segunda-feira, 17 de junho de 2013

Crónicas 10 minutos - "Amante da sociedade"

(imagens retiradas da internet)



Os superalimentos que deve conhecer!

Nos últimos anos tive a oportunidade de perceber as várias teorias das ditas “dietas milagrosas”. Todas elas têm uma ponta de verdade, no entanto, é uma perda de tempo julgar que determinadas “filosofias dietéticas” são as mais corretas! Tomamos como o exemplo a vastidão de estudos sobre os povos indígenas que viveram durante um século de forma ativa e consciente, e ainda hoje perdura clãs de homens e mulheres centenários. A alimentação é realmente crucial, contudo se analisarmos criticamente, verificamos que os alimentos predominantes nestes distintos povos, variam imenso sobre si. Temos povos que sustentam-se apenas com bagas, plantas medicinais e alguns cereais, o que provoca aos vegetarianos a chave para o seu ideal de vida. Estes povos representam menos doenças cardiovasculares, e quase anula a osteoporose, estes dados são factos e devem ser devidamente registados.
Contudo, temos os caçadores recolectores que duravam, igualmente, centenários comendo carne acabada de ser caçada! Então no que ficamos? No pique glicémico dos cereais e frutas ou com o aumento da pressão arterial que um pedaço de animal pode oferecer ao corpo humano? 

Todos os alimentos são saudáveis e deixam de o ser consoante a genética do individuo e igualmente o seu estilo de vida, exceto a “comida plástica”, os doces fritos como os donuts, bolas de berlim, pois estão vivamente relacionados com o aumento de câncer no corpo humano. A carne é a maior fonte de proteína em termos de valor biológico nutricional. Mas a carne continua a mesma? Não! Facto! A carne de hoje, é-nos oferecida no prato com demasiado mercúrio, toxinas, hormonas, porque não só o nosso ambiente já não é o mesmo de há milénios atrás, como igualmente a terra que pisamos está cheia de fertilizantes. Contudo, viver nos Açores é viver com vantagens, pois consegue-se consumir carne e peixe com qualidade assegurada! As frutas, oleaginosas, leguminosas e vegetais são 100% saudáveis? SIM E NÂO! Há pessoas intolerantes a certos cereais (Celíacos, não podem comer nada que contenha glúten, uma proteína existente na aveia, trigo, centeio, espelta), há pessoas com intolerâncias raras, como por exemplo, conheci mulheres intolerantes à cebola, um outro caso, de uma menina que não pode comer certas frutas como a maçã! E segundo o saber leigo, diz-nos que a maçã afasta o médico! Então no que ficamos? No saber leigo ou no saber científico que todos os anos apresenta novos casos de intolerâncias e alergias alimentares? Diremos que ambos conhecimentos são essenciais para uma conclusão ótima tão difícil e ser alcançada no que toca a um “ideal de alimentação para todos”! As frutas também não são saudáveis ao organismo quando consumidas em excesso, a proteína a mais pode matar um diabético tipo I. São estes factos importantíssimos que não podemos descurar e devem ser devidamente elucidados ao consumidor comum. 

Como já escrevi em artigos anteriores, Portugal ainda está muito aquém da Prevenção do Envelhecimento Precoce e Promoção da Longevidade! Já se encontra em Portugal, algumas Instituições denominadas Alternativas, porém ainda pouco aproveitadas pelo Estado Nacional, e pouco credenciadas pela Medicina Oficial! “Eles” conhecem como adquirir no nosso quotidiano os melhores alimentos, sabem que o termo biológico induz a garantia ao consumidor da qualidade do alimento comprado, sabem que existe em todo o mundo, cogumelos, algas, bagas, plantas medicinais que SALVEM VIDAS DIARIAMENTE! Contudo, a conjuntura económica que os hospitais e farmácias impõem com a ajuda dos mass media, camuflam todos os dias a natureza! Natureza esta, que está ao alcance de todos! Entre caixas de cereais fitness (repletos de açucares) e as ervilhas e os tubérculos do quintal, o custo do último sem dúvida é o mais económico, mas os cereais são os que predominam na publicidade televisiva, logo são um dos produtos mais consumidos, porque a publicidade assim o divulga! Estou certa ou errada?

Não venho aqui aguçar ninguém em particular, mas sim, ajudar aos leitores, a conhecerem alguns alimentos dos quais não prescindo e que se encontram livremente no nosso mercado e que SIM, pode melhorar a vossa qualidade de vida! Contudo deixo já o recadinho que cada caso é um caso, procurem o superalimento que mais vos agrada, que o preço seja o mais económico possível e que igualmente sejam práticos de os manejar na cozinha juntos dos alimentos com os quais estão habituados, proporcionando a todos uma melhor alimentação e um flavor agradável para a sua família!

Espero que seja do vosso agrado a informação disponível: Boa leitura, boas compras e boas escolhas alimentares! Não só os ricos podem consumir estes alimentos, basta fazer a opção certa! Não se esqueçam que a couve do vizinho saber-lhe-à melhor que a couve embalada de uma superfície comercial! Talvez o comprar ao vizinho seja mais barato, porque está mesmo “ali” e não terá de gastar combustível para se deslocar à mercearia! Infelizmente os alimentos biológicos encontram-se com preços elevados em Portugal, contudo os alimentos regionais/nacionais estão ao custo de qualquer bolso. Repito, o que está no quintal, mesmo que não provenha da agricultura biológica será menos prejudicial à saúde comparativamente com o alimento que se encontra num hipermercado todo brilhante acabado de ser pulverizado por químicos, aliás isto faz-me lembrar repentinamente o que acontece com o peixe! Tenham muitíssimo cuidado ao comprar peixe! Peixe brilhante não é sinónimo de peixe fresco!


Vamos então dar inicio à nossa lista…

1 - Água
Não sobrevivemos sem ela, isto é um facto! A água é vital! Este será o meu primeiro alimento base! Da torneira escolham a que vem da melhor fonte, basta contactar o município da sua localidade que o irão elucidar se a qualidade da água na sua área residencial é destinada ao consumo. (Este alerta foi apresentado pelos pesquisadores da Unesp, quando declararam que em muitas zonas dos países, a água da torneira é mais saudável do que a água engarrafada!) Da garrafa nada com um ph inferior a 7. Quando o ph é inferior a 7, esta água não é alcalina e em vez de hidratar o corpo, está a desidratar! FUJAM DOS SUMOS COM GÁS, pois possuem um ph inferior a 2, isto é, de todas as vezes que estão a beber esses “sumos”, estão a diminuir consideravelmente a vossa imunidade. Entre garrafas de plástico, prefira a da sua região, porque terá menos exposição ao sol e a quentes temperaturas no transporte ou no armazém! Entre garrafas de plástico e as que vem no vidro, sem dúvida a que vem no vidro será a melhor opção! Por isso, bebam e bebam água!!!


2 - Borragem
Considero como uma das melhores plantas medicinais, encontramos a um preço simbólico, não tem um sabor forte, tonifica a pele, sendo já adicionado em alguns cremes anti-rugas. Para além disso, ajuda na desintoxicação hepática, é anti-inflamatório, porque contém um ácido gordo insaturado, designado por gamma-linolénico reduz o síndrome-pré menstrual, reduz bronquite e até ajuda a emagrecer!


3 - Canela
Quem não conhece esta especiaria com um aroma fantástico e nostálgico? A canela é antiviral, analgésica e antibacteriana, é muito eficaz no tratamento à diabetes pois possui um mineral designado por picolinato de cromo, ele consegue equilibrar os níveis de glicose no sangue, evitando a acumulação de gorduras, a canela igualmente consegue reduzir a 27% do mau colesterol.


4 - Gengibre
Considerado um termogénico, ou seja, ele aumenta o ritmo do metabolismo, fazendo com que um individuo gaste mais calorias por dia. Tem um efeito terapêutico, graças aos gingerois, estas moléculas produzem o efeito de calor que esta raiz nos oferece, tem propriedades anti-inflamatórias, por isso se tem gripe neste momento deve recorrer ao gengibre.


5 - Chocolate/cacau
Cacau negro em pó … um tónico circulatório, vasodilatador, uma vez que contém triptofano e teobromina. Ele proporciona bem-estar, reduz o apetite e a ansiedade, melhora a qualidade do sono protege-nos de doenças neurológicas como o Alzheimer, e Parkinson e para além disso...quem estiver mal de amores, recorra a um bom pedaço de chocolate negro e sinta-se inspirado! O seu poder antioxidante está presente nos chocolates com percentagem de 50%, sendo mais notórios no chocolate de 70%. Existe no mercado variadíssimas percentagens de chocolate negro, com bagas goji, com amêndoas, com quinoa e mirtilos…por isso, escolha o seu preferido e coma com moderação!


6 - Clorela
Esta alga fornece 60% da proteína necessária ao corpo humano, liberta toxinas nas células, elimina chumbo do corpo humano, é anticancerígeno. Este superalimento também pode ser consumido por gravidas! A clorela demonstrou em vários estudos científicos que consegue diminuir a incidência do contágio de doenças sexualmente transmissíveis.


7 - Spirulina
Uma microalga, um dos primeiros alimentos a habitar no planeta terra. Anote bem as suas propriedades; contem, clorofila, proteína, minerais, vitaminas, ácidos gordos essenciais, antioxidantes, enzimas digestivas, logo, com toda esta riqueza, ela constrói músculos, reduz o açúcar no sangue, fortalece os ossos, reduz inflamações estomacais, melhora a mente. A spirulina contém uma percentagem valida de ferro, tanto como a carne, sendo uma opção para os vegetarianos. Basta adicionar a um sumo de vegetais ou polvilhar sobre uma salada! Esta alga fortalece o cabelo, a pele, reduz artrite e alergias. Também é utilizada junto à alga clorela para acelerar a perda de peso. 


8 - Óleo de coco
Este é o meu superalimento preferido! Tem centenas de utilidades, tanto para manutenção do peso corporal, utilizado como fonte de energia, deve-se cozinhar e temperar saladas com este óleo! Aliás tudo o que provém do coco é saudável. Procure sempre o óleo de coco biológico, de forma a garantir a sua qualidade. Há milhares de trabalhos e ensaios, relatos sobre as propriedades desta fruta…a sua lista de propriedades é demasiado extensa para apresentar neste trabalho. O óleo de coco consegue equilibrar os níveis de açúcar no sangue, é antifúngico, antibacteriano, quando juntamos aos outros alimentos consegue absorver melhor as vitaminas e minerais desses mesmos alimentos, tem capacidade de proteger a tiroide e regula o sistema hormonal.


9 - Semente Chia
Termino com esta semente de cor escura, acinzentada, que praticamente não contém sabor, sendo fácil de manusear com outros alimentos. Vários pesquisadores prometem que a semente chia comparando com outros alimentos, consegue emagrecer até sete vezes mais, sem alterar a alimentação. Contudo, não se iludem, pois tudo depende de como a vai utilizar e das restantes refeições que fará ao longo do dia! Fonte extrema de cálcio, fibra solúvel, ómega 3 e ómega 9,ferro e magnésio, potássio, proporciona saciedade, é anti-inflamatória, e reduz visivelmente a obstipação, ajuda a repor os músculos, após o exercício físico!

Aqui tendes alguns dos melhores alimentos que são encontrados e valorizados por todo o mundo! Escolham o vosso preferido, deliciam-se com ele nas vossas aventuras gastronómicas e divulguem! Não fiquem presos na mesma filosofia uma vida inteira, não só estão a perder sabores únicos, como o maior prazer que a vida lhe pode oferecer, comer o que a Natureza oferece gratuitamente! Temos que nos responsabilizar pela nossa saúde, não os médicos. Quero sublinhar que a maioria dos médicos não percebe nutrição. Para isso, vocês têm à vossa disposição outros especialistas, como por exemplo, fitoterapeutas, naturopatas, dietistas, nutricionistas desportivos… eles trabalham com os alimentos e suplementação a fim de cuidar, preservar, e curar doenças! Por isso tenha esta consciência e admita que deva ser você o primeiro responsável pela sua saúde, e não culpabilizar o seu médico!

Com formação profissional em diatética e nutrição, deixo-vos esta informação! Agradeço a vossa leitura. Estarei sempre por cá, qualquer dúvida contacte-me para o sociedaderadio@hotmail.com ou comente e questione aqui no MEIO CRESCENTE!


Sou Amante de uma Sociedade, que também é a sua! Vamos aproveitar este espaço para trocar ideias e informação…porque “sapatos”…

… Sapatos? Sei…são para os pés e ponto.
Marisa Leonardo


P.S. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

3 comentários:

  1. Olá a todos,
    Agradeço a leitura da Vera e do caro António! Lamento não assistir mais a anterior interatividade que as minhas crônicas já apresentaram! Vou presumir que estão todos de férias! :)

    Sabem que de momento podem seguir informação semelhante a este tema na Rádio local, Horizonte.

    E assim me despeço, como Amante de uma Sociedade (problemática), que também é a sua!, Por isso, opine!

    Abraço,
    ML

    ResponderEliminar