não é na lua", sobre a ilha açoriana do Corvo, era, inicialmente, rodar uma curta-metragem encomendada pelo projeto Estaleiro, de Vila do Conde, mas a abundância de material acabou por culminar numa "longa".
O programa completo da secção "Cinema XXI" só será revelado no dia 23 e os filmes selecionados serão exibidos no MAXXI - Museu de Arte do século XXI, em Roma. O júri da competição internacional, com filmes concorrentes ao prémio Marco Aurélio de ouro, será presidido pelo realizador norte-americano James Gray.
Clique AQUI para aceder ao site oficial do Festival Internacional de Cinema de Roma.


Psicóloga Gabriela Trindade vence Prémio LeYa
Gabriela Ruivo Trindade é licenciada em Psicologia e está a viver em Londres há nove anos. Com o romance “Uma Outra Voz” acaba de ganhar o Prémio LeYa 2013. Em comunicado enviado ao Boas Notícias, o grupo LeYa afirma que a consistência da narrativa, que procura “retratar a transformação da sociedade e dos modelos de vida numa cidade de província, no Alentejo”, conquistou o júri. Natural de Lisboa, mas com família alentejana, Gabriela Ruivo Trindade vive há nove anos em Londres mas está, neste momento, desempregada. “Uma outra voz” é o livro de estreia da psicóloga e vai ser editado pela LeYa, em 2014.
O vencedor do prémio foi conhecido esta terça-feira. A edição deste ano contou com 491 originais, que chegaram da Alemanha, Angola, Brasil, Espanha, EUA, França, Guiné-Bissau, Itália, Luxemburgo, Macau, Moçambique, Portugal, Reino Unido e Suécia. 
Manuel Alegre, Nuno Júdice e José Carlos Seabra Pereira foram alguns dos elementos do júri do Prémio LeYa 2013. 


Fotógrafos portugueses expõem na maior feira de Paris
O trabalho de três fotógrafos portugueses vai marcar presença na 17.ª edição da prestigiada exposição Paris Photo. Esta feira de arte fotográfica acontece entre os dias 14 e 17 de Novembro, na capital francesa. O luso-alemão Daniel Blaufuks, a luso-angolana Mónica Miranda e o português Eurico Lino vão expor o seu trabalho através da galeria Carlos Carvalho Arte Contemporânea.
O luso-alemão venceu prémio BES Photo 2006 e vai lançar dois livros na feira francesa. Mónica de Miranda vai apresentar trabalhos sobre o mar e Eurico Lino vai expor a transcendência do retrato, revela o mesmo comunicado. 136 galerias e 28 especialistas na publicação de livros de fotografia é a oferta da 17.ª edição da feira Paris Photo. O Grand Palais será o palco do evento que acontece de 14 a 17 de Novembro.
Clique AQUI para visitar o site oficial da mostra Paris Photo.


Matemática: Programa de TV luso premiado no Brasil
O programa televisivo português "Isto é Matemática", emitido aos sábados pela SIC Notícias, acaba de ser distinguido no Brasil. O professor Rogério Martins, que apresenta o programa, vai receber o prémio esta segunda-feira no âmbito da Mostra Internacional de Ciência na TV VerCiência 2013, que decorre naquele país até ao próximo dia 3 de Novembro.
De acordo com um comunicado da Sociedade Portuguesa de Matemática (SPM), o programa conquistou o prémio "Homenagem Especial VerCiência 2013", criado para galardoar programas que se destacam pela "excelência", "apresentando tópicos da Matemática de forma atraente e divertida". Desde há um ano que o "Isto é Matemática" tem ajudado os portugueses a "encontrar matemática em tudo o que os rodeia, de uma forma clara e divertida", sublinha a SPM, que se congratula com o facto de "à boa aceitação do público nacional" vir agora juntar-se este reconhecimento de além-fronteiras.
O prémio vai ser entregue ao apresentador do "Isto é Matemática", Rogério Martins, na cerimónia de abertura daquela mostra internacional, que acontece esta segunda-feira no Rio de Janeiro. Para o professor de matemática, é "uma grande honra receber este reconhecimento do outro lado do Atlântico, principalmente tendo em conta a lista de anteriores homenageados, como a BBC ou David Attenborough". Citado pela SPM, Rogério Martins defende que esta distinção "é uma prova de que vale a pena arriscar em televisão numa área aparentemente tão árida e mal-amada como é a Matemática, e ainda por cima apresentá-la de uma forma inovadora".
Além de receber este galardão, o "Isto é Matemática" vai estar também em destaque na programação da mostra VerCiência 2013, que promove a divulgação de programas televisivos sobre ciência produzidos em todo o mundo e a discussão de estratégias de divulgação científica junto do grande público, através da televisão e de outros meios audiovisuais. 

Ministro da Educação comentou distinção ao programa

O prémio brasileiro atribuído ao programa, promovido pela SPM, com produção da Sigma 3, e apoio do COMPETE, da Agência Ciência Viva e do QREN/FEDER, mereceu uma palavra de apreço por parte do ministro da Educação, Nuno Crato. Para o governante, que se manifestou em comunicado, a distinção é "mais um testemunho da divulgação científica que se tem desenvolvido em Portugal". Segundo Nuno Crato, o prémio representa "um contributo importante para a atração de jovens a carreiras científicas e técnicas e um apoio ao ensino das ciências".
Clique AQUI para aceder ao arquivo do programa "Isto é Matemática", onde poderá rever, online, todos os episódios.


Portugueses vencem maratona gelada da Gronelândia
Manuel Machado e Filipa Elvas foram os grandes vencedores da maratona 'gelada', na Gronelândia, disputada sob cerca de 10ºC negativos. A Polar Circle decorreu no passado sábado, tendo os portugueses subido ao lugar mais alto do pódio tanto no setor masculino como no feminino. O atleta luso concluiu a distância de 42,195 quilómetros da maratona polar com um tempo de 3h15'04, à frente do italiano Fabio de Masi e do russo Dmitry Ivanov, que cumpriram o percurso em 3h30'25 e 3h32'04, respetivamente. Na mesma prova, participou ainda um outro português, Álvaro Sousa Leite, que terminou a prova em 22º lugar, com um tempo de 4h20'56.
Já Filipa Elvas, no setor feminino, conhecida por ter sido a única mulher a concluir a última edição da Maratona da Grande Muralha da China, venceu as adversárias com o tempo de 3h54'47, cruzando a meta com 3.09 minutos de avanço da segunda classificada, a francesa Virginie Thevenot. O último lugar do pódio foi ocupado pela britânica Susan Jelley, que terminou a maratona em 4h29'29.
Confira AQUI os resultados da 'The Polar Circle Marathon'.


Soprano portuguesa no Grande Teatro Nacional da China
A soprano portuguesa Elisabete Matos cantou no sábado à noite no Grande Teatro Nacional da China, em Pequim, enquanto protagonista feminina da ópera 'Turandot', de Puccini. Em apenas dois meses, esta é a segunda atuação da artista na capital chinesa, apresentada pela Televisão Central daquele país como "a diva portuguesa". A primeira vez que Elisabete Matos subiu a um palco asiático foi em Agosto, num espetáculo comemorativo do segundo centenário do nascimento do compositor italiano Giuseppi Verdi (1813-1901), também no Grande Teatro Nacional da China.
O Grande Teatro Nacional da China, conhecido pelo nome inglês de National Center for Perfoming Arts (NCPA), é um dos novos ícones arquitectónicos de Pequim, desenhado pelo francês Paul Andreu.
Depois de comemorar, em Janeiro, 25 anos de carreira, a soprano lusa actuou também na Coreia do Sul, onde cantou outra ópera de Puccini, 'A Tosca'. No próximo mês, irá interpretar o mesmo papel em Nova York. A 'Turandot' apresentada em Pequim é uma produção do Grande Teatro Nacional da China, dirigida pela encenadora Chen Xinyi. No programa, Elisabete Matos é descrita como "convidada frequente de várias salas de concerto" cujo reportório "vai de Bach (1685-1750) à música contemporânea".
Notícia sugerida por Maria Pandina e Elsa Fonseca


Mágico Luís de Matos premiado em Londres
Luís de Matos foi distinguido, este sábado, em Londres, por um dos mais prestigiados clubes de mágicos do mundo, o The Magic Circle. O mágico português recebeu o 'The Devant Award' e tornou-se o "mais jovem de entre todos aqueles que, até hoje, foram distinguidos" com aquele troféu. Com 43 anos, Luís de Matos foi premiado com o "mais relevante dos troféus, atribuído anualmente" pelo clube centenário inglês. Em declarações à Lusa, o artista conta que a média de idades dos mágicos de todo o mundo já distinguidos com o 'The Devant Award' ultrapassa os 70 anos, pelo que o mesmo acaba de se tornar mais jovem premiado de sempre. Em comunicado, Luís de Matos refere que há uma "relação direta entre a importância do galardão e o facto de, habitualmente, o mesmo premiar toda uma vida de trabalho, dedicação e criatividade". Ao longo da sua história, “todos os profissionais distinguidos eram oriundos do Reino Unido e dos Estados Unidos da América”, sendo o mágico português o primeiro a contrariar essa tendência. 
Fundado em 1905, o The Magic Circle é "o maior e mais prestigiado clube de mágicos do mundo" e tem distinguido "aqueles cujo trabalho vem contribuindo de forma destacada para o desenvolvimento da arte mágica".
Em Abril, Luís de Matos foi também um dos três mágicos do mundo distinguidos, em Itália, com os prémios 'Golden Grolla' e em Hollywood, nos EUA, numa cerimónia onde são distinguidos os melhores mágicos do mundo. Com a distinção 'Special Fellowship', a Academy of Magical Arts quis reconhecer, na altura, o trabalho do artista na criação e concretização da Essential Magic Conference, o primeiro congresso mundial de magia transmitido em direto, na Internet, para 74 países. Luís de Matos está, neste momento, a celebrar 25 anos de atividade profissional e criativa nos palcos e televisões, em Portugal e noutros países.
Notícia sugerida por Vítor Fernandes

Créditos: Boas Notícias

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário