sábado, 1 de junho de 2013

Ideias em movimento!

(imagem retirada da internet)



Esta semana o roteiro Boas Notícias de eventos gratuitos dá o mote para os santos populares, para a sardinha assada, para os bailaricos. Assim, em Lisboa, o destaque vai para a abertura das Festas de Lisboa. No Porto celebram-se os cinquenta anos do Goethe-Institut. Mais a sul, Rão Kyao e Renato Silva Júnior atuam na Igreja Matriz de Grândola.


LISBOA

Festas de Lisboa
Está na altura da sardinha e do manjerico na capital. Este sábado, dia 01 de Junho, têm início as Festas de Lisboa com continuação pelo mês dentro. São várias as iniciativas um pouco por toda a cidade. A abertura é no sábado, no Rossio, às 19h30, com um espetáculo dos P.I.G.S.. Consulte AQUI a programação.

Yoga no Bosque dos Gaios
O Bosque dos Gaios, no Estoril, recebe um evento dedicado ao relaxamento já este domingo, dia 02 de Junho, às 10h00, com uma sessão de Yoga. A sessão é liderada por Vânia Montinho e tem entrada grátis. Mais informações através do número de telemóvel 962522580 ou através do email vaniamoutinho@gmail.com. 

1.ª Mostra Cultural de Associações de Lisboa
O Cinema São Jorge recebe no domingo, 02 de Junho, a 1.ª Mostra Cultural de Associações de Lisboa, pelas 14h30. Nesta primeira edição, o evento com a participação de agrupamentos dedicados à música e à dança. A entrada é livre mas está sujeita à lotação. Os bilhetes devem ser levantados nas bilheteiras do Cinema São Jorge. Saiba mais AQUI.

Faz-me festas nos Anjos
Faz-me festas nos Anjos é uma mostra associativa e um festival que decorre, até ao dia 01 de Junho, na freguesia dos Anjos. No programa estão concertos, jogos de rua, performances, conversas e debates, entre outras atividades em diversos locais da freguesia. Consulte AQUI o programa.

Meo Out Jazz
O Meo Out Jazz, evento que anima toda a cidade com música jazz, vai passar esta sexta-feira, dia 31 de Maio, no Museu do Chiado e domingo, 02 de Junho, no Anfiteatro Keil do Amaral, em Monsanto. Consulte AQUI o programa.

Mostra Itinerante de Cinema Indígena Brasileiro 
Esta sexta-feira, 31 de Maio, pelas 18h00, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, da Universidade Nova de Lisboa o fim de tarde é dedicado ao cinema. A Mostra Itinerante de Cinema Indígena Brasileiro apresenta o filme "As Hiper Mulheres", no edifício ID, na sala multiusos 3. Saiba mais AQUI.

Ciclo de Cinema ao Ar Livre
Entre os dias 02 e 05 de Junho, pelas 20h00, a Praça Leya, na Feira do Livro, conta com cinema ao ar livre. Os filmes, como não poderia deixar de ser, foram já publicados em livro.
Consulte AQUI o programa.

Arraial dos Navegantes
O arraial começa pelas 19h00, nesta sexta-feira e dias de fim de semana, 31 de Maio, 01 e 02 de Junho respetivamente, no Parque das Nações, no Passeio do Levante. Saiba mais AQUI.

Concertos de Domingo na Gulbenkian
"O Guardador de Canções" é o título do concerto que acontece este domingo, 02 de Junho, pelas 12h00, no Átrio da Biblioteca de Arte, na Fundação Calouste Gulbenkian. Serão interpretadas obras de Brahms, Poulenc, Strauss, Fauré entre outros. Saiba mais AQUI.

Conferência com Jacques Delors
"A prioridade: consolidar a União Económica e Monetária" é o título da conferência que decorre na Fundação Calouste Gulbenkian e que conta com a presença do antigo presidente da Comissão Europeia, Jacques Delors. O encontro tem entrada livre e acontece esta quarta-feira, 05 de Junho, pelas 18h30. Saiba mais AQUI.

"Os ricos e os pobres" na Casa da Achada
Esta segunda-feira, 03 de Junho, pelas 21h30, realiza-se mais uma sessão do ciclo de cinema "Dinheiro para que te querem", com a exibição do filme "Os ricos e os pobres" (1983), de Jonh Landis. Saiba mais AQUI.

Visitas gratuitas ao interior da Fonte Luminosa
Todos os sábados, a Fonte Luminosa, na Alameda Dom Afonso Henriques, abre as suas portas ao público para mostrar nas galerias interiores, o equipamento de bombagem e algumas peças originais, entretanto desativadas. As visitas são gratuitas e realizam-se das 15 às 17 horas. No exterior da fonte, diariamente, realizam-se os jogos de água (das 12 às 15h e das 18 às 23h) e os jogos de luz (15 minutos após o crepúsculo).

Feira do Livro de Lisboa
A Feira do Livro regressa à cidade de Lisboa, no Parque Eduardo VII, com mais uma edição a decorrer até ao dia 10 de Junho. Estão preparadas várias atividades com sessões de autógrafos, lançamento de livros, workshops, teatro e animações de rua. Consulte AQUI a programação.


ALMADA E SETÚBAL

Semana Verde em Almada
Almada acolhe mais uma edição da Semana Verde, até ao dia 06 de Junho. O programa, que tem como objetivo dar a conhecer o património natural de Almada e sensibilizar as pessoas para a importância da intervenção de cada um na construção de um concelho e planeta mais sustentáveis,conta com várias atividades gratuitas em vários locais do concelho. Consulte AQUI o programa.

Vida saudavél em Palmela
O mês de Junho, em Palmela, conta com o programa “Mexa-se em Palmela”, que oferece várias atividades desportivas para ajudar a ter uma vida saudavél. Das várias modalidades a praticar destaca-se o futebol, o basquetebol, o atletismo, pilates, entre outras. Consulte AQUI o programa.

Concerto dos Move em Almada
A banda algarvia Move, grupo musical que oscila entre o rock americano e o pop britânico do século XX, apresenta na próxima sexta-feira, dia 31 de Maio, na Fanc do Fórum Almada, pelas 22h00, o seu primeiro trabalho "Antes Que O Mundo Acabe". Saiba mais AQUI.

“Almada Mexe Comigo”
Nos meses de Maio e Junho, a Câmara Municipal de Almada apresenta um programa que promove a saúde e o exercício físico. São diversos os espaços do concelho onde decorrem as atividades. Caminhadas, passeios de BTT, desportos aquáticos ou aulas abertas de Yoga, são algumas das sugestões para o mês de maio. Consulte AQUI o programa.


PORTO

50 anos Goethe-Institut
O Goethe-Institut do Porto celebra 50 anos de presença na cidade. No sábado, 01 de Junho, a partir das 15h30, a Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, dá início às celebrações com música e instalações de arte. Consulte AQUI o programa.

Invicta Filmes: Ciclo Alfred Hitchock
A Biblioteca Municipal Almeida Garret, no Porto, conta com mais um ciclo de cinema da Invicta Filmes, desta vez dedicado ao mestre Alfred Hitchock . Esta quarta-feira, dia 05 de Junho, pelas 18h30, o filme a exibir é "Confesso" (I Confess). Saiba mais AQUI.

Recital de Música 
O Palacete Viscondes de Balsemão acolhe este sábado, dia 01 de Junho,
pelas 17h30, o recital de música com o grupo Lusitanae Ensemble, uma formação de jovens músicos. Saiba mais AQUI.

Invicta com sessões de Tai-Chi ao ar livre
Durante todos os sábados, o Tai-Chi Center oferece sessões de Tai-Chi, ao ar livre, até ao fim do mês de Setembro. Os jardins do Palácio de Cristal (junto à Concha Acústica), têm aula marcada para as 11h00. Para quem prefere a tarde, a aula é às 16h00, no Monte Aventino, no jardim do Pavilhão. Saiba mais AQUI.


NORTE E CENTRO

Bansky: A Arte Saiu à Rua
O espaço Fnac, em Coimbra, tem patente até ao dia 25 de Junho, uma exposição fotográfica com algumas das obras de Banksy, o incontornável e enigmático artista de rua de arte urbana. Saiba mais AQUI.

Guimarães: Fim de semana de festa na Casa Amarela 
Com início esta sexta-feira, 31 de Maio, e durante o fim de semana, a Casa Amarela, em Guimarães, acolhe concertos, uma sessão de Cinema e exposições de fotografia e pintura.
Consulte AQUI o programa. 

10º Festival de Rock na Vila
A 10ª edição do Festival Rock na Vila decorre por estes dias, 31 de Maio e 01 de Junho, em Vila de Rei. O evento, com entrada livre, tem como cabeças de cartaz Filipe Pinto e Boss AC.
Saiba mais AQUI.

Cinema gratuito em Coimbra
Na próxima quinta-feira, 06 de Junho, pelas 22h00,. o Centro de Estudos Cinematográficos em coimbra exibe o filme proviniente da Coreia do Sul, com o título "Duas irmãs" (2003), de Jee-woon Kim. Saiba mais AQUI.

Exposição fotográfica sobre Serge Gainsbourg
Até ao dia 11 de Julho, o espaço Fnac, no LeiriaShopping, conta com uma exposição do fotógrafo Tony Frank sobre o músico, cantor e compositor francês Serge Gainsbourg (1928 – 1991). Saiba mais AQUI.

Ciclo "Os Eternos de Cannes"
O espaço Fnac de Viseu conta esta sexta-feira, 31 de Maio, pelas 20h00, com a exibição do filme "A Árvore da Vida", de Terrence Malick. Este filme termina o ciclo de cinema "Os Eternos de Cannes". Saiba mais AQUI.

Manhãs desportivas em Viseu 
Aos domingos de manhã, a partir das 09h00, a ordem na cidade de Viseu é para ginasticar. Até ao dia 28 de Julho, o projeto Manhãs Desportivas, que já vai na sua 11ª edição, oferece várias atividades desportivas no Parque Urbano da Radial de Santiago. Saiba mais AQUI.


ALENTEJO E ALGARVE

Concerto de Rão Kyao e Renato Silva Júnior em Grândola
A Igreja Matriz de Grândola recebe já este sábado, 01 de Junho, pelas 21h30 o concerto de Rão Kyao e Renato Silva Júnior, acompanhados pelos coros da paróquia local e do Carmo de Beja.

Portalegre: XI Encontro de Coros Infantis
O Centro de Artes do Espetaculo de Portalegre, no número 39, da Praça da República, acolhe este sábado, 01 de Junho, pelas 16h00. o XI Encontro de Coros Infantis.

Concerto na Casa da Cultura de Beja
Os Ho-Chi-Minh, banda de metal cujos os seus elementos são naturais de de Beja, atua na próxima sexta-feira, dia 07 de Junho, pelas 21h35, na Bedeteca/Casa da Cultura de Beja.

Ruas de Beja transformadas em museu
A partir do dia 31 de Maio, a cidade de Beja é um "museu aberto", com a exibição em vários lugares da cidade de várias peças arqueológicas. A iniciativa "A construção revela-se à cidade: Exposição de peças arqueológicas em lugares singulares em Beja" decorre a partir de sexta-feira, na Praça da República.

Recital de Guitarra Portuguesa
O espaço Fnac, no Algarveshopping, acolhe esta sexta-feira, 31 de Maio, pelas 21h30, o recital de guitarra portuguesa com o músico João Cuña, que presta um verdadeiro tributo a este instrumento musical. Saiba mais AQUI.

Festival Faro Jovem
Acontece já este sábado, 01 de Junho, a partir das 09h30, o evento Faro Jovem, uma iniciativa que tem como principal objetivo divulgar o trabalho das associações juvenis do Município. O evento decorre no Largo Dom Afonso III e no Museu Municipal de Faro, sendo as atividades neste último local gratuitas. Consulte AQUI o programa.


ILHAS

Orquestra de Bandolins da Madeira
A Orquestra de Bandolins da Madeira, com direção de Eurico Martins, atua no dia 31 de Maio, a partir das 21h00, na Igreja Inglesa, no Funchal. a orquestra é constituída por mais de duas dezenas de músicos locais, na sua maioria jovens, todos formados nas escolas da Associação Recreio Musical União da Mocidade.

Encontros da Eira no Madeira Story Centre
Os Encontros da Eira dão a conhecer a sua música já este domingo, dia 02 de Junho, pelas 11h30, no Madeira Story Centre.

Por Ana Silva
Créditos: Boas Notícias


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento! 

Sem comentários:

Enviar um comentário