segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

(com)partilhar!

(imagens retiradas na internet)
 
 

Cantar ou tocar um instrumento beneficia as crianças


Fazer música, quer seja cantando ou, por exemplo, tocando um instrumento, contribui para melhorar o comportamento pró-social e as capacidades de resolução de problemas das crianças. A conclusão é de um novo estudo britânico, que vem reforçar os benefícios das atividades musicais para os mais novos. O estudo, desenvolvido por Rie Davies, estudante de pós-graduação da Universidade de West London, em Inglaterra, e pelas orientadoras Maddie Ohl e Anne Manyande, especialistas na área da Psicologia, foi apresentado na British Psycological Society Developmental and Cognitive Section's Joint Conference, uma conferência na Universidade de Reading.

Baseando-se em investigações anteriores dadas a conhecer em 2010, que descobriram que a música melhorava o comportamento pró-social (ou seja, o comportamento voluntário destinado a beneficiar o próximo) nas crianças, Davies e as colegas decidiram estudar, com recurso a uma pequena amostra, o potencial da música não apenas na pro-sociabilidade mas também na resolução de problemas e perceber se havia diferenças entre os efeitos em rapazes e raparigas.

De acordo com
um comunicado divulgado pela Universidade de West London, a análise, que se debruçou sobre 24 meninas e 24 meninos de quatro anos veio reforçar os resultados das investigações anteriores, adiantando ainda que as raparigas mostram maior eficiência ao nível dos comportamentos pró-sociais quando cantam ou tocam um instrumento do que os rapazes.

Por outro lado, indicou a investigação, as crianças do sexo masculino mostram-se mais preparadas para cooperar com outras e têm uma probabilidade quatro vezes maior de resolver problemas de forma mais eficaz se participarem em atividades que envolvam fazer música.

"Este estudo realça a necessidade de as escolas e os pais compreenderem o papel importante que a música têm na vida das crianças no que respeita à construção de relações sociais e ao comportamento", afirma Rie Davies.

"Fazer música nas aulas, em particular cantar, pode inclusive ajudar os alunos com dificuldades de aprendizagem ou dificuldades a nível emocional a sentirem-se menos isolados no ambiente escolar", conclui a investigadora.

 
Créditos: Boas Notícias


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário