terça-feira, 19 de junho de 2012

Crónicas 10 minutos - Tecnologicamente falando

Imagens retirada do Google Earth


Organização limpa minas terrestres no Camboja com a ajuda do… Google Earth



Grande parte dos leitores devem conhecer, e se calhar já usaram, o Google Earth, o programa desenvolvido pela gigante Google. Sem dúvida que ele é útil, serve para simular diversas paisagens do nosso Planeta, gerar mapas bidimensionais, reconhecer e identificar lugares, cidades, entre outros. No entanto, este software tem vido a estar associado a causas mais nobres, melhorando e até salvando vidas humanas em vários cantos no mundo. 

Uma das organizações que tira partido do potencial do Google Earth é a HALO Trust, que tem como objetivo efetuar a limpeza de minas terrestres em países assolados pela guerra, como é o caso do Camboja e Angola. A Trust é a organização humanitária que está no ‘ativo’ há mais tempo e é a mais bem-sucedida, com a contagem dos itens explosivos removidos a superar os 13 milhões em todo o mundo. 

Com a ajuda deste programa, nomeadamente na versão Pro, uma versão paga e com mais funcionalidades, a Trust pode fazer levantamentos topográficos, verificar informação e produzir mapas para os Governos e outras organizações. Para além de manter registos das minas já removidas, e conseguir visualizar, em mapas de grande resolução, as áreas ‘limpas’, consegue planificar e priorizar os projectos futuros. Luan Jaupi, Chefe do departamento de Tecnologias de Informação da HALO, não tem dúvidas e indica que o “Google Earth revolucionou a forma como nós vemos e pesquisamos o mundo”. 

Desde 1979, e durante vinte anos, que o Camboja tem sido fustigado pela guerra, com milhões de minas terrestres a serem espalhadas pelos seus 181 mil quilómetros quadrados, praticamente o dobro da área total terreste de Portugal. 

A Trust começou a trabalhar neste país em 1991 e já detetou, removeu e destruiu milhares de explosivos, mas ainda há imenso trabalho a ser feito. As melhorias já são visíveis, no entanto. A título de exemplo, um terreno que estava crivado de explosivos, deu origem a uma escola que foi construída em 2001 e a campos de agricultura para 31 famílias. As estradas, alvos habituais na colocação de minas e essenciais para a comunicação dos povos, foram também limpas, dando origem a uma nova esperança. 

O progresso feito pela HALO Trust e outras organizações contribuiu imenso para um declínio considerável de vítimas de minas terrestes e outros explosivos entre os civis. As mortes e lesões reduziram em 67% nos últimos dez anos. Da mesma forma, aproximadamente 70 mil quilómetros quadrados de terra ficaram ‘livres’, podendo ser pisados sem problemas. 

Para além deste projeto que vos falamos, existem muitos outros que tiram proveito do potencial do Google Earth. Por exemplo, a conservação da costa de British Columbia, no Canadá, posta em prática pela Living Oceans Society. Esta organização tem vindo a criar mapas nos últimos 12 anos com o objetivo de educar o público geral sobre a fragilidade do ‘habitat’ natural marinho naquela costa. 

Sugestão de video

Explicação do trabalho feito pela HALO Trust no Cambodja




Tal como a tecnologia, inove, melhore, evolva! 
João Oliveira 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

2 comentários:

  1. Olá João,
    Desconhecia o potencial do programa! È uma informação útil a todos nós, visto que traduz uma sensata mensagem!
    Continua a dar boa informação!

    ResponderEliminar
  2. Parece-me deveras interessantes esta iniciativa e ver em que medida está e vai ajudar a população daquele país.
    Aproveitar o espaço para construir locais como escolas será o melhor, para instruir um povo que durante anos foi fustigado pela Guerra.
    Fiquei muito contente por ver que há ainda pessoas que se preocupam com o bem de outrém e ajudam a melhorar a qualidade de vida de povos menos favorecidos.

    ResponderEliminar