terça-feira, 9 de abril de 2013

Crónicas 10 minutos - Tecnologicamente falando

Imagem retirada AQUI



A primeira chamada telefónica 
móvel ocorreu há 40 anos


Na semana passada celebrou-se um aniversário importante. No passado dia 3 de Abril, fez 40 anos que se estabeleceu a primeira chamada telefónica móvel. E quem adivinha qual foi o teor da primeira chamada de todas? Pois bem, foi em tom de provocação! 

No dia 3 de Abril de 1973, um engenheiro eletrotécnico da Motorola, Martin Cooper (na foto), a partir de uma rua de Manhattan, Nova Iorque, fez uma chamada para Joel Engel da Bell Systems, a empresa rival que também ambicionava conseguir tal feito e disse: “I’m ringing you just to see if my call sounds good at your end” (o equivalente em Português será algo como “estou-te a ligar apenas para saber se consegues ouvir bem desse lado”). E a partir desse dia, tudo mudou, pois deu-se início a uma nova era de evolução na comunicação que hoje se encontra espalhada pelo planeta inteiro. 

O equipamento utilizado para tal feito foi o Motorola Dynatac 8000X, tinha 25cm de comprimento, 7cm de largura e pesava ‘apenas’ um quilo. A sua autonomia era de 20 minutos. Este mesmo protótipo iria ser o primeiro telemóvel a ser comercializado, mas apenas dez anos mais tarde! Foi no dia 21 de Setembro de 1983 que a Motorola fez história quando o Dynatac 8000X entrou para o mercado, custando na altura quase quatro mil dólares americanos. 

Claro que, para bem de a história ser exposta corretamente, há que referir que o primeiro equipamento móvel foi desenvolvido pela Ericsson, em 1956. Foi denominado de Ericsson MTA (Mobilie Telephony A), mas como pesava 40 quilos dificilmente podia ser considerado ‘portátil’, daí nunca ter vingado. 

Do lançamento até aos nossos dias, os telemóveis já passaram por seis gerações: 
  • A primeira geração, ou 1G, a fase analógica, dominou o mercado no início dos anos 1980; 
  • A segunda geração, ou 2G, o início da era digital, desenvolvida no final da década de 80 e início dos anos 90, usava os sistemas CDMA e TDMA. Também é a geração dos chips, o chamado GSM; 
  • Na segunda geração e meia, ou 2,5G, verificou-se uma versão melhorada da 2G, com melhor transmissão de dados; 
  • A terceira geração, ou 3G, é a atual em boa parte do mundo, encontra-se em funcionamento desde o final dos anos 90, e possibilitou o acesso à internet, entre outras funções digitais avançadas; 
  • A terceira geração e meia (3,5G), assim como a 2,5G, é uma evolução da geração anterior e trás uma maior velocidade de acesso à internet. 
  • E por fim a quarta geração (4G), atualmente em desenvolvimento em muitas partes do mundo, mas que começa cada vez mais a ser o mainstream em Portugal. 

Resta referir que, em 2009 já existiam 4,6 bilhões de pessoas com telemóvel no mundo todo, a caminho dos 6 bilhões antecipados para final de 2013. A União Internacional de Telecomunicações considera que "O telemóvel foi a tecnologia mais rapidamente adotada de toda história". 

Em Portugal, decorria o ano de 1989 quando foi lançado o serviço móvel terreste, pelo consórcio CTT e TLP, que viria a dar corpo à TMN (Telecomunicações Móveis Nacionais). Em 1992, surgiu a Telecel (depois adquirida pela Vodafone) e, em 1998, a Optimus. Durante o ano de 2004, a taxa de penetração dos telemóveis tinha ultrapassado os 100%, ou seja existem mais equipamentos do que habitantes portugueses.

Com uma evolução tão rápida que estes aparelhos têm vindo a sofrer, o que acha que o futuro nos vai reservar?

Comente e partilhe a sua experiência com os telemóveis, se você consegue viver sem eles e já agora, qual o modelo que mais gostou de ter.


Sugestão:
Veja este vídeo curioso que apresenta, de uma forma muito simples, a evolução dos telemóveis, mostrando alguns dos modelos mais icónicos que já existiram. 

Video AQUI


P.S. Por motivos profissionais estarei ausente do blogue durante uns tempos. 
Espero que esta pausa seja um até breve! 


Tal como a tecnologia, inove, melhore, evolva! 
João Oliveira 


P.S. A sua opinião é importante, COMENTE!


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento! 

Sem comentários:

Enviar um comentário