terça-feira, 5 de junho de 2012

Férias - Actividades de Tempos Livres

(imagem retirada da internet)



As férias estão à porta. 
O que fazer com os filhos mais velhos?

Na sexta-feira terminam as aulas para os alunos que vão fazer exames nacionais – 6.º, 9.º, 11.º e 12.º anos. Mais uma semana para os anos restantes e depois as férias são até Setembro. O que fazer com os filhos quando os pais têm, no máximo, 25 dias de férias? 
A oferta de actividades de tempos livres é cada vez maior, mas muito centrada nas crianças e adolescentes até aos 12 anos. E depois? 

A pensar nos mais velhos, há universidades e politécnicos que fazem propostas que procuram não só ocupar os tempos livres, mas também promover o gosto pelo conhecimento. Paralelamente, os jovens ficam a conhecer as instituições por dentro e, quem sabe, regressarão mais tarde, como caloiros. Essa é a expectativa de muitas escolas.

Com componentes formativas mais ou menos cientificas, as ofertas são muitas e variadas. O PÚBLICO dá alguns exemplos das propostas para este Verão, para alunos do 5.º ao 12.º ano.

“Universidade Júnior” – uma oferta multidisciplinar

A decorrer no mês de Julho, com cinco mil vagas, a “Universidade Júnior", promovida pela Universidade do Porto (UP), dirige-se a jovens, do 5.º ao 11.º ano, que procurem dinamismo, competição e que gostem de assumir desafios. O pacote de uma semana custa 75 euros mas, para quem não viver no Porto, a universidade oferece alojamento por mais 105 euros semanais.  Com seis anos de existência, a “Universidade Júnior” é descrita pela organização como “o maior programa nacional de iniciação ao ambiente universitário” que apresenta uma oferta específica para distintos anos lectivos. O ano passado a taxa de ocupação foi de 93%.
Esta terça-feira e pelo quinto ano consecutivo, a universidade e a autarquia de Gaia assinaram um protocolo que atribui bolsas a 200 alunos do concelho para integrar a "Universidade Júnior". O vice-reitor António Teixeira Marques defendeu que este é, “talvez, o maior programa nacional de intrusão ao mundo universitário” e “seguramente o maior desta natureza a nível europeu”, acrescentando que não só a UP, como também outras universidades do país com programas semelhantes, “mais não estão a fazer que a sua obrigação”.

Verão construtivo – “Verão na Técnica”

Economia, Arquitectura, Agronomia, Desporto, Ciências... São a forte aposta da Universidade Técnica de Lisboa, para a edição do “Verão na Técnica”. Com carácter lúdico e educativo, a universidade oferece 11 programas a que chamou "Verão na Técnica", sete dos quais direccionados aos alunos do secundário (2 a 6 de Julho) e os restantes para os estudantes do 8.º e 9.º anos (9 a 13 de Julho). Das experiências laboratoriais aos projectos arquitectónicos, a Técnica proporciona um contacto directo com professores e alunos, de forma a proporcionar uma plena integração no espírito académico, conforme poderá consultar 

Arte e Pedagogia – “Academia de Verão”

Despertar os jovens, dos 13 aos 16 anos de idade, para o teatro é um dos propósitos do Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Com a coordenação de Silvina Pereira, actriz, dramaturga e encenadora, o curso “Academia de Verão” pretende sensibilizar os alunos para o teatro renascentista português. A oficina realiza-se na primeira quinzena de Julho, no Anfiteatro I da Faculdade de Letras de Lisboa, com um valor de propinas de 200 euros, para duas semanas, com almoço incluído. 

Ser empresário por quatro dias – “Verão na Católica”

Conhecer o mundo dos negócios e desfrutar de uma oferta curricular diversificada e rica é o convite que a Católica do Porto faz aos alunos do secundário através do programa "Verão na Católica". A iniciativa, a decorrer nos dias 2 a 6 de Julho, destina-se a jovens que vibrem com o desafio, com a competição e que gostem da adrenalina que está por detrás de uma grande empresa. Como funciona, como se cria uma marca e se obtêm lucros serão os principais objectivos a atingir por parte dos participantes. 

“Politécnico Júnior” – Um olhar académico, para os mais novos.

O projecto do politécnico de Portalegre, destinado a jovens com idades compreendidas entre os 15 e 17 anos, visa divulgar os recursos e potencialidades da região do Norte alentejano, ao mesmo tempo que promove “um conjunto de actividades de carácter lúdico e educativo”. A frequência das várias oficinas do "Politécnico Júnior" terá um custo entre 60 (sem alojamento) a 90 euros (alojamento incluído).

Escrito por Carla Romeiro

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário