terça-feira, 1 de maio de 2012

Crónicas 10 minutos: "Amante da Sociedade"

Imagem retirada AQUI


Os contrassensos dietéticos!

Neste tema que daria muitas páginas e trocas de opiniões, apenas vou dividir sucintamente em três pontos: 

As papilas gustativas conhecem bem as enzimas presentes nos alimentos, mesmo quando desconhecemos o que são enzimas, péptidos, amílase…entre diversos nomes, todos eles com a mesma funcionalidade de dar ao organismo, aquilo que ele mais necessita, o ALIMENTO. 

Quem já não viu ou não contou calorias, quem já deixou de comer um pacote de batatas fritas para se encher de pão refinado com margarina? E porque não optou por legumes salteados acompanhados por um bife de frango e um pouco de arroz basmati com sultanas? Porque simplesmente a população tem sérios erros alimentares e não lhes são devidamente explicados a funcionalidade alimentar. 

Nós/ eles, somos/são, Dietistas, Fito Terapeutas, Nutricionistas, Naturistas, Assistentes de Nutrição, Vendedores de Suplementação, Estudantes, Professores, Avós/Pais…todos com conceitos de zelar por uma alimentação saudável! Mil e uma dietas possíveis de nos proporcionar um corpo fantástico, planos alimentares com ginástica nas escolhas alimentares que por vezes é preferível iniciar e terminar o dia sempre a correr! Menciono já que cada ser humano tem uma particularidade distinta metabólica, e o nosso metabolismo não funciona de igual modo durante toda uma vida. 

Terminam lá com a ideia de dieta ideal! Isso não existe! Não sendo dietista, vejo planos alimentares a passar pelas minhas mãos no meu serviço, visto que sou assistente de nutrição e infelizmente não há dietas infalíveis e o peso idealizado para toda a vida! Então quais são as soluções? 

Primeiro ponto: melhorar a nossa condição de saúde com a ajuda de um profissional, estar atento a todos os sintomas que vão ocorrendo ao longo dos tempos no nosso corpo, perceber que o melhor de uma dieta alimentar é sem dúvida sentirmo-nos com energia, sem depressões! Iniciar o plano alimentar com consciência e respeito de quem o vez, sendo que o plano será fruto das suas queixas e avaliações efetuadas no consultório. Tire análises com frequência, partilhe informação com os familiares e amigos, irá encontrar outras pessoas com diferentes estratégias para a perda de peso ou com o intuito de ganhar massa muscular! Para além disso, o que é saudável é tudo o que a natureza lhe dá! A água, por exemplo, é a fonte da nossa vida! 

Tenham sempre em mente que este plano vai resultar. SIM, o poder da mente comanda a funcionalidade do corpo, por isso nada de desistir, cumpre com o tempo indicado, seja, 15 dias ou 28 dias. Quando estiver perante um nutricionista seja o mais sincero possível, se não conseguir passar muito tempo sem um doce, diga-lhe, antes perder menos, mas aos poucos ficar cada vez mais próximo do que é o mais saudável para si. E claro, perceba que nesta fase da sua vida o plano será o seu melhor amigo, contudo no futuro terá de efetuar novas estratégias, pois a “máquina, necessitará de outro óleo”. 

Segundo ponto de análise: Este ponto intriga-me a 200%. Porque raios os Nutricionistas e Dietistas não explicam a funcionalidade alimentar? E o que é isto? Não… não estou a falar da roda dos alimentos que por si só ainda está muito longe das nossas reais necessidades. Estou a falar das propriedades que cada alimento pode proporcionar na nossa vida, melhorando naturalmente a nossa condição física, sem no futuro termos de recorrer a tantos químicos farmacêuticos! Porque não explicam qual a verdadeira necessidade de consumirmos verduras? (legumes e verduras são ricas em clorofila, a clorofila é um pigmento verde que tem a estrutura semelhante á da hemoglobina o que por si só é um excelente desintoxicante.) Quais as propriedades do tomate (rico em licopeno, vários estudos mostram que este antioxidante reduz o cancro da próstata), porque não explicam a importância de uma adequada suplementação? A suplementação proporciona-nos a quantidade necessária de vitaminas, aminoácidos e minerais dos quais perdemos com a transpiração e na confeção das refeições, ou seja, por mais correta que seja a alimentação, ocorrerá sempre carências e excessos, visto que não conseguimos ingerir todos os alimentos que a natureza nos dá nas proporções adequadas para finalmente beneficiar da sua totalidade nutricional. 

Será que as centenas de nutricionistas/os não tem a devida informação? São pagos para não nos elucidar? Então para que serve pagar uma consulta em busca de uma terapia para lutar contra a obesidade ou o cancro ou de síndrome de intestino irritável, se depois do processo não farão as escolhas acertadas para cada caso? 

Não importa se é vegetariano, se é um clássico da comida mediterrânica, se é um puro carnívoro, a única certeza é de que ninguém se alimenta a 100%. E Ninguém está saudável a 100%, por isso, investigue, fale com especialistas de saúde, de preferência conheça a diversidade dos alimentos e terapias holísticas. 

Terceiro e último ponto: Até quando Portugal vai subestimar a importância da medicina holística? França é um exemplo de um trabalho adequado entre ambas as medicinas em que o doente é um paciente com voz ativa e escolhe por qual tratamento quer ser seguido! Por cá, andamos ás escondidas nas ervanárias e lojas naturas, bebendo os chazinhos e lanchando os superalimentos, evitando os medicamentos mas não admitindo à frente dos médicos nos hospitais públicos. 

Embora já ocorra uma diferente consciência do natural, biológico e das diversas filosofias alimentares, estamos muito longe de uma harmonia equilibrada entre o que da medicina melhor se pode adquirir e entre o que a natureza tanto nos oferece e que tanto desdenha-mos. Beneficiaríamos por prevenir em vez de apenas tratar! 

Tenha a sua própria atitude! Já iniciei a minha.

(_ Sapatos?-Sei,…são para os pés e ponto!) 
Marisa Leonardo

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui no blogue até a próxima crónica para dar oportunidade de todos os visitantes lerem e darem opinião sobre a mesma. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Obrigada Fábio, agradeço igualmente ás pessoas que me ligaram a opinar sobre este trabalho. No entanto amigos, ainda vivemos num País Democrático! Ou seja, podem comentar no anonimato se assim o preferirem e não aponto o dedo a ninguém em particular, simplesmente opinei! É ésta a utilidade de um blogue...a de trocar ideias e conhecimentos!
      Um bem haja!

      ML

      Eliminar