terça-feira, 17 de julho de 2012

Crónicas 10 minutos - Tecnologicamente falando

(imagens retiradas da internet)



FireProtection - 
O projeto nacional de apoio aos Bombeiros



Hoje trago-lhe um projeto nacional, porque o que é nacional é bom! 


Não é novidade para ninguém que Portugal é um país fortemente assolado pelos fogos, nomeadamente de Julho a Setembro. Para além de milhares de hectares de floresta ardida, casas e bens das pessoas destruídos, o custo financeiro causado pelos fogos é colossal. Não é raro vermos anos onde o custo (anual) ultrapasse claramente os 300 milhões de euros! 

No entanto, algo mais precioso, o valor das vidas humanas, também é posto em causa, nomeadamente a dos Bombeiros Voluntários. Foi para lhes dar uma preciosa ajuda que o projeto FireProtection nasceu. Foi desenvolvido pelo bombeiro Sérgio Cipriano, residente em Gouveia, e estudante no Instituto politécnico da Guarda em colaboração com a empresa Bruno Pessoa. 

FireProtection é um sistema com a capacidade de monitorizar a temperatura no exterior de um veículo em missão de combate aos incêndios florestais. Se a temperatura exceder os parâmetros pré-programados, este dispositivo é capaz de agir automaticamente e aciona uma bomba de água, que, conectada a um sistema ‘springler’, permite extinguir o incêndio em seu redor, salvaguardando o veículo e respetivos bombeiros. 

Uma pequena grande ajuda aos bravos soldados da paz que travam duras lutas com o fogo. De notar que nos últimos 10 anos morreram em Portugal 67 bombeiros em missões de socorro, 20 dos quais, em combate a incêndios florestais. Estes acidentes estão associados à imprevisibilidade a que os combatentes estão sujeitos, na altura dos incêndios. Até à data, não existe nenhum mecanismo autónomo que os coloque em segurança, nem que previna a perda total de veículos, os quais podem custar mais de 100 mil euros e que todos os anos ardem em Portugal. 

Perante o cenário já descrito de excesso de temperatura, o aparelho também vai notificar a central de telecomunicações e/ou o comandante das operações no terreno. Através do envio das coordenadas GPS, poderá pedir o envio de auxílio. 

Outra vantagem prende-se com o software utilizado, capaz de identificar com rigor um veículo num mapa cartográfico, sendo possível imobiliza-lo à distância em caso de roubo, e enviar alertas para a central de telecomunicações no caso de capotamento. 

Este projeto, que ficou em segundo lugar no concurso regional de inovação e empreendedorismo promovido pelo Instituto Politécnico da Guarda, encontra-se em fase de testes e patenteamento e procura, ainda, financiamento para a sua conclusão e entrada no mercado. Se este engenho vir a luz do dia, terá um custo de 1600 euros, algo praticamente “simbólico”, tendo em vista a sua missão e tudo aquilo que ele poderá impedir e salvaguardar. 

Partilhem a vossa opinião sobre este protótipo e as vantagens que pode proporcionar aos Bombeiros Voluntários. 

Tal como a tecnologia, inove, melhore, evolva! 
João Oliveira 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!


3 comentários:

  1. De facto, muito a ganhar para o custo que à partida terá. Mais uma vez por aqui vou aprendendo e ficando a saber de umas novidades.
    Para além do mais, é produto nacional, até dá um gostinho maior, mas poderá perfeitamente ser exportado e ajudar outras Corporações.
    Muito bem pensado.

    ResponderEliminar
  2. Que magnifica crónica nos presencias, acompanhada de uma bela escrita! Ainda se elaboram bons projetos em Portugal e este têm uma particularidade que pessoalmente considero primordial para o bem-estar de todos, e que é de facto diminuir a probabilidade de ocorrer maiores tragédias dentro da perda significativa das florestas portuguesas. A intenção deste projeto acarreta um valor bem superior ao seu custo estimado, o valor humano! Anseio, que para além da estima dos nossos verdes e dos residentes…que os bombeiros não fiquem aquém!
    Gostei! :)

    ResponderEliminar
  3. Obrigado pelos vossos comentários! =)
    Fábio, fico satisfeito em saber que te apresento novidades e confirmo que sim, que o facto de ser um produto nacional dá um "gostinho maior". A mim deu! Era muito bom sinal que o projeto fosse lançado e que fosse exportado com sucesso!
    Marisa, obrigado pelos elogios antes de mais! É verdade que em Portugal vão existindo boas ideias que nos deixam, ou deviam deixar, orgulhosos! O teu reparo ao valor humano é uma ideia fulcral deste projeto pois para além do valor financeiro, a proteção da vida dos cidadãos, incluindo Bombeiros, é algo superior!

    Cumprimentos a todos!

    ResponderEliminar