domingo, 20 de maio de 2012

Professor da Universidade do Minho recebe prémio

(imagem retirada da internet)


Professor da UM vence prémio internacional na Qualidade

O português Paulo Sampaio, professor da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, recebe este domingo, dia 20, a Feigenbaum Medal, pelos seus contributos na área da Qualidade. A cerimónia decorre na ASQ World Conference on Quality and Improvement, em Anaheim, Califórnia, nos EUA. Atribuída pela American Society for Quality (ASQ), a Feigenbaum Medal é a maior distinção internacional no domínio da Qualidade destinada a reconhecer anualmente uma pessoa com menos de 35 anos que se tenha destacado pelo seu contributo para o progresso na área e cujo trabalho resulte num benefício distinto para a humanidade.

Segundo a ASQ, este galardão é atribuído a Paulo Sampaio “pela sua dedicação excecional, em início de carreira, ao domínio pessoal da profissão da qualidade, pela busca entusiasta no aumento e expansão do conhecimento na área e pelo seu empenho em reforçar, no seu país, a aplicação dos métodos e princípios da qualidade”. É a segunda vez que um português recebe este prémio, depois de, em 1998, ter sido reconhecido Pedro Saraiva, atualmente professor catedrático da Universidade de Coimbra. 

Investigador tem várias distinções e cargos 

Paulo Sampaio, bracarense de 33 anos, é licenciado em Engenharia e Gestão Industrial e doutorado em Engenharia de Produção e Sistemas pela UMinho. É professor auxiliar do Departamento de Produção e Sistemas da UMinho e investigador do centro Algoritmi, sendo também docente convidado em diversos cursos de pós-graduação. Preside a Associação Portuguesa para a Qualidade - Região Norte (vice-presidente nacional), é o representante português da ASQ, presidente da comissão instaladora da Rede de Investigadores da Qualidade, membro de comissões técnicas do Instituto Português para a Qualidade, consultor e formador na área da qualidade e cofundador da spin-off GESTA. 

O investigador já venceu três prémios na categoria Melhor Artigo da 'Student Technical Paper Competition', inserida na ASQ World Conference on Quality and Improvement. A sua tese de doutoramento, 'Estudo do Fenómeno ISO 9000: origens, motivações, consequências e perspectivas', foi eleita como Melhor Trabalho de Investigação em 2008 pela Associação Portuguesa para a Qualidade. Em novembro de 2011 foi reconhecido pela ASQ como uma das “40 Novas Vozes Mundiais da Qualidade”. Paulo Sampaio é orador regular em conferências nacionais e internacionais, tem variados livros e artigos científicos publicados, integra equipas de I&D na área da qualidade e orienta diversos trabalhos de mestrado e doutoramento na área da qualidade. 

Créditos: Correio do Minho

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário