sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Recordar é viver!

(imagens retiradas da internet)


Efemérides de 9 a 15 de fevereiro 

Bazán 

Há exatos 425 anos, a 9 de fevereiro de 1588, a Álvaro de Bazán, 1º marquês de Santa Cruz de Mudela, morria em Lisboa. Álvaro Bázan nasceu em Granada a 12 de dezembro de 1526. Bazán foi um militar espanhol, perito em operações navais, que teve um papel decisivo na batalha de Lepanto. Militar preparado e audacioso, Bázan foi enviado por Filipe II para terminar com a sublevação contra o Rei espanhol, que se desenrolava nos Açores. No arquipélago defendia-se os direitos de D. António, que veio para a Terceira lutar pelos seus direitos dinásticos. Bázan venceu a armada luso-francesa de D. António, o Prior do Crato na batalha naval de Vila Franca (S. Miguel). Em pouco tempo, a Terceira tornou-se no último bastião da defesa pela independência nacional. Entre 1581 e 1583, a ilha foi atacada fortemente pelos melhores militares espanhóis. Junto à ponta das contendas, uma zona onde outrora existira um pequeno forte utilizado na defesa da Ilha, primeiro contra os piratas que atacavam as mercadorias vindas de todo o Mundo, e depois contra os primeiros ataques castelhanos, será de novo essencial no desfecho da história, pois esta tem reviravoltas inesperadas. Foi por esta mesma ponta das contendas, que servira anteriormente de defesa, por onde os espanhóis desembarcaram na Ilha entre 26 e 27 de julho de 1583 (Desembarque da baía de Mós, que é a baía onde se encontra a ponta das Contendas). 


Tratado de Paris 

A 10 de fevereiro de 1763 era assinado o Tratado de Paris entre o Reino Unido, França, Portugal e Espanha e que pôs fim à Guerra dos Sete Anos (1756 a 1763). A Guerra desencadeou-se pelas disputas entre a Áustria (de Maria Teresa) e a Prússia (de Frederico II) pela posse da Silésia. Ao mesmo tempo, a Grã-Bretanha e a França disputavam o controlo comercial e marítimo das colônias das Índias e da América do Norte e envolveram-se na Guerra, cada uma defendendo o seu lado. Também foi motivada pela disputa por territórios situados na África, Ásia e América do Norte. O Tratado de Paris gerou grandes trocas de territórios coloniais entre as potências europeias, em especial na América do Norte e Caraíbas. A Inglaterra afirmou-se na América e a Franca perdeu grande parte das suas colónias e do seu Império. 


Brecht 

Há exatos 115 anos, 10 de fevereiro de 1898, nascia a Eugen Berthold Friedrich Brecht, em Augsburgo, na Alemanha.  Brecht foi um importante dramaturgo, poeta e encenador alemão do século XX.  O seu trabalho influenciou indelevelmente o teatro contemporâneo, desenvolvendo o teatro épico. Tornou-se reconhecido internacionalmente com as apresentações da sua companhia, a Berliner Ensemble, realizadas em Paris durante os anos 1954 e 1955. Recebeu o Prémio Lenine da Paz, em 1954. Morreu em Berlim, em agosto de 1956. 


Nelson Mandela 

A 11 de fevereiro de 1990, há exatos 23 anos, Nelson Mandela era libertado depois de 28 anos preso por combater o regime segregacionista do Apartheid, na África do Sul. Nelson Mandela foi o 1º Presidente negro da África do Sul, governou de 1994 a 1999. Prémio Nobel da Paz em 1993, Mandela foi um advogado dos direitos humanos e prisioneiro de consciência, um grande defensor da Humanidade. A ONU homenageou Mandela instituindo o Dia Internacional Nelson Mandela no dia de seu nascimento, 18 de julho, como forma de valorizar a luta pela liberdade, pela justiça e pela democracia. Em 2009, Ali Abdessalam Treki, na época Presidente da Assembleia Geral das Nações Unidas, afirmava que Mandela era "um dos maiores líderes morais e políticos do nosso tempo". 


Lincoln 

Há exatos 204 anos, a 12 de fevereiro de 1809, nascia Abraham Lincoln, o 16º Presidente dos EUA e o responsável pela abolição da escravatura no país. Lincoln foi advogado, legislador pelo estado de Illinois, membro da Câmara dos Representantes e duas vezes candidato derrotado ao Senado. Opositor declarado à expansão da escravatura dos EUA, Lincoln venceu a pré-candidatura do Partido Republicano em 1860, sendo eleito presidente no final do mesmo ano, o 1º Presidente Republicano da História dos EUA. Liderou o país durante a sua maior crise interna, a Guerra Civil Americana, preservando a União e combatendo os separatistas dos Estados Confederados da América.
Lincoln introduziu medidas que levaram à abolição da escravatura, um dos seus maiores desejos, promulgando a Proclamação de Emancipação em 1863 e promovendo a aprovação da Décima terceira emenda da constituição dos Estados Unidos da América que abolia a escravatura. Lincoln, apesar dos vários inimigos, mesmo dentro do próprio partido, sobretudo os defensores da escravatura, conseguiu conquistar a opinião pública através da sua retórica e discurso. O seu discurso de Gettysburg, em 1863, tornou-se um símbolo icónico dos deveres de sua nação. Nas etapas finais da guerra, Lincoln tinha uma visão moderada da Reconstrução, procurando reunir os EUA de uma forma mais rápida através de uma política generosa de reconciliação. 
Apenas 6 dias após a rendição final da Confederação sob o comando do General Robert E. Lee, Lincoln tornou-se também o 1º Presidente dos EUA a ser assassinado, a 15 de abril de 1865. 


Humberto Delgado 

Há 48 anos, a 13 de fevereiro de 1965, Humberto Delgado, o “General Sem Medo”, era assassinado por uma brigada da PIDE, chefiada pelo inspetor Rosa Casaco, na fronteira espanhola, em Villanueva del Fresno. Delgado nasceu a 15 de maio de 1906, em Torres Novas e cedo enveredou pela Aeronáutica, batendo o recorde de duração de voo sobre território português. Humberto Delgado foi, também, um dos grandes responsáveis do Acordo dos Açores (17 de Agosto de 1943), tendo sido o “pai-político” da Base das Lajes. Delgado, a pedido dos britânicos, elaborou o Blue Report (1941), um relatório, no qual analisava as características naturais e físicas dos Açores, em caso de invasão nazi e possível transferência do Governo para o arquipélago. E posteriormente foi o responsável pelas obras da pista e suas sucessivas ampliações. Tornou-se assim o Homem dos Açores. 
Em 1944, Delgado foi nomeado Diretor do Secretariado de Aviação Civil, tendo fundado, por isso, os Transportes Aéreos Portugueses (TAP). Entre 1947 e 1950, Delgado foi representante de Portugal na Organização Internacional da Aviação Civil, no Canadá, e chegou a chefiar a Missão Militar à Alemanha, no quadro da NATO. Criou a Força Aérea Portuguesa. Foi ainda adido militar na Embaixada de Portugal em Washington e membro do Comité dos Representantes Militares da NATO. Foi, então, promovido a general com 47 anos, sendo o mais novo oficial daquela patente. 
Humberto Delgado regressou a Portugal, onde foi nomeado Diretor-Geral da Aeronáutica Civil. Em 1958, candidatou-se às eleições presidenciais e durante a campanha afirmou que demitia Salazar. O Estado Novo tremeu e Delgado foi obrigado a exilar-se. 


Tratado de Lisboa (1668) 

A 13 de fevereiro de 1668 era assinado o Tratado de Paz de Lisboa entre Portugal (o regente D. Pedro em nome do irmão Afonso VI de Portugal) e Espanha (Carlos II de Espanha). 
O Tratado de Lisboa pôs fim à Guerra da Restauração, assim, a Espanha passou a reconhecer a restauração da independência de Portugal e devolveram-se os prisioneiros e as conquistas feitas durante a Guerra da Restauração (1640-1668). 


Destruição da Dresden 

Há exatos 68 anos, a 13 de fevereiro de 1945, os aliados atacaram a cidade alemã de Dresden. Norte-americanos e britânicos prepararam um ataque aéreo maciço dos aliados contra a cidade alemã. Durante três dias, 1 300 aviões anglo-americanos lançaram cerca de 3 900 toneladas de explosivos e material incendiário, reduzindo a cidade a puras ruínas e matando entre 35 000 e 135 000 civis. Dresden era famosa pelos seus edifícios históricos e arte, até se transformar na vítima do ataque mais destrutivo das forças aéreas aliadas da II Guerra. 


James Cook 

A 14 de fevereiro de 1779, há exatos 234 anos, morria o capitão James Cook, um grande navegador e explorador britânico. James Cook foi o primeiro homem a mapear a Terra Nova. Cook fez 3 viagens para o Oceano Pacífico, entrando em contacto com a costa leste da Austrália e do Havai, bem como a primeira circunavegação registrada da Nova Zelândia.  Cook morreu no Havai, em uma luta com os locais durante a sua 3ª viagem exploratória na região do Pacífico. 
As investigações recentes apontam para o facto de terem sido os navegadores portugueses os primeiros a descobrir e a cartografar secretamente a costa da Austrália e da Nova Zelândia 250 anos antes da chegada de Cook. 


Galileu Galilei 

Há exatos 449 anos, a 15 de fevereiro de 1564, nascia, em Pisa, Galileu Galilei. Galileu Galilei foi um grande um físico, matemático, astrónomo e filósofo, sendo umas das personalidades mais importantes na revolução científica. 
Galileu Galilei desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Galileu descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial. Galileu trabalhou o telescópio e com isso melhorou a teoria heliocêntrica. 


Porque recordar é viver, para a semana continuaremos a aprender! 
Francisco Miguel Nogueira 


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário