domingo, 20 de maio de 2012

Crónicas 10 minutos - Fragmentos escritos

Imagem retirada AQUI


Boas ideias – Parte I

As boas ideias não têm idade, apenas têm futuro 
(Robert Mallet)

Durante o meu dia-a-dia passo bastante tempo a navegar a internet, por razões pessoais e profissionais. Nesse mundo virtual encontramos um pouco de tudo e nem sempre do melhor. Por isso, boas ideias são raras e cativam-me. Não só porque vão de encontro aos meus interesses, mas também porque são a concretização da ideia que alguém um dia teve. Sim, porque isto de passar do esboço à realidade não é tão fácil quanto se possa pensar. É um caminho árduo, repleto de obstáculos. Mas uma boa ideia, germinada na altura certa, pode dar muito fruto. Ou então, pelo menos pode dar muito gosto e prazer a quem a congeminou. 

Elogiando as ideias que alguns tiveram, umas mais originais do que outras, partilho convosco os caminhos que percorro frequentemente no mundo virtual, ideias concretizadas que têm muito que se lhe digam. 

1. Postcrossing (http://www.postcrossing.com
Indo beber ao bookcrossing que muitos conhecem, o postcrossing tem crescido e trazido consigo uma visão mais alargada do mundo através de um objeto tão simples quanto o postal. A ideia é simples. Envia um postal para alguém que não conhece, algures no mundo e em troca recebe um postal de outro desconhecido que pode estar no outro lado do mundo. E com este gesto tão simples vai conhecendo melhor o mundo que te rodeia, um postal de cada vez. Já ando nestas andanças há uns quantos anos e posso afirmar que a fórmula não envelhece. E continua a ser um prazer ter a caixa postal cheia. 

2. Goodreads (http://www.goodreads.com) 
Goodreads é um dos maiores sites dedicados exclusivamente aos livros e aos leitores. Funciona de forma simples: criamos uma conta de membro e vamos adicionando livros que já lemos às nossas prateleiras. Podemos criar listas de livros que queremos ler e ver o que os outros andam a ler. 
A missão deste site é ajudar as pessoas a encontrar e compartilhar os livros que amam. Ao longo do caminho, pretendem contribuir para a promoção da leitura e aprendizagem em todo o mundo. 

3. Winkingbooks (http://www.winkingbooks.com
A winkingbooks é uma plataforma de troca de livros gratuita que funciona com pontos. Quantos mais livros registar, mais pontos tem. Com esses pontos pode escolher livros que outros usuários adicionaram. Assim livra-se dos livros que tem em casa a encher de pó e adquire outros que lhe interessem. Isto tudo a custo quase zero (só tem de pagar o envio do seu livro e com a tarifa editorial o seu valor é insignificante). Outro vício cá em casa, que muitas alegrias me tem trazido. 

4. Foodgawker (http://foodgawker.com/
O foodgawker é uma galeria de fotos que permite visualmente pesquisar e descobrir novas receitas, técnicas e ingredientes para inspirar as nossas veias culinárias. Publicam fotografias de receitas elaboradas e publicadas por bloguers de todo o mundo. Para ter acesso à receita é só clicar na foto, que esta reencaminha para o post de onde foi tirada originalmente. Uma ideia de nos fazer salivar. 

Um mercado virtual de apenas peças homemade ou vintage. Uma espécie de ebay artesanal. Qualquer um pode abrir a sua loja virtual e vender os produtos que produz, desde que satisfaçam alguns requisitos. Serve também como montra, onde podemos comprar peças que nos interessam. Eu tenho lá uma lojinha e já comprei umas coisinhas também. 

Na próxima edição falarei sobre outras ideias, um pouco diferentes destas mas também muito interessantes. Vemo-nos lá. 

Seja você mesmo, seja livre! 
Crónica de Márcia Leal 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui no blogue até a próxima crónica para dar oportunidade de todos os visitantes lerem e darem opinião sobre a mesma. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

2 comentários:

  1. Muito bem Márcia! Gostei. Uma crónica cheia de informação útil! Acho que devias fazer isso mais vezes.
    Estes sites feitos por "pessoas reais e para pessoas reais" são muito interessantes e merecem ser divulgados.
    Parabéns ;)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada. Farei um esforço nesse sentido. Um abraço.

      Eliminar