segunda-feira, 3 de junho de 2013

(com)partilhar!

(imagem retirada da internet)



Educação parental


'Se ele é assim ou se age de forma menos correta, então eu falhei no desempenho da minha função parental'. Este é um raciocínio muito frequente que é urgente alterar, para bem dos pais e dos filhos.

Se vai ser pai/mãe nos próximos tempos, então prepare-se porque irá assumir um dos papéis mais desafiadores, extenuantes e difíceis da existência humana, em relação ao qual não há retorno. Pelo menos durante um longo período, acabaram-se os fins de semana descansados, as idas ao cinema e os jantares fora. Mesmo que tenha avós disponíveis para acolher o novo elemento da família, a presença dele na sua mente será constante e por isso dificilmente poderá encontrar aquela tranquilidade de antigamente. Não é que eu queira pintar o quadro muito negro, mas quem tem filhos sabe bem que o descanso acabou. Acha que estou a exagerar? Então o melhor é esperar para ver... Vai ver o lado difícil, mas também o outro. É que eles, para além de nos encherem a vida de preocupações, também preenchem a nossa existência de alegria e encantam-nos permanentemente.

Muitas são as dúvidas que assaltam os pais quando desempenham a sua função, nomeadamente se têm dado aos filhos o contributo essencial para que estes cresçam de forma equilibrada e feliz. É muito frequente encontrar pais a culpabilizarem-se quando algo corre mal com os filhos... 'Se ele é assim ou se age de forma menos correta, então eu falhei no desempenho da minha função parental'. Este é um raciocínio muito frequente que é urgente alterar, para bem dos pais e dos filhos. 

A existência de serviços de apoio e orientação de pais poderia ser uma excelente ajuda para eles viverem de uma forma mais tranquila o desempenho da sua missão, em relação à qual ninguém nasceu ensinado. Estes serviços de apoio poderiam funcionar nas autarquias ou nos centros de saúde e terem como coordenadores psicólogos e psiquiatras. A existência deste tipo de serviço seria de grande utilidade, uma vez que os pais muitas vezes se sentem perdidos e incapazes de definir o tipo de estratégia mais adequada para ajudarem os filhos a resolver problemas, que muitas vezes estão associados a uma determinada etapa do desenvolvimento. Além disto, é urgente que os pais possam treinar competências que lhes permitam mudar alguns comportamentos quando são confrontados com determinadas circunstâncias.

A educação parental é um desafio que se poderá também colocar aos psicólogos que trabalham em contexto escolar, uma vez que a alteração do comportamento dos mais novos passa, sobretudo, por um trabalho intensivo junto dos seus encarregados de educação. Todo o trabalho que for desenvolvido com os pais será uma forma de prevenir o aparecimento de muitos dos comportamentos que são considerados indesejáveis no contexto escolar.

Pais informados, descontraídos e confiantes são meio caminho andado para a felicidade mútua. Torna-se por isso urgente investir mais na formação de quem tem a difícil tarefa de educar.

Créditos: Educare.pt


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário