segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Made in Português!

(Imagem retirada da internet)
 



Júri do Prémio Nobel de Economia distingue português

O júri do Prémio Nobel de Economia distinguiu um português com o prémio Wallander do Handelsbanken of Sweden. O galardão resulta de um processo de seleção das melhores teses de doutoramento na área da Economia e Gestão, por indicação das mais importantes universidades suecas. Francisco Lemos, docente convidado da Faculdade de Economia e Gestão da Católica Porto e coordenador científico do curso executivo em Gestão Internacional da Católica Porto Business School, venceu o prémio no valor de cerca de 165.000 euros.
Em comunicado enviado ao Boas Notícias, a Universidade Católica do Porto, revela que a vitória do docente “possui uma importância singular, tendo em conta que, em edições anteriores, este prémio não foi atribuído, uma vez que não foi ratificado pelo comité o mérito das teses dos vários candidatos”.
O prémio Wallander tem como objetivo incentivar o desenvolvimento do tema de investigação da tese de doutoramento, mas também reconhecer a carreira académica do investigador. Um aluno do MBA Internacional, programa da Católica Porto Business School, também foi reconhecido além-fronteiras. Fernando Guedes foi eleito responsável pela Global SMT Manufacturing Technology Team da multinacional norte-americana Delphi.
Trata-se do primeiro colaborador da multinacional, de cidadania não americana, a ser eleito responsável global por um processo.
 

Restaurante português é o melhor da Europa em 2013
O melhor restaurante europeu fica em Amarante, no distrito do Porto. O Largo do Paço, do Hotel Casa da Calçada, foi eleito como melhor restaurante da Europa em 2013 numa lista de 100 restaurantes. A escolha foi feita através de uma votação online realizada pelo site líder europeu de informação baseada na opinião do consumidor sobre onde comer e beber.
Theeuropean50best.com escolheu o restaurante comandado pelo chefe Vitor Matos como o melhor à frente de nomes conhecidos como o Osteria Francescana, em Itália, ou o El Celler de Can Roca, em Espanha.
Nos últimos lugares encontram-se dois restaurantes franceses, o Le Meurice e o Le Bristol.
A marca Theeuropean50best.com é considerada, internacionalmente, como um símbolo de qualidade.
   O Restaurante Largo do Passo, perto da cidade invicta, já foi também premiado com uma estrela Michelin.

Clique
AQUI para conhecer a lista.

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes
 

Comissão Europeia distingue Politécnico de Tomar
O Instituto Politécnico de Tomar acaba de ser distinguido com dois dos maiores selos de qualidade da Comissão Europeia: o que consagra as boas práticas na utilização do Sistema de Transferência e Acumulação de Créditos (ECTS Label) e o que celebra a qualidade do Suplemento ao Diploma (SD Label), válido por um prazo de três anos.
A atribuição do ECTS Lavel e do SD Label vem reforçar o grau de reconhecimento internacional da instituição portuguesa naquele que, segundo a mesma refere em comunicado, é o "culminar de todos os esforços que o IPT tem feito na qualidade da organização das suas atividades de internacionalização".
Os dois selos de qualidade agora atribuídos pela Comissão Europeia vêm dar um novo ênfase ao reconhecimento daquela entidade para com o IPT, já demonstrado em 2008 com a atribuição dos primeiros selos e do Prémio de Ouro para a Organização e Gestão de Cursos Intensivos.
Notícia sugerida por Elsa Fonseca



Fotografia: Portugueses sobem ao pódio na Taça do Mundo

Uma equipa de 15 fotógrafos profissionais portugueses subiu ao terceiro lugar do pódio daquela que foi a primeira edição da 'World Photographic Cup'. O anúncio foi feito na página da competição internacional, segundo a qual a equipa portuguesa o terceiro lugar na geral por equipas foi conquistado graças às duas medalhas individuais conquistadas pelos lusos.
Uma foi mesmo medalha de ouro, na categoria 'Ilustrativo/Arte Digital', pelo fotógrafo Manuel Diamantino Jesus. Miguel Araújo foi quem arrecadou a segunda medalha para Portugal, na categoria 'Casamento', onde foi segundo classificado. A competição dividia-se em seis categorias diferentes - 'Retrato', 'Paisagem', 'Casamento', 'Comercial', 'Ilustrativo' e 'Reportagem' -, sendo que os fotógrafos portugueses conseguiram ter trabalhos entre os finalistas de quatro ('Casamento',' Comercial', 'Ilustrativo' e 'Reportagem').
No final, os resultados individuais levaram a equipa nacional, constituída por 15 fotógrafos profissionais, ao terceiro lugar do pódio na classificação geral por equipas. Em primeiro lugar, naquela que foi a primeira edição do concurso 'World Photographic Cup', ficou a equipa norte-americana, que nos resultados individuais conquistou uma medalha de ouro, na categoria 'Paisagem', uma de prata, em 'Comercial' e três de bronze, em 'Ilustrativo/Arte Digital', 'Casamento' e 'Retrato'. 
A medalha de prata, em equipas, foi para a equipa australiana, responsável pela conquista de duas medalhas de ouro nas classificações individuais, uma na categoria 'Retrato' e outra na categoria 'Casamento'. A equipa portuguesa era formada por André Brito, João Carlos, José Diogo Vasconcelos, Manuel Diamantino Jesus, Ana Rita Viana, Maurício Abreu, Heitor Coelho, Eduardo Pimenta, José Cruz, Ana Dias, Elisa Prego, Daniel Rodrigues, Pedro Saramago, Miguel Araújo e Daniel Ribeiro. Além desta, na competição participaram, no total, 22 equipas de países, como o Japão, a Irlanda, a Dinamarca, o Paquistão, a Alemanha e o Reino Unido.
A 'World Photographic Cup' é uma organização sem fins lucrativos, fundada pela 'The Federation of European Photographers' (FEP) e pela 'Professional Photographers of America' (PPA). O objetivo é "unir os fotógrafos num espírito de camaradagem e cooperação".
Veja a lista completa de vencedores da World Photographic Cup
AQUI.

Notícia sugerida por Vanessa Pereira
 
 
Música: Portugueses finalistas de competição mundial

Dois portugueses são finalistas de uma das mais prestigiadas competições de instrumentos musicais a nível mundial. A Margaret Guthman Musical Instrument Competition, nos EUA, selecionou os projetos de Mailis Rodrigues, investigadora no CITAR, e Diogo Tudela, ex-aluno da Escola de Artes da Universidade Católica no Porto entre 23 finalistas oriundos de 14 países. Esta competição anual, organizada pelo Instituto de Tecnologias da Georgia, tem como objetivo encontrar as melhores ideias do mundo avaliando instrumentos musicais de acordo com o seu design, musicalidade e performance.
Em comunicado, a Universidade Católica do Porto explica que Mailis Rodrigues, investigadora no Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, desenvolveu o Intonaspacio (na foto abaixo), instrumento digital de música que permite recolher ‘samples’ de som do espaço onde se encontra e integrá-los na música em tempo real.
Já Diogo Tudela construiu o FS/Partial - um controlador digital especialmente desenhado para contextos performativos que iniciou ainda enquanto estudante - para a unidade curricular de Interfaces Tangíveis.
Composto por um painel de júris que inclui nomes como o de David Zicarelli (fundador e CEO da Cycling’74), Chris Moore (compositor, performer e professor no Georgia Tech), e Young Guru (engenheiro de Jay-Z nomeado para os Grammy), o concurso oferece prémios na ordem dos 7.500 euros aos vencedores. Os premiados vão ser conhecidos a 21 de Fevereiro num evento que terá lugar no Instituto de Tecnologias da Georgia.
 
 
Complexo turístico português vence prémio internacional

O Pedras Salgadas Spa & Nature Park, em Bornes de Aguiar, no distrito de Vila Real, conquistou o prémio de melhor resort do mundo nos Travel + Leisure Design Awards, promovidos pela prestigiada revista de viagens norte-americana. O empreendimento turístico português foi eleito vencedor na categoria 'Best Resort', com destaque para o moderno alojamento, desenhado para um convívio em estreita harmonia com a beleza natural do parque. O júri fala mesmo numa experiência única para os hóspedes que ali forem e ficarem numa das duas 'tree-houses' - suspensas entre as árvores - ou numa das doze 'eco-houses' - construídas em madeira e ardósia.



"As enormes janelas de vidro lançam os convidados para as copas das árvores que os rodeiam e as clarabóias, mesmo por cima das camas, deixam qualquer ficar ali deitado a apreciar as estrelas a brilhar no céu nocturno", lê-se no site da 'Travel + Leisure'.

Apesar de só abrir oficialmente as portas em Julho de 2013, o Pedras Salgadas Spa & Nature Park foi já galardoado com o prémio internacional de arquitetura ArchDaily 2012, na categoria de 'Hotéis & Restaurantes' e mencionado nas várias publicações nacionais e estrangeiras. Situado no interior de Portugal, a 580 metros de altitude e em pleno Parque das Pedras Salgadas, o complexo turístico premiado é da autoria do arquiteto Luís Rebelo de Andrade a pedido da UNICER que quis preservar o património arbóreo e paisagístico da região, aliando-o a um design original e inovador.



Recuperado pelo arquiteto Álvaro Siza Vieira, o Spa Termal (antigo Balneário Termal) disponibiliza uma vasta seleção de massagens, tratamentos termais e de estética, partilhando as suas áreas com uma piscina interior com circuitos de águas, sauna e banho turco. O Parque Termal de Pedras Salgadas, com origem na segunda metade do séc. XIX, é um dos mais belos parques do interior de Portugal. Os cerca de oito quilómetros de caminhos percorrem diversas fontes termais que contêm água com benefícios comprovados para o organismo. Já o percurso pela alameda principal do Parque mostra a riqueza da sua história, ao mesmo tempo que dá acesso a outros serviços como, por exemplo, piscina exterior, campo de minigolfe, parque infantil e um atraente lago, com uma área superior a 3.000 m2, onde se podem realizar passeios de barco.



Este novo destino turístico sugere ainda um vasto leque de atividades ao ar livre, tais como, a ciclovia, que liga Pedras Salgadas a Vila Pouca de Aguiar, e circuitos de BTT devidamente identificados. Também são possíveis experiências mais radicais, como slide, rafting ou outras mais tranquilas, como visitas guiadas às Minas de Ouro Romanas, aos museus locais ou passeios pelo rio Douro.
Consulte AQUI a lista completa dos vencedores dos Travel + Leisure Design Awards e AQUI para saber mais sobre o Pedras Salgadas Spa & Nature.

Notícia sugerida por Vanessa Pereira



UE: Projeto luso é finalista em concurso de aplicações

Um projeto português está entre os finalistas daquele que é o maior concurso de aplicações da União Europeia, o FI-WARE Challenges. Pelo nome GalvYa e da autoria de João Vieira, a aplicação lusa permite gerir plantações agrícolas a partir de um equipamento eletrónico e tem por objetivo melhorar a indústria agroalimentar do futuro. Para participar no concurso era exigida a apresentação de aplicações Internet desenvolvidas pelos próprios, a partir da plataforma FI-WARE. De um total de 700 propostas apresentadas, oriundas de mais de 20 países, foram selecionadas 40 para concorrer à final, dividida em duas categorias - Smart City e Smart Business.
O GalvYa faz parte da última, juntamente com outros 19 projetos. A ideia lusa consiste numa pequena caixa - 'smox' (resultado da junção das palavras 'small' e 'box') - que é instalada nos campos agrícolas para acompanhar e 'sentir' as plantações. Através de um computador, de um tablet ou de um smartphone, a mesma vai transmitir todo o tipo de informações sobre a evolução da produção, desde a fase de semente até à fase da colheita. Para além de observer, o GalvYa tem ainda a capacidade de intervir remotamente com as necessidades dos campos. A aplicação vai agora marcar presenta na Campus Party Brasil, que decorre de 27 de Janeiro a 2 de Fevereiro, em São Paulo, onde vai também ser ajudado por engenheiros e outros especialistas da área na melhoria de alguns pontos do projeto antes da apresentação final ao júri do concurso.
Em jogo estão prémios no valor de 75.000 euros para o primeiro classificado, 40.000 euros para o segundo e 20.000 euros para o terceiro, havendo ainda menções honrosas de 5.000 euros para casos como o participante mais jovem e a aplicação mais inovadora.
O FI-WARE Challenges é um concurso criado em parceria entre a Comissão Europeia e a Campus Party Brasil 2014. Veja a lista completa dos finalistas nas categorias de Smart City e Smart Business do FI-WARE Challenges
AQUI.

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes
 

Fotógrafo português ganha prémio da revista Photo

Depois de, na semana passada, o fotógrafo António Pedrosa ter conquistado um prémio da Hasselblad, agora é a vez de Francisco Salgueiro conquistar outro importante prémio na área da fotografia, atribuído pela famosa revista francesa “Photo”. O português foi selecionado entre cerca de 50 mil participantes. A fotografia premiada foi tirada num campeonato regional de boxe, realizado no Pavilhão Casal Privilégio, em Loures, nos arredores de Lisboa.
"Esta fotografia mostra na perfeição a mistura de emoções. Explosão de felicidade de um jovem vencedor, deceção acentuada do perdedor. Até o árbitro parece sentir-se tocado com o duelo. O ângulo de visão cria a intimidade. O preto e branco acentua as posturas. É soberba!", pode ler-se no artigo da revista francesa sobre a fotografia de Francisco Salgueiro. Em declarações à Lusa, o vencedor do concurso "Le Plus Grand Concours Photo du Monde" revela que "a fotografia foi tirada num pavilhão um pouco degradado, mas que permite, pela luz e o ambiente, uma imagem muito orgânica, tendo sido escolhida entre 50 mil a concurso".
 À revista francesa, o fotógrafo português de 40 anos, revela que “a fotografia é como um romance, pois conta uma história”. Publicada em mais de 70 países e há mais de 45 anos, a revista “Photo” é uma referência internacional na área da fotografia.
O prémio do concurso é constituído por uma máquina fotográfica híbrida Olympus E-P5 Simple Kit.
Actualmente, Francisco Salgueiro tem ainda duas fotografias suas finalistas no YPA (Aliança de Jovens Fotógrafos) concurso patrocinado pelo Emirado do Dubai, cujo prémio tem o valor de cerca de 88 mil euros. No ano passado este fotógrafo "freelancer" teve duas fotografias no Top 15 do Mashable, na categoria "Silhuetas", e foi finalista de um concurso da National Geographic Traveller. Francisco Salgueiro, que também é escritor, viu já publicadas fotografias suas na revista Photo Vogue e duas imagens foram usadas pelo jornal Daily Mail, num trabalho acerca de Garrett McNamara e as ondas na Nazaré, tendo trabalhado como fotojornalista na agência Demotix.

Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes
 

Coimbra cria nanopartícula 'ninja' que combate tumores

É uma nanopartícula inteligente que reconhece os tumores atuando diretamente nos alvos cancerígenas, sem afetar as células saudáveis do organismo. A PEGASEMP já tem duas patentes nos EUA e, se os testes em humanos forem bem sucedidos, pode estar disponível no mercado dentro de três anos. Foi a
TREAT U, uma empresa spin-off da Universidade de Coimbra criada em 2010, que desenvolveu esta nanopartícula revolucionária ao nível dos tratamentos de quimioterapia.
"A PEGASEMP é 80 vezes mais pequena do que uma célula. Quando administrada na corrente sanguínea do paciente, reconhece tumores e liberta o tratamento de quimioterapia como se de uma granada se tratasse", explica ao Boas Notícias a investigadora Vera Dantas Moura (na foto), sócia fundadora da TREAT U. Além de atuar de forma mais dirigida e inteligente, outra característica desta nanopartícula que promete aumentar a eficácia das terapias oncológicas é o facto de "reduzir os efeitos nas células saudáveis ao diminuir a acumulação do fármaco nos órgãos que não têm lesão, o que não acontece com outros tratamentos de quimioterapia convencionais".
Este tratamento, que é administrado por via intravenosa, já foi testado com sucesso em ratinhos com cancro da mama. Os bons resultados da equipa da TREAT U foram reconhecidos nos EUA, onde a PEGASEMP já conquistou duas patentes. Uma situação que “valida o potencial desta nanopartícula no mercado das terapias oncológicas em que se insere”, defende a investigadora, de 33 anos.

Testes em humanos dentro de dois anos

Dentro de dois anos, a TREAT U deverá começar os testes em humanos pelo que, em caso de sucesso, a nova terapia deverá entrar no mercado já em 2017. Contudo, sublinha Vera Dantas Moura, para que as investigações prossigam com sucesso, a prioridade da TREAT U tem sido "assegurar a sustentabilidade da empresa" apostando nos seus ativos intelectuais e garantindo fontes de financiamento. A concretização do projeto da empresa de Coimbra contou com a colaboração da equipa da Bluepharma - João Nuno Moreira, do Sérgio Simões, do Luís Almeida, do Amílcar Falcão - e com o apoio financeiro da Portugal Ventures.

Créditos:
Boas Notícias


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário