domingo, 17 de junho de 2012

Crónicas 10 minutos - Fragmentos escritos

Imagem retirada AQUI


Livros a ler antes de morrer
(Parte 1) 

Um livro deve ser o machado que quebra o mar gelado em nós.
Franz Kafka

Encontramos listas de livros por todo lado: nos jornais e revistas, na televisão, na internet. Algumas têm semelhanças, outras são completamente diferentes. Umas são referentes a uma determinada categoria, outras são mais generalistas. Mas uma lista de leitura não deixa de ser uma proposta, uma sugestão, tão subjetiva como qualquer outra coisa. 

Ler é uma paixão para quem tem o vício, como eu, dos livros. Sou dona de dezenas e já li centenas. Estou sempre à procura do próximo livro para adorar, do próximo tema e estilo narrativo. A minha leitura é por fases, umas vezes mais presente, outras vezes menos, mas sempre lá. Deixo-vos, então, a minha mini lista de livros a ler antes de morrer. 

1. O Deus das pequenas coisas de Arundhati Roy 
Uma obra magistral sobre os temas de descriminação social, amor proibido e relações e tensões inter-raciais e culturais. Apresenta um estilo narrativo não linear mas essencialmente cronológico. Baseia-se essencialmente na visão de duas crianças que ao crescer vão vendo o mundo de forma diferente. Ganhou o prémio Booker Prize em 1997. 

2. As Terças com Morrie de Mitch Albom 
Escrito de forma simples, Mitch Albom escreve as memórias do seu ex-professor enquanto este luta com a doença de Lou Gehrig. O livro esteve na lista de best sellers do New York Times durante 205 semanas. O livro fala sobre a vida e a morte, sobre arrependimentos e orgulho. Um dos meus livros favoritos. 

3. Orgulho e Preconceito de Jane Austen 
O clássico da literatura britânica, adaptado múltiplas vezes ao pequeno e grande ecrã e inspiração para inúmeros outros livros, é o meu livro favorito de todos os tempos. Afinal, todas nós procuramos o nosso Mr. Darcy, certo? 

4. Se isto é um homem de Primo Levi 
As memórias de Primo Levi sobre o tempo que passou no Campo de Concentração de Auschwitz, durante a Segunda Guerra Mundial são ao mesmo tempo uma necessidade histórica e uma estória horripilante da crueldade humana. Todos devemos ler este livro pelo menos uma vez na vida. 

5. Jane Eyre de Charlotte Brönte 
Um clássico romance gótico que explora os temas da moralidade, Deus e religião, das classes sociais e das relações inter sexos. É uma obra inovadora para a época porque retrata também uma espécie de feminismo e capacitação da mulher pouco vulgar para a altura. Um romance delicioso. 

Na próxima crónica falarei sobre mais livros. Até lá, boas leituras. 

Seja você mesmo, seja livre! 
Crónica de Márcia Leal 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui no blogue até a próxima crónica para dar oportunidade de todos os visitantes lerem e darem opinião sobre a mesma. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário