sábado, 18 de maio de 2013

Tudo ou nada!...

(imagens retiradas da internet)



Por que se pergunta "és de Braga"???
A quem deixa a porta aberta...

São muitos os que atiram de pronto um irritado “és de Braga?” quando alguém deixa a porta aberta, mas raros os que conhecem uma explicação minimamente plausível para a utilização daquela expressão. Sob o mote “Braga, a Porta Fica Aberta”, a Lusa questionou, naquela cidade, alguns jovens sobre a origem daquela expressão, sendo o “não faço a mínima ideia” a resposta mais ouvida.
  • “Por acaso, uso montes de vezes o ‘és de Braga?’, sobretudo para o meu irmão, que deixa sempre as portas abertas. Agora de onde vem essa expressão, isso não sei. Sinceramente, não faço a mínima ideia”, admite Carla, 15 anos, “bracarense de gema”.
  • Marco, 18 anos, também não consegue encontrar qualquer explicação, até porque, como sublinha, “não parece que haja qualquer estudo que prove que as pessoas de Braga fechem menos as portas do que as de outras cidades”. “Deve ter a ver com qualquer tradição, não sei, não faço a mínima ideia”, referiu.
  • Pedro tem 21 anos, é igualmente “praticante” do “és de Braga?” mas também “não vai lá” quando se lhe pergunta qual teria sido a origem da expressão.
  • Já Sebastião, “do alto” dos seus 71 anos, diz saber que a expressão tem origem no Arco da Porta Nova, construído há 500 anos na cidade, mas que “nunca teve porta”. “Ou seja, aquela porta ficou sempre aberta, e foi daí que veio o ‘és de Braga?’, hoje em dia utilizada por praticamente toda a gente”, explica.

A explicação mais conhecida para aquela expressão tem, de facto, a ver com o Arco da Porta Nova, que, como o nome diz, é uma nova porta na muralha de Braga mandada construir no início do século XVI pelo arcebispo Diogo de Sousa. Como, na altura, já não havia guerras e como a cidade já se estendia para fora dos muros, não foi colocada nenhuma porta naquele arco, assumindo-se assim os bracarenses como pioneiros em deixar as portas das muralhas abertas. A partir daí, os habitantes de Braga ficaram para sempre conotados como aqueles que não fecham a porta.

Outra explicação reza que havia um sábio de Braga que muitas vezes era chamado para ir à casa das pessoas dar conselhos e que, porque as habitações eram sombrias, ele sempre pedia para deixarem a porta aberta. Alegava que assim beneficiava de uma brisa que lhe arejava o cérebro, permitindo-lhe dar melhores conselhos.

Há ainda uma outra explicação que defende que a expressão “és de Braga?” resultará do espírito comunitário reinante na região, em que era normal as pessoas deixarem a porta de casa aberta para que os vizinhos pudessem entrar sempre que quisessem.

Créditos: Lusa/SOL/Vida


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário