segunda-feira, 13 de maio de 2013

(com)partilhar!


(imagens retiradas da internet)



Bullying: quais os fatores de risco?


A exposição à violência nos meios de comunicação social é apenas um dos seis fatores de risco associados ao comportamento agressivo das crianças perante os colegas, refere um estudo publicado no “Psychology of Popular Media Culture”, citado pelo site “Alert”. Neste estudo, os investigadores da Iowa State University, nos EUA, contaram com a participação de 430 crianças que tinham entre sete e onze anos, tendo constatado que existem seis fatores de risco que influenciam a agressividade das crianças: exposição à violência nos meios de comunicação social, baixo acompanhamento parental, sexo, tendência à hostilidade, vitimização física e conflitos físicos anteriores.

Através do conhecimento dos fatores de agressão, as escolas podem identificar os alunos que têm uma maior tendência para relações conflituosas. O principal autor do estudo, Douglas Gentile, revelou que “se há uma preocupação com o bullying nas escolas, então este tipo de abordagem tem implicações práticas, na medida em que pode ajudar a identificar das crianças que têm um maior risco para o comportamento de bullying”. O investigador diz que com base em três fatores – ser rapaz, envolvimento em situações conflituosas no ano anterior e exposição a violência nos media – pode prever-se, com 80 por cento de eficácia, que uma criança com este perfil estará envolvida num comportamento de bullying. “A análise dos seis fatores de risco pode prever esse comportamento com 94 por cento de eficácia. Apenas não podemos prever o dia”, acrescentou Douglas Gentile.

De acordo com o coautor do estudo, Brad Bushman, a exposição à violência nos meios de comunicação social tem sido sobrestimada, nos estudos anteriores, em relação aos restantes fatores de risco. “Esta nova abordagem estatística permitir-nos-á obter uma avaliação mais precisa de quanto um fator de risco, em combinação com o restantes, poderá contribuir para a agressão. Tornou-se claro que a violência nos meios de comunicação social é similar aos restantes fatores de risco”.



MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário