terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Crónicas 10 minutos - Tecnologicamente falando

Imagem retirada AQUI



Projecto que visa banir a LAG 
dos videojogos online

Hoje falo-vos do pior ‘adversário’, e também de uma das situações mais irritantes que qualquer jogador online enfrenta: a famosa lag

Mas em concreto, o que é a lag? Antes de mais, é um estrangeirismo, que vem de Latency At Game, ou, em Português, Latência No Jogo, e que se refere, de uma forma muito global, ao tempo que o computador do utilizador fica atrasado em relação ao servidor principal. Quando falamos desta situação fora do mundo dos videojogos, podemos falar do termo mais generalista: latência. 

Portanto, tal situação não se verifica apenas em jogos, mas também em chamadas videoconferência, chamadas VOIP, software da bolsa/câmbios, etc. Exemplo prático, sabem quando estão no Skype a ver/falar com alguém e há cortes ou ‘travagens’ na imagem? Isso é o efeito da lag. Mas a lag está por toda a parte, mesmo se sairmos do raio de acção dos internautas. Quando estão a ver o Telejornal e o jornalista que está no exterior demora vários segundos a começar a responder à pergunta feito pelo outro jornalista que está em estúdio, isso também é o efeito da lag, mesmo que a comunicação seja feita via satélite. 

As razões habituais para a ocorrência desta situação pouco agradável são a distância entre o remetente e o destinatário do pacote de dados, já que, quanto maior a distância, maior o tempo em que o pacote demorará a chegar ao destino. E também se deve à baixa taxa de transferência da ligação local (velocidade de internet) ou então porque outros computadores dessa mesma rede estão a ocupar bastante largura de banda. 

Mas o projecto que vos trago incide a sua acção mais directamente na utilização de aplicações baseadas na internet por isso vou-me dirigir mais especificamente aos jogadores. A Comissão Europeia decidiu aplicar 3.6 milhões de euros faseadamente durante os próximos três anos numa mão cheia de faculdades e empresas para que elas possam, através do projecto RITE, ‘vencer’ a lag. Entre eles, a Alcatel-Lucent Bell, a Simula Research Labs, o Instituto Mines-Telecom e a Universidade de Aberdeen. O objectivo é redesenhar a forma como os computadores ‘falam’ uns com os outros, para diminuir o delay que a internet tem. Pormenores técnicos ainda não foram revelados, mas o desejo dos investigadores passa por fazer grandes alterações, introduzindo mecanismos quer na própria rede global Europeia, quer no ‘fim da linha’, que são os servidores. O objectivo, caso venha a ser atingido, será reduzir significantemente - ou mesmo eliminar – a lag como tal a conhecemos hoje. O Professor Fairhurst, da Universidade de Aberdeen indicou que estão “focados num problema definido e achamos que há soluções para ele, mas temos de mudar os padrões actuais da internet”. Mais adiantou que é muito provável verificar-se a resistência de mudança por parte dos gigantes tais como Microsoft e Google. 

Como podem calcular, milhões serão beneficiados, muito para além dos jogadores. Isto pode vir a traduzir-se numa internet mais eficiente para a maior parte das coisas que fazemos. Senão vejamos, em apenas 10 anos, a proposta comercial de internet em Portugal passou de 512kbps para uns alucinantes 400MBps! (velocidades contratadas, podem não ser as velocidades reais). Para que não haja equívocos, estes valores representam um aumento que ronda os 800%! Embora tenha havido uma enorme melhoria, a verdade é que a situação da latência não teve essa mesma evolução que a largura de banda. Posso dar o meu caso prático, enquanto jogador online, tenho a mesma latência quer tenha uma velocidade de internet real de 10mbps ou de 30mbps (internet por cabo). Não falo de fibra óptica, porque aí iria existir uma melhoria. No entanto, mesmo com a melhor velocidade de fibra óptica, existe uma latência desagradável visível! 

Este exemplo serviu apenas para tentar mostrar que o caminho que os investigadores pretendem tomar é viável e que pode realmente dar resultados excelentes. Uma internet que hoje é mais modesta, ficará mais ‘ágil’ com tais alterações, sem aumentar a velocidade. Caso venha a dar ‘frutos’, este projecto RITE, vai eliminar as desculpas dos jogadores que acusam a lag do seu mau desempenho! =) 

E vocês, o que acham da internet que têm em casa? 


Tal como a tecnologia, inove, melhore, evolva! 
João Oliveira 


P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE! 


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!


2 comentários:

  1. Será com certeza um projecto interessante e que espero ver em prática, com consequências directas no utilizador.
    No entanto, o facto de "obrigar" a que se "redesenhe" mecanismos que já estão no mercado desde há muitos anos poderá ser um entrave à real aplicabilidade desse mesmo conceito.
    A ver vamos mas que a ideia é inovadora e bastante útil lá isso é.
    Fico a aguardar por novidades.

    ResponderEliminar
  2. Fábio,
    tens muita razão quando apontas esses entraves. Realmente é um dos, senão o maior obstáculo, porque as empresas indicadas são extremamente poderosas e poderão gastar muito dinheiro com estas alterações. De resto, o projecto está em marcha e o dinheiro para a investigação está lá, por isso é esperar que a ideia dê resultados porque todos nós, 'end users' principalmente, vamos beneficiar imenso!

    ResponderEliminar