terça-feira, 29 de maio de 2012

Crónicas 10 minutos - Viver o passado para construir o futuro!

Imagem retirada AQUI


Bartolomeu Dias – Boa Esperança 

Há exatos 512 anos morria o navegador Bartolomeu Dias, o primeiro europeu a “dobrar” o Cabo das Tormentas, depois chamado Cabo da Boa Esperança. Este feito, foi um dos grandes marcos dos Descobrimentos, abrindo passagem para o Índico e, consequentemente, para o caminho marítimo para a Índia. 

Bartolomeu Dias deve ter nascido em 1450, em pleno desenvolvimento dos Descobrimentos, tendo-se tornado num experiente homem do mar. Não se sabe muito do seu crescimento mas, em 1486, encontramo-lo, sobre as ordens de D. João II, no comando de duas caravelas e de uma naveta de mantimentos, com o objetivo de avaliar a possibilidade da abertura de um caminho marítimo para a Índia, apesar de oficialmente D. João II, o mestre na espionagem, ter declarado que a expedição servia para saber novas das terras de Preste João (Pérsia). 

Em Agosto de 1487, Bartolomeu Dias comandou a expedição que partiu de Lisboa rumo ao sul do Atlântico. Com eles viajavam dois negros e quatro negras, capturados por Diogo Cão na costa ocidental africana, com o intuito de serem largados na costa oriental africana para testemunharem junto das populações a bondade e a grandeza dos portugueses. Em Dezembro, atingiu a costa da atual Namíbia, o ponto mais a sul cartografado pela expedição de Diogo Cão e continuou mais para sul, descobrindo primeiro Angra dos Ilhéus, sendo apanhado, em seguida, por um violento temporal. Mesmo assim, Bartolomeu não desistiu do seu intuito. 

Já em 1488, depois de dias seguidos de “tormentas”, a expedição de Bartolomeu Dias avistou a ponta sul de África, conseguindo “dobrá-lo”. Deu-lhe, então, o nome de Cabo das Tormentas. Ao regressar a Lisboa, em Dezembro de 1488, D. João II mudou o nome para Cabo da Boa Esperança, pois abria a “boa esperança” para chegar maritimamente à Índia, o tão ambicionado objetivo de Portugal. Contudo, Bartolomeu Dias não foi recompensado devidamente pelo sucesso da sua descoberta. 

Bartolomeu Dias continuou a ser um navegador respeitado. Assim, acompanhou a construção dos navios e acompanhou a esquadra de Vasco da Gama, que partiu de Lisboa, em 1497, rumo à Índia. Em 1500, acompanhou Pedro Álvares Cabral na famosa viagem em que este descobriu o Brasil. Quando a frota já seguia para a Índia, o navio em que ia Bartolomeu Dias naufragou, estávamos a 29 de Maio de 1500, o navegador morreu, assim, junto à sua maior descoberta, o Cabo da Boa Esperança. 


Constantinopla – a Queda 

A 29 de Maio de 1453, há 559 anos, os exércitos do sultão otomano Mehmed II, o Conquistador, capturavam Constantinopla, pondo fim ao Império Bizantino. A conquista de Constantinopla pelos otomanos, constituiu uma das mais importantes batalhas da História, assinalando mesmo, na opinião de muitos historiadores, o final da Idade Média. As tropas de Mehmed II, designadamente os seus famosos janízaros, cristãos de nascimento convertidos ao islamismo, acabaram por vencer a oposição das forças de Constantino XI. Poucos combates fizeram correr tanto sangue. Depois de tomada, a cidade ganhou o nome de Istambul. 


John Fitzgerald Kennedy 

Há 95 anos, a 29 de Maio de 1917, nascia Kennedy, 35° presidente dos EUA, entre 1961 e 1963, considerado uma das grandes personalidades do século XX. Ficou conhecido como JFK. Era jovem quando assumiu a liderança dos EUA e o seu mandato marcou o início de uma política anti-colonial na administração norte-americana. Morreu assassinado, em Dallas, a 22 de Novembro de 1963. Tornou-se um mito da política mundial. 

… 

É necessário relembrar Kennedy e Bartolomeu Dias, pelo seu empenho e pelo seu trabalho em prol dos grandes objetivos que acreditavam. Eram homens de fibra, que, mesmo com revezes, não se deixaram abater, sendo exemplos a seguir. Já a Queda Constantinopla, desejo antigo dos otomanos, só foi possível pela sua perseverança e persistência, virtudes que faltam aos nossos concidadãos nos dias de hoje. Não podemos deixar a história passar-nos ao lado, vamos fazer parte dela, dando o nosso contributo… 

É preciso viver o passado para construir o futuro! 
Francisco Miguel Nogueira 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma.A sua opinião é importante, PARTICIPE!
MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

2 comentários:

  1. bem verdade, no geral mts portugueses deixam-se abater pelas dificuldades!essa gente antiga era rija! LOL

    ResponderEliminar
  2. Temas dispares, mas como referes, q se tocam nas qualidades de resiliência, liderança e persistência! Irei breve/te a Istambul, cidade pela qual nutro grande curiosidade historica, pois tem transversalidade temporal, tendo por ela passado a civilização grega, romana e otomana! Cidade "reliquia" da história universal! Temas mto giros e focados de forma despretensiosa, o q me agrada bastante!!!;)

    ResponderEliminar