domingo, 10 de junho de 2012

Crónicas 10 minutos: "Amante da Sociedade"

Imagem retirada AQUI



(Paredes coloridas de má arte!) 

Poluição Visual 

Toda a grande Lisboa está impregnada com muros coloridos, sendo um dos exemplos em Portugal. Poucos com aquilo a que podemos considerar graffitti ou para os entendidos na matéria…a arte dos Writters! Se bem que há quem os distinga! O ridículo nesta poluição, parte da falta de consciência ou formação/informação de quem o pratica! O graffitti é um resultado de aculturação, o que acaba por enriquecer as nossas ruas portuguesas. Acontece que é necessário perceber corretamente os nossos traços históricos, para não cair na falta de gosto de vermos monumentos e logo de seguida nas paredes, levar com um encadeamento de cores elétricas com dizeres insignificantes, desenhos que de pouco se traduzem em símbolos étnicos! 

Neste mês de Junho, a Revista Proteste elaborou uma breve entrevista a um Writter, o mesmo admite a ocorrência de “arte que destrói Arte”. Também no artigo foi mencionado os custos elevados para se eliminar esses escritos e desenhos de péssima qualidade com latas de spray. Só para terem uma pequena noção, um produto antigraffiti pode custar um mínimo de 53€ a um absurdo de 140€! Sem contar que muitos desses produtos também alteram a cor original dos plásticos, tijolos, metais, pedras, madeiras, vidros, todas estas superfícies que são atualmente bombardeadas com este novo conceito de poluição a que Portugal se depara! 

È necessário legalizar a utilização de graffiti nos lugares apropriados com pessoas qualificadas para este fim! 

A arte é bonita e aprecia-se, mas o mau gosto, repudia-se! 

(_ Sapatos?-Sei,…são para os pés e ponto!) 
autoria de, Marisa Leonardo 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui no blogue até a próxima crónica para dar oportunidade de todos os visitantes lerem e darem opinião sobre a mesma. O seu comentário é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

3 comentários:

  1. Infelizmente ainda há muitos que pensam que escrevinhar 'rabiscos' na parede está ao alcance de todos. Pessoas que não o sabem fazer, como eu, deviam deixar tais trabalhos para os verdadeiros Artistas! O que se vê com mais frequência são as chamadas graffiti tags mal desenhadas sem talento e com péssimo gosto, amontoadas umas em cima das outras, tal como é mostrado na imagem utilizada nesta crónica.

    ResponderEliminar
  2. Basicamente , concordo com o artigo escrito sobre esta matéria que tem muito que se lhe diga. Como "writter" e praticante de graffiti em constante evolução pessoal devo referir que há uma batalha que se arrasta desde o aparecimento desta forma de expressão urbana que "FAZ PARTE " da cultura, pois é uma forma de expressão como outra qualquer, batalha esta que se baseia em legalizar esta forma de arte e existir espaços próprios para os praticantes e para quem queira praticar "toys (iniciantes)". Penso que as cidades em geral, ganhavam mais se dedicassem espaços próprios para esta forma de expressão, pois deve ser valorizada em vez de associada ao crime, marginalidade e violência como é pela maior parte das pessoas.
    È uma área que movimenta muito dinheiro, mas nem toda a gente têm noção do preço de uma lata, produtos relacionados para limpezas etc..( como acima referido) para se praticar esta arte é necessário acima de tudo muita paixão e dedicação, e algum dinheiro, pois não se aprende de um dia para outro.

    Quanto aos Tags, refiro que,é fácil julgar, mas difícil perceber que estes representam a identidade de um Writter, representam a zona deles, das crew's, marcam o território, basicamente é uma marca pessoal por onde passam. ( não concordo com os tag's que estragam..) contudo a CIDADE é dos e para os CIDADÃOS, ou seja, há que vivê-la, utilizá-la , é a nossa 2ª casa, é a parte de nós e nossas vidas, e como O GRAFFITI é mensagem, história,acontecimento,representação faz parte da LIBERDADE, e esta sim todos nós temos direito!

    Só para finalizar, refiro que cada vez mais vivemos em selvas de Betão, é favor ajudarem a nós "writters" a lutar por espaços dedicados a colorir nossas cidades ( como tem vindo cada vez mais a acontecer felizmente) , pois não há vida sem cor!!

    GRAFFITI --> é quando é legal, e autorizado o trabalho/ mural
    Vandalismo--> é todo o resto..

    Obrigado.

    ResponderEliminar
  3. Olá João e a António Ivens, que apesar de escrever em anónimo, avisou-me do comentário.
    Fiquei surpresa que é um Writter, desconhecia, e gostei particularmente quando referiu, que a sociedade é a nossa segunda casa! Não poderia estar mais de acordo, por isso, é que escrevo sobre diversos temas para que todas as pessoas se consigam identificar com a panóplia de acontecimentos dos quais todos acabamos por sentir na pele, nas nossas comunidades!
    Pessoalmente não gosto de ver essa desordem visual que de pouco traduz mensagens, cultura…em Portugal Continental deparamo-nos com ruas poluídas de mau gosto! No entanto, concordo que quem pratica o grafiti com qualidade deve ter a devida autorização para embelezar as cidades com as suas vivências, com as suas glórias, assim, como os Writters (questão que o António tentou diferenciar).
    Tenho uma segunda preocupação quanto á poluição visual…no futuro será comum ocorrer no arquipélago dos Açores e Madeira…espero vivamente que quando for praticado da mesma forma que no Continente, que seja estudado de acordo com a natureza de cada ilha, proporcionando desse modo, uma mensagem cultural. “Marcar território”, implica democratizar, opinar, reclamar..mas para tal existe outras formas mais adequadas de o fazer!
    Aproveito para igualmente agradecer a todos os que me acompanham mesmo quando não opinam diretamente no blogue..todos vós ensinam-me a tornar-me numa melhor Amante da Sociedade!
    Abraço

    ResponderEliminar