quarta-feira, 16 de maio de 2012

Quais as 21 praias candidatas a Maravilhas de Portugal?

(Imagem retirada da internet)
Praia do Porto Santo - Madeira


Alentejo lidera lista das 21 praias candidatas a Maravilhas de Portugal

A lista de 21 praias candidatas às 7 Maravilhas de Portugal, que entram agora em fase de votação pública, foi revelada no passado dia 6. O Alentejo lidera com quatro nomeações, seguindo-se, com três praias cada, Lisboa e Setúbal, Algarve e Beira Interior. É no Alentejo que ficam mais praias-maravilha portuguesas, segundo os votos de um "painel de 21 notáveis" que levaram à elaboração da lista final de 21 praias candidatas a nova edição da competição Maravilhas de Portugal.

Dividida por sete categorias balneares e contabilizando praias em sete regiões, a lista conta com quatro praias no Alentejo (duas no distrito de Setúbal - Tróia-Mar e Carvalhal; duas no distrito de Beja - Milfontes e Zambujeira). Com três candidatas, o Algarve surge em 2.º lugar no top (Arrifana, Odeceixe, Ilha de Tavira), ex-aequo com Lisboa e Setúbal (Meco, Guincho, Ribeira d' Ilhas) e Beira Interior (Penedo Furado, Loriga, Rossim). Com duas praias, classificaram-se as regiões de Entre Douro e Minho (Ermal, Canto Marinho) e Trás-os-Montes e Alto Douro (Fisgas do Ermelo, Ribeira - Albufeira do Azibo). A fechar a lista, Madeira (Porto Santo), Açores (Lagoa do Fogo) e Estremadura e Ribatejo (Supertubos). 

As 21 praias candidatas

1. PRAIAS DE RIOS
Penedo Furado - Vila de Rei - Castelo Branco, Beira Interior 
Praia das Furnas de Vila Nova de Milfontes - Odemira - Beja, Alentejo
Praia Fluvial de Loriga - Seia - Guarda, Beira Interior

2. PRAIAS DE ALBUFEIRAS E LAGOAS
Albufeira do Ermal - Vieira do Minho - Braga, Entre Douro e Minho
Ribeira - Albufeira do Azibo - Macedo de Cavaleiros - Bragança, Trás-os-Montes e Alto Douro
Vale do Rossim - Gouveia - Guarda, Beira Interior

3. PRAIAS URBANAS
Praia da Zambujeira do Mar - Odemira - Beja, Alentejo
Praia da Costa Nova - Ílhavo - Aveiro, Beira Litoral
Praia de Troia-Mar - Grândola - Setúbal, Alentejo

4. PRAIAS DE ARRIBAS
Praia da Arrifana - Aljezur - Faro, Algarve
Praia de Odeceixe - Aljezur - Faro, Algarve
Praia do Meco - Sesimbra - Setúbal, Lisboa e Setúbal

5. PRAIAS DE DUNAS
Praia do Carvalhal - Grândola - Setúbal, Alentejo
Praia da Ilha de Tavira - Tavira - Faro, Algarve
Praia do Porto Santo - Porto Santo - Madeira

6. PRAIAS SELVAGENS
Canto Marinho - Viana do Castelo, Entre Douro e Minho
Fisgas de Ermelo - Mondim de Basto - Vila Real, Trás-os-Montes e Alto Douro
Lagoa do Fogo - Ribeira Grande - São Miguel, Açores

7. PRAIAS DE USO DESPORTIVO
Praia de Ribeira d'Ilhas - (Ericeira), Mafra - Lisboa, Lisboa e Setúbal
Praia do Guincho - Cascais - Lisboa, Lisboa e Setúbal
Supertubos - Peniche - Leiria, Estremadura e Ribatejo

A votos
E agora é que começa a verdadeira batalha das ondas. Depois de votarem as maravilhas de Portugal (neste caso, arquitecturas históricas como os Jerónimos ou a Torre de Belém), as de origem portuguesa no mundo, as naturais ou as da gastronomia, os portugueses voltam às "urnas" das maravilhas para eleger a melhor praia de cada categoria: a votação pública decorre até 7 de Setembro, através de várias plataformas. Organizado pela empresa 7 Maravilhas, o evento conta com dezenas de apoios, incluindo da Presidência da República, das secretarias de Estado do Mar e do Ambiente e Ordenamento do Território ou da Marinha Portuguesa. O resultado final da votação será apresentado numa gala a realizar a 8 de Setembro em Tróia. 

E como se chegou à lista das 21?
Ainda em 2011, qualquer "entidade pública, privada ou indivíduo" pôde nomear a "sua" praia. Em Janeiro de 2012, começou a avaliação das candidatas por um Conselho Científico (com representantes de entidades como a Marinha Portuguesa, Agência Portuguesa do Ambiente, Associação Bandeira Azul da Europa, Geota, Liga para a Protecção da Natureza, Quercus e SOS - Salvem o Surf)). Foram apuradas cerca de três centenas de praias que preenchiam os critérios regulamentados. Destas, um painel de 70 especialistas ("representantes das várias áreas científicas e com representatividade geográfica nacional") elegeu 70 pré-finalistas (dez praias por cada uma das sete categorias), apresentadas em Fevereiro, avaliando vários critérios (sete: beleza, qualidade da água e limpeza, estado de conservação dos sistemas naturais, serviços prestados aos utentes, espaços públicos, preservação da identidade local, condições naturais para prática desportiva). Passo seguinte: um "painel de 21 notáveis", composto por "figuras públicas reconhecidas no país e ligadas aos vários quadrantes e sectores da sociedade portuguesa", votou as praias, chegando-se à lista final de nomeações que integra as três praias mais votadas por cada categoria, sendo que, sublinha a organização, "a representatividade geográfica é assegurada pela presença no mínimo de uma finalista por região.

Os 21 notáveis que decidiram as nomeações
A lista de "notáveis" que decidiu as candidatas que vão a votos incluiu Manuel Pinto de Abreu, secretário de Estado do Mar, Manuel Lacerda, da direcção da Agência Portuguesa do Ambiente, ou o Comandante na Marinha Portuguesa Nuno Galhardo Leitão, além de presidentes de organismos ligados à ecologia (Liga para a Protecção da Natureza, Quercus ou Geota, ABAE), dirigentes de empresas (casos de Pires de Lima, presidente da Unicer, ou João Marcelino, director-geral da Controlinveste), músicos (Carminho, maestrina Joana Carneiro), desportistas (Joana Rocha - Campeã Nacional de Surf, piloto Elisabete Jacinto,), a jornalista e investigadora de temas ambientais Luísa Schmidt ou o director de Informação da RTP, Nuno Santos, além de figuras como Guta Moura Guedes (directora da Experimenta Design) ou Nuno Gama (estilista). Lista completa aqui

A votação pública
A votação prolonga-se até às 14h de 7 de Setembro. Conta tudo: SMS, chamada telefónica, site e Facebook. "As 7 vencedoras serão apuradas pelo maior número de votos em cada uma das categorias", informa a organização, adiantando que "não podem ser eleitas mais do que duas maravilhas por região". O que poderá acontecer é existirem "regiões sem nenhuma maravilha eleita". O processo de votação é auditado pela consultora PricewaterhouseCoopers.

Escrito por Luis J.Santos 
Créditos: Fugas/Público

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário