terça-feira, 23 de outubro de 2012

Crónicas 10 minutos - Tecnologicamente falando

Imagem retirada AQUI


Cyberbullying ‘empurra’ menina 
de 15 anos para o suicídio

Muitos de vós devem saber no que consiste o Bullying e o Cyberbullying. Neste artigo, ao invés de estar a alertar para o que pode acontecer, vou falar de algo que já aconteceu! No passado dia 10 de Outubro, Amanda Todd, uma menina canadiana de apenas 15 anos, cometeu suicídio, após sofrer este tipo de abusos durante três longos anos! 

Cyberbullying é a prática deliberada, repetida e hostil de comportamentos com a intenção de prejudicar outrem, por parte de um individuo ou grupo, com base no uso de tecnologias de informação e comunicação. Utilizando exemplos concretos podemos enunciar os envios constantes de e-mails com ameaças, comentários sexuais ou pejorativos, discurso de ódio, assédio sexual, etc. A mesma situação pode acontecer em chats, Windows Live Messenger e outros softwares. Perfis falsos podem ser criados nas redes sociais com o intuito de publicar material em nome das vítimas que as difame ou ridicularize. As vítimas também podem ver os seus endereços de casa e do trabalho publicados, bem como outras informações privadas. Por fim, podem vir a sofrer chantagem, acabando por, muitas vezes, ceder às exigências e ter consequências graves não só no seu mundo virtual, mas também no real. Tem-se tornado comum na atual sociedade, principalmente entre os mais jovens e, por isso, começa a ser discutido como uma problemática a nível mundial. 

O caso de que vos falo tem vindo a correr o mundo e a dar um novo ênfase à questão. As agressões começaram quando Amanda, aos 12 anos, terá sido convencida a mostrar os seios a um desconhecido que conversava na Internet, via webcam. Com esta ação, começou um pesadelo que iria culminar com o seu suicídio, por enforcamento. Um ano depois, um desconhecido que detinha muitas informações pessoais suas, abordou-a no Facebook e ameaçou enviar a foto dela em topless para todos os seus amigos caso ela não fizesse um “show” com a webcam ligada. Aí vieram os problemas de saúde, Amanda desenvolveu ansiedade e depressão profundas e outras perturbações associadas. Seguiu-se a criação de uma página de Facebook com o seu perfil falso, onde foi exibida uma foto sua em topless, a qual foi distribuída por vários colegas da escola. 

Ela mudou várias vezes de escola, num esforço para esquecer os abusos, mas sempre sem resultados. A certa altura, depois de um rapaz se interessar por ela, ela acabou por ser agredida por algumas amigas desse mesmo rapaz. “Alguns rapazes filmaram. Eu estava completamente sozinha e fiquei ali no chão estendida”, ‘diz’ Amanda no seu vídeo, o qual podem ver mais abaixo. Depois deste episódio começaram as tentativas de suicido, juntamente com uma caminhada de excesso de álcool e drogas que a levaram à destruição. 

Após este fim trágico, uma espécie de homenagem tem vindo a ser feita. Os familiares da jovem criaram uma página no Facebook que conta com quase 1.2 milhões de ‘gostos’. Também sobre este assunto, o grupo de hackers conhecido por Anonymous terá começado a ‘seguir’ o suspeito que se pensa ter sido o homem por detrás destes abusos cibernéticos. Fala-se de um pedófilo de 30 anos, residente em British Columbia, Canadá. Além do seu nome, foi revelado a sua morada, com direito a localização GPS e perfil do Facebook. Crê-se que o individuo poderá estar em maus lençóis… 

Desta vez não vou estar a apelar para a necessidade que temos de proteção contra o Cyberbullying, porque, para além de esta necessidade ser por demais evidente, vou deixar que a história e o vídeo de Amanda falem por mim. Deixo os comentários, as dicas e questões sobre esta realidade para os meus leitores!

Veja o comovente e intenso vídeo que Amanda deixou, apenas três dias antes de pôr fim à sua vida, na sua própria casa...


Ver AQUI



Tal como a tecnologia, inove, melhore, evolva! 
João Oliveira 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário