domingo, 21 de abril de 2013

Made in Português!

(imagem retirada da internet)




Atleta portuguesa faz história no Europeu de ginástica

Filipa Martins tornou-se a primeira ginasta portuguesa sénior a conseguir o apuramento para a final de All Round, durante os Europeus de ginástica artística. De acordo com a Federação de Ginástica de Portugal (FGP), este apuramento, conquistado esta quinta-feira nas competições que ainda decorrem em Moscovo, é um resultado histórico. A ginasta conseguiu uma pontuação total de 53,099 nos seus primeiros Campeonatos da Europa seniores, tendo ficado em 11º na classificação global, posição que lhe garantiu o lugar na final que se realiza esta sexta-feira, naquela cidade russa.
A FGP anunciou na sua página oficial de Facebook os resultados de Filipa Martins, que se posicionou em 13º lugar, com o estatuto de Alto Rendimento, na prova de Trave. A ginasta conseguiu a "sua melhor pontuação do dia" nas Barras Paralelas, com um resultado de 13,466. No Solo a atleta conseguiu o 15º lugar e nos Saltos uma pontuação de 13,333.
Nas finais da All Round para a Ginástica Artística Feminina, Filipa Martins vai disputar o pódio com mais 23 atletas. A fase final desta competição será transmitida esta sexta-feira às 14h30, hora de Lisboa, e poderá ser vista em direto através do site oficial da Eurovision.
Portugal está representado em Moscovo por seis ginastas nesta quinta edição do Campeonato Europeu de Ginástica Artística. Entre 17 e 22 de Abril, as atletas têm disputado as medalhas ao lado de 260 ginastas, vindas de 37 países diferentes.
Notícia sugerida por Carla Neves e Maria Manuela Mendes
Créditos: Boas Notícias


Parkinson: Fármaco português vai chegar ao Japão

A farmacêutica portuguesa Bial acaba de assinar um contrato de licenciamento exclusivo com a empresa nipónica Ono Pharmaceutical para o desenvolvimento e comercialização, no Japão, de um novo tratamento para a doença de Parkinson, o Opicapone. Depois da comercialização de Zebinix®, um fármaco desenvolvido pela empresa nacional para o tratamento da epilepsia que já está disponível na maioria dos mercados europeus, este é o segundo produto de investigação da BIAL a ser licenciado, sendo a primeira vez que a farmacêutica concretiza um acordo de licenciamento para o Japão, o terceiro maior mercado na área da farmácia além dos EUA e da União Europeia.
Este "é um momento histórico e significativo para a Bial e de grande satisfação para toda a nossa equipa", afirma, em comunicado, António Portela, diretor executivo da empresa. "Nós fomos capazes de criar e desenvolver um segundo medicamento de investigação própria, confirmando as nossas capacidades científicas e técnicas e criando confiança na sustentabilidade do nosso projeto de I&D", acrescenta.
Em sequência da celebração deste acordo de licenciamento, a ONO, empresa farmacêutica de investigação orientada para o desenvolvimento de medicamentos inovadores em áreas específicas, irá fazer à Bial um pagamento inicial, a que acrescem novas parcelas com o avanço do desenvolvimento do fármaco no Japão e da sua performance comercial.


Farmacêutica vai procurar parceiros para EUA e Europa

Atualmente, o Opicapone encontra-se na fase III dos ensaios clínicos, testes confirmatórios que visam provar a eficácia e determinar a tolerabilidade e segurança do futuro medicamento. O fármaco da empresa portuguesa está a ser desenvolvido como terapêutica adjuvante da levodopa, a terapia de maior eficácia contra os sintomas da doença de Parkison.
Segundo o comunicado da Bial, depois de finalizados os ensaios de fase III, será efetuado o registo do medicamento junto das autoridades regulamentares e a obtenção de aprovação para a sua introdução no mercado. "Depois deste licenciamento para o mercado japonês, devemos concentrar-nos em encontrar os parceiros ideais para os EUA e a Europa”, adianta António Portela.
Entretanto, a Bial, que este ano comemora o seu 89º aniversário, deverá continuar a trabalhar na investigação de novas soluções terapêuticas. Nos últimos anos, a farmacêutica tem canalizado, por ano, mais de 40 milhões de euros para investigação e desenvolvimento, centrando-se a sua atenção no sistema nervoso central, no sistema cardiovascular e no tratamento de alergias. 
Notícia sugerida por Maria Manuela Mendes e Carla Neves
Créditos: Boas Notícias


Rins: Coimbra realiza "duplo transplante" inédito

Uma equipa do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) realizou, esta quarta-feira, um duplo "transplante cruzado de rins com dadores vivos". Esta foi a primeira vez que o procedimento, que demorou mais de seis horas, foi posto em prática em Portugal, revelou a instituição. A intervenção envolveu 12 cirurgiões, quatro anestesiologistas, 12 enfermeiros e quatro técnicos, recorrendo a quatro salas de operações em simultâneo, e, de acordo com o CHUC, "todos os doentes - dadores e recetores - encontram-se muito bem".
Esta "complexa operação" implicou "colheitas de rins, em simultâneo, em dadores vivos, de imediato implantados em recetores cruzados, também em simultâneo". Segundo um comunicado do CHUC, trata-se de uma cirurgia que exige "uma coordenação de equipa perfeita e meios humanos com muita experiência na transplantação renal".
Alfredo Mota, diretor do serviço de urologia e transplantação renal do CHUC, que coordenou a equipa de 32 profissionais 'em ação' entre as 8.30h e as 15.00h, acredita que este tipo de intervenções constitui "um avanço para o país, colocando-o na linha da frente a nível internacional e com maior oportunidade de aumento de transplantes renais".
Para José Martins Nunes, o presidente do Conselho de Administração do CHUC, que sublinha que esta "foi a primeira vez que esta cirurgia foi realizada em Portugal", esta operação é "um orgulho para a medicina portuguesa". A transplantação é uma das áreas de excelência do CHUC, que detém o primeiro lugar a nível nacional de transplante renal, com 120 transplantes em 2012.
Notícia sugerida por Carla Neves e Maria Manuela Mendes
Créditos: Boas Notícias


Aquacultura: Português ganha prémio internacional

O português João Rito, doutorando em biociências da Universidade de Coimbra (UC), acaba de conquistar um prémio internacional graças ao desenvolvimento de um projeto científico para reduzir os custos e o impacto ambiental em aquacultura, aumentando a produção. De acordo com um comunicado da UC, a investigação de João Rito possibilita, "simultaneamente, a redução de custos e o aumento de produção, mitigando o impacto ambiental em aquacultura, de modo a que esta se torne mais sustentável".
O estudo, cujo objetivo é "testar a inclusão de um subproduto da produção de biodiesel - o glicerol - nas dietas para peixes", foi agora premiado no âmbito de um concurso da World Aquaculture Society (Sociedade Mundial de Aquacultura, WAS na sigla em inglês), organizado em parceria com a multinacional norte-americana de aquacultura Novus.
Tradicionalmente, a dieta alimentar tradicional dos peixes de aquacultura é "feita à base de muita proteína, o que apresenta dois grandes problemas para os produtores", explica João Rito.
De acordo com o investigador, este tipo de dieta é "muito dispendioso" e "liberta, por via de desejos, compostos azotados muito poluentes que são libertados para o ambiente (rios e estuários), causando impacto negativo no ecossistema". A introdução de glicerol na dieta alimentar dos peixes surge, no entender do português, como uma boa alternativa, porque "pode permitir a substituição de uma percentagem de proteína sem prejudicar o peixe", com "a grande vantagem de não libertar compostos tóxicos".
De destacar que o estudo de João Rito ajuda também a resolver "um problema à indústria do biodiesel", uma vez que "o glicerol é um resíduo e, atualmente, não há uma solução para o seu destino", aponta o investigador.


Português ganhou oportunidade "única" de estágio no Vietname

Graças à vitória no concurso, que contou com a participação de alunos de mestrado e doutoramento de todo o mundo, o jovem vai ter a oportunidade de estagiar, em Junho, durante um mês, no centro de investigação da Novus em Ho Chi Minh, no Vietname, com viagem e estadia asseguradas pela empresa. Segundo João Rito, esta será "uma oportunidade única de conhecer e trabalhar com cientistas de topo mundial na área da aquacultura, participando nos projetos de investigação já a decorrer" naquele centro, onde se trabalha com espécies e recurso a tecnologias que "não existem em Portugal e mesmo na Europa".
O investigador vai também apresentar parte do seu trabalho de investigação, orientado pelos docentes Miguel Pardal e John Jones, dos centros de Ecologia Funcional e de Neurociências e Biologia Celular da UC, respetivamente, durante um congresso que vai decorrer em Ho Chi Minh no período do estágio.
Criada em 1970, a WAS é uma sociedade internacional sem fins lucrativos, que tem como objetivo melhorar a comunicação e troca de informações sobre aquacultura, à escala global, reunindo cientistas, produtores e prestadores de serviços da indústria de aquacultura.
Créditos: Boas Notícias


Cientistas portugueses têm novo laboratório online

Realizar experiências científicas em laboratórios virtuais como se estivesse em laboratórios reais, com direito a um tutor inteligente, é apenas uma das vertentes do “experiment@Portugal’2012”, um projeto conjunto das Universidades de Coimbra (UC) e do Porto (UP). O “experiment@Portugal’2012” tem por objetivo o desenvolvimento de conteúdos documentais, multimédia e de realidade virtual, módulos de software para agentes de tutoria virtual e um protótipo de dispositivo sensorial (háptico) de baixo custo.
Vocacionado para promover online experiências de engenharia, física, química e outras de outras ciências, o projeto aposta, não só em novas ferramentas Web para o ensino, mas também na divulgação das novas vias de educação e investigação científica em diversas áreas do conhecimento, e é dirigido a estudantes, docentes, investigadores e indústria.
Os recursos em desenvolvimento serão disponibilizados através de uma plataforma Web, acessível a qualquer pessoa do mundo, que vai ainda contar com uma espécie de enciclopédia científica e com desafios colocados aos diversos públicos-alvo. O objetivo é "agregar os recursos existentes nas diversas instituições de ensino e colocá-los ao dispor de todos, de uma forma atrativa e acessível, apostando em plataformas universais e em software livre. Por isso, desenvolvemos laboratórios virtuais que remetem para a recriação do ambiente real, isto é, replicamos o que poderia acontecer na realidade", explica, em comunicado enviado ao Boas Notícias, o coordenador do projeto, Alberto Cardoso, da UC.
O “experiment@Portugal’2012” vai ser apresentado a professores, investigadores e profissionais, com demonstrações de experiências e painéis de debate sobre experimentação Online, no próximo dia 4 de fevereiro, no Anfiteatro do Departamento de Engenharia Química, no Polo II da UC, pelas 10h00.
Os conteúdos do “experiment@Portugal’2012” deverão ser suportados por laboratórios remotos ou virtuais já existentes ou em desenvolvimento nas instituições de ensino superior em Portugal, catalogados no portal http://pt.lab2go.net.
Liderado pelo investigador Alberto Cardoso, da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UC, e tendo como instituição parceira a Faculdade de Engenharia da UP, o “experiment@Portugal’2012” é financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian no âmbito do concurso Projetos Inovadores no Domínio Educativo.
Créditos: Boas Notícias


Portugueses lideram votação do Prémio do Inventor

A equipa de investigação portuguesa, candidata ao Prémio Europeu do Inventor, está à frente na votação para o Prémio do Público. Os cientistas estão na final do concurso com um tratamento "amigo do ambiente" que permite aumentar o volume da cortiça, através das radiações do micro-ondas. Todas as pessoas podem participar nesta votação online que decorre até ao próximo dia 26 de Maio. O projeto português está neste momento a disputar o prémio ao lado de mais 14 equipas de todo mundo, que vai ser anunciado a 28 de Maio, em Amesterdão.
A técnica desenvolvida pelos quatro cientistas da Universidade Técnica de Lisboa pretende aumentar a quantidade de matéria-prima da cortiça, sem elevar os custos de produção. O projeto, coordenado pela investigadora Helena Pereira, foi desenvolvido em conjunto com o grupo português Amorim.
Tal como o Boas Notícias noticiou, o tratamento encontra-se no grupo das três melhores invenções apresentadas na edição de 2013, na categoria de "Indústria". A criação deste projeto poderá melhorar os níveis de produção do setor que tem de esperar até nove anos para colher a cortiça das árvores de sobreiro. No site oficial do concurso, a investigação é distinguida pelos seus benefícios económicos e sociais para uma "indústria que depende de grandes áreas florestais" e que "garante o habitat de muitos animais, incluindo algumas espécies ameaçadas".
Clique AQUI para aceder votar no projeto considera merecer o Prémio do Público do Prémio Europeu do Inventor.
Créditos: Boas Notícias


Bayer: Investigador luso recebe prémio de excelência

O jovem cientista Nuno Maulide, investigador do instituto alemão Max Planck Institut, recebeu, em Janeiro, o prémio de excelência para jovem carreiras na Ciência, atribuído pela Bayer, no valor de 10.000 euros. De acordo com informação divulgada no site do instituto Max Planck für Kohlenforschung, Nuno Maulide, de 33 anos, recebeu o prémio de Excelência na área da Química, relativo à investigação que o cientista tem desenvolvido para estabelecer novos métodos de "sintetização de pequenas moléculas cíclicas densamente funcionalizadas".
O instituto alemão sublinha que estas pequenas moléculas são fundamentais para criar ingredientes ativos e produtos naturais, na área da farmacologia e da cosmética.
Nuno Maulide formou-se em Química no Instituto Superior Técnico, em 2003, tendo prosseguido estudos de mestrado e doutoramento em França, na Bélgica e nos Estados Unidos, onde realizou um pós-doutoramento na Universidade de Stanford. Dirige, desde 2009, uma equipa de investigação do instituto Max Planck.
Os prémios de 2012, no valor de 10.000 cada um, foram atribuídos a três categorias - biologia, química e materiais - e os cientistas foram selecionados por um júri composto por um comité independente da Bayer Science & Education Foundation.
O prémio de 2012 na área da Biologia foi atribuído à investigadora Christiane Opitz, do German Cancer Research Center, que tem estudado o modo como se desenvolvem os tumores cancerígenas, e o de Materiais ao investigador Volker Presser especializado na aplicação de nanomateriais na área das energias renováveis. Este prémio internacional para cientistas em início de carreira arrancou, pela primeira vez, em 2009. 
Notícia sugerida por Margarida Alpuim
Créditos: Boas Notícias


Portugal estreia-se em Open de judo para cegos

Miguel Vieira vai levar a bandeira nacional pela primeira vez ao Open da Alemanha, uma competição internacional de judo para pessoas cegas. O judoca parte esta sexta-feira para a cidade de Heidelberg e vai realizar a sua primeira prova no próximo dia 13 de Abril. O atleta de cinturão negro vai ser acompanhado por Jerónimo Ferreira, treinador do clube Judo Total, uma instituição desportiva de Lisboa que promove a inclusão social de pessoas com deficiência, nomeadamente a cegueira, e que tem tido sucesso na modalidade do Judo.
O grupo anuncia em comunicado ao Boas Notícias que a integração de Miguel Vieira na competição internacional vai ser comemorada esta quinta-feira na sede da Federação Portuguesa de Judo, às 19h15, com um treino especial de porta aberta.
O Judo Total foi iniciado em Sintra, em 2006, e "hoje são dois os atletas que já são cinturão negro". Nesta instituição são formados dirigentes, treinadores, árbitros e oftalmologistas classificadores no âmbito do programa desportivo de Judo Adaptado. O clube Judo Total integra pessoas com qualquer tipo de deficiência e habilita "todo e qualquer cidadão, independentemente da sua idade, género ou qualquer outra condição" para a prática da modalidade.
Créditos: Boas Notícias


Jovem portuguesa vence prémio de tradução da UE

Catarina Pinto venceu o prémio do concurso anual "Jovens Tradutores", promovido pela Comissão Europeia (CE). O programa internacional, que contou com a participação de três mil jovens da União Europeia, distinguiu a aluna de Gondomar com a tradução de um texto de Espanhol para Português.
O concurso contou com a participação de 750 escolas secundárias da rede europeia, tendo premiado um estudante por cada Estado-Membro. Entre os 27 jovens estudantes distinguidos esta quinta-feira, em Bruxelas, esteve Catarina Pinto, da Escola Secundária de Rio Tinto.
Num comunicado enviado ao Boas Notícias, a jovem de 17 anos salienta que tem "um gosto especial pelo Espanhol", uma língua que tem vindo a aprender e aperfeiçoar ao longo dos últimos seis anos, "fora da escola". A jovem portuguesa frequenta o 12º ano, no curso de Ciências, e quer licenciar-se em Medicina. O seu percurso profissional tem como destino o país vizinho de Espanha, sendo que a premiada acredita que a distinção entregue pela CE poderá vir a ser útil nesse sentido.
Durante o concurso, Catarina Pinto apresentou-se como uma pessoa "perfeccionista, persistente, simpática e leal". A jovem refere que a importância de dominar línguas perante um "mundo globalizado" poderá ser uma "mais-valia" para o seu futuro profissional. A vitória no concurso servirá "como trampolim, e não como sofá", destacou.
Com base no tema "solidariedade intergeracional", mote do Ano Europeu de 2012, cada um dos três mil alunos participantes realizou uma prova, sob vigilância de um professor, em que poderiam utilizar um dicionário.
Créditos: Boas Notícias


Roseiral da Madeira atrai 12 mil turistas por ano

É o quarto maior roseiral da Europa. Numa intensa explosão de cores, a Quinta do Arco, na ilha da Madeira, possui uma valiosa coleção de rosas raras e antigas, que atrai mais de 12 mil turistas por ano. O jardim já foi distinguido pela World Federation of Rose Societies e, em 2014, as suas rosas participam num dos maiores concursos do mundo.
Foi no início do século XX que foram plantadas as primeiras rosas na Quinta do Arco quando “o último imperador austro-húngaro, Carlos I, que viveu na Madeira, ofereceu à família um híbrido que ainda hoje existe e floresce”, conta ao Boas Notícias Miguel Caldeira, diretor desta propriedade que também funciona como turismo rural.
O interesse pelas rosas na família da Quinta do Arco foi reforçado pelo avô do autarca Miguel Albuquerque, que era um grande entusiasta da botânica. A paixão passou para as novas gerações e foi já nas mãos de Miguel Albuquerque que nasceu o imenso roseiral que tem vindo a conquistar fama em todo o mundo, merecendo, inclusive, destaque em vários sites como o Laura Denktashe ou o Lifecooler internacional.


O quarto maior roseiral da Europa
Com oito mil metros quadrados, o roseiral da Quinta do Arco tem 17 mil roseiras de 1.783 espécies distintas. “É o quarto maior roseiral da Europa e possui uma das coleções de rosas antigas mais importantes do mundo”, salienta com orgulho Miguel Caldeira, acrescentando que a manutenção destas rosas exige “cuidados diários”.


No jardim, é preciso assegurar a adubação e misturar na água os fertilizantes. A rega é feita gota a gota, duas vezes por semana, e também é preciso afastar doenças e parasitas - como a doença das manchas negras ou os aranhiços vermelhos - “já que as rosas são flores muito frágeis”. Por fim, há que assegurar a poda que, durante o período de floração, entre Abril e Dezembro, é feita todas as semanas. 
Este cuidado e dedicação, fruto do interesse de Miguel Albuquerque, tem feito o jardim crescer em dimensão e variedade. Em 2003, o autarca decidiu transladar as rosas e criar um novo espaço para estas flores, abrindo também as portas do jardim ao público. Um dos reconhecimentos mais importantes que o roseiral recebeu, desde que se tornou público, foi o prémio “Jardim de Excelência” entregue, em 2011, pela prestigiada World Federation of Rose Societies. 
A Quinta do Arco fica na freguesia de São Jorge, concelho de Santana, uma zona no norte da ilha da Madeira que faz parte da reserva da Biosfera da Unesco, e que integra parte da floresta tropical Laurissilva. Esta região, localizada a 140 metros da linha do mar, tem “um microclima favorável, muito ameno” que, na opinião de Miguel Caldeira, “contribui para o sucesso do roseiral”.
Entre as milhares de espécies da Quinta do Arco, estão algumas das rosas mais antigas do mundo, como a famosa rosa da China, a Bourbon e a Damasco – que era muito usada, nos séculos XVIII e XIX, para produção de perfumes.

5 mil experiências para criar novas espécies de rosas

Mas além destas rosas clássicas, Miguel Albuquerque tem apostado na criação de novas espécies a partir de combinações genéticas. “Desde 2006, já foram feitas mais de cinco mil experiências e cerca de 100 rosas estão neste momento plantadas para que se possa confirmar se funcionam ou não”, conta o diretor da propriedade. Entretanto, destas experiências nasceram pelo menos três espécies novas, híbridas, e que já estão classificadas: a rosa Quinta do Arco, a rosa Lagoa e a rosa Martim.



Alguns pés das rosas híbridas da quinta viajaram, no final de 2012, para a Alemanha, onde foram plantados, em estágio, na cidade de Baden-Baden que, em 2014, acolhe mais uma edição daquele que é considerado um dos mais famosos concursos de rosas do mundo e do qual Miguel Albuquerque foi júri, em 2012. “Esperamos, neste concurso, conquistar algumas medalhas”, sublinha o responsável.
O jardim pode ser visitado entre Abril e Dezembro e recebe, em média, 12 mil visitas por ano. “Muitos dos turistas que aqui vêm têm uma grande paixão pelas rosas. Somos visitados por franceses, belgas, muitos alemães e ingleses. Ficam encantados com a imponência, a explosão de cores e a variedade de rosas”, conclui Miguel Caldeira que desafia, quem visitar o arquipélago, a não perder a oportunidade de visitar este jardim único em Portugal.
Clique AQUI para visitar o site da Quinta do Arco e ficar a conhecer melhor as suas rosas.
Créditos: Boas Notícias


Cruzeiros: Lisboa é um dos 10 destinos preferidos

A população, o clima e a rapidez de acesso à cidade, colocaram a capital portuguesa entre os 10 destinos preferidos dos turistas de cruzeiros, revela um estudo do Observatório do Turismo de Lisboa divulgado pela agência Lusa.
Este estudo feito com base num inquérito realizado pelo Turismo de Lisboa e pela Administração do Porto de Lisboa, em 2012, concluiu que o grau de satisfação médio dos turistas de cruzeiro quando visitam a cidade é de 8,3, numa escala de 1 a 10.
Além disso, mais de metade (55%) dos inquiridos revelaram que a vinda a Lisboa superou as suas expectativas. Quase todos (86%) admitem a possibilidade de regressar a Lisboa fora do conceito de cruzeiro, apesar de 97% referirem que o destino é muito recomendado como ponto de passagem de cruzeiros.
Um dos fatores mais importantes que leva estes turistas a escolher um cruzeiro com passagem por Lisboa é o conjunto de cidades do percurso e o facto de se poder descansar a bordo. No entanto, um em cada cinco entrevistados admite que visitar Lisboa foi mesmo o critério para escolher aquele cruzeiro, sendo que 3,4% respondeu que nem faria a viagem se a capital portuguesa não estivesse incluída no roteiro.

Britânicos gastam em média 118 euros em nove horas

Ainda que quase metade dos passageiros (45%) tenha preferido visitar Lisboa pelos seus próprios meios - sobretudo nas zonas perto do local onde os navios atracam, ou seja, Baixa e Chiado, Belém, Bairro Alto e Cais do Sodré - a maioria opta por excursões com guia, compradas a bordo. O inquérito concluiu ainda que a maior parte dos turistas dos cruzeiros que passam por Lisboa são casais britânicos, sem filhos, e com uma idade média de 51 anos. São pessoas profissionalmente ativas e com habilitações universitárias, que gastam, em média, cerca de 118 euros durante uma estadia de nove horas em Lisboa.
Este valor serve sobretudo para pagar visitas a museus, monumentos e outros pontos turísticos ou para fazer compras – sobretudo vinho, pastelaria e artesanato – e cobrir a alimentação e os transportes.
Os portos portugueses têm vindo a registar, nos últimos anos, umaumento de movimento de cruzeiros. Só em 2012, o porto de Lisboa recebeu cerca de 560 mil passageiros, o que representa uma nova meta deste porto. Já em 2011 tinha sido atingido outro recorde em Lisboa, com um total de 502.644 pessoas a desembarcarem, um aumento 12 por cento relativamente a 2010,
Créditos: Boas Notícias


Jacinto Lucas Pires ganha prémio literário DST no valor de 15 mil euros

O escritor Jacinto Lucas Pires venceu hoje o Grande Prémio de Literatura DST, no valor de 15 mil euros, com a obra “O verdadeiro ator”, anunciou a promotora da iniciativa. O Grande Prémio de Literatura do grupo DST (Domingos da Silva Teixeira), que este ano contou com 120 obras de prosa a concurso, é promovido anualmente e tem como objetivo a distinção da melhor obra nacional publicada no biénio anterior, "no sentido de abranger um maior espetro na produção literária", explica a organização.
A distinção é conferida alternadamente, a obras em em prosa e poesia. O júri do concurso, presidido por Vítor Aguiar e Silva, justifica a distinção atribuída à obra de Jacinto Lucas Pires justifica-se pela “agilidade e segurança nas narrativas, a par da elaboração formal em que relevam elementos de apuramento estético e inovação, que confirmam o autor como um dos nomes a valorizar na ficção portuguesa do presente”.
Para José Teixeira, presidente do Conselho de Administração do grupo DST, a atribuição deste prémio “revela o empenho [do grupo empresarial] no apoio e na promoção da cultura portuguesa, estimulando de forma decisiva a produção literária em Portugal”.
Em 2008 Jacinto Lucas Pires recebeu o Prémio Europa-David Mourão Ferreira, atribuído pela Universidade de Bari e pelo Instituto Camões.
No percurso literário do autor nascido no Porto e residente em Lisboa, destacam-se romances como “Perfeitos Milagres”, em 2007, “Do Sol”, em 2004, ou “Universos e Frigoríficos”, em 1998.
O prémio com o valor de 15 mil euros vai ser entregue ao autor na abertura da Feira do Livro de Braga, em novembro.
Créditos: ionline

Portugal tem seis dos melhores hotéis do mundo

A revista "Condé Nast Traveler" divulgou a lista dos novos hóteis favoritos em todo o mundo, na categoria de "hot spots". Da escolha final, seis são portugueses. "Para compilar esta lista visitámos centenas de locais, avaliando cada hotel - dos de massas aos mais pequenos e acolhedores - desde estilo, localização, serviço, conforto, valor e sofisticação", explica.
A revista destaca a experiência alentejana no Villa Extramuros, o campo na Fazenda Nova, no Algarve, os diferentes quartos do Cooking &Nature Emotional Hotel, situado em Alvado, o conforto da pousada de Cascais, a vista sobre a cidade e o rio proporcionada pelo Lisboa Carmo Hotel o ambiente familiar do Carmo's Boutique Hotel, em Ponte de Lima.
Créditos: ionline


Portugal tem seis dos melhores hotéis do mundo

A revista "Condé Nast Traveler" divulgou a lista dos novos hóteis favoritos em todo o mundo, na categoria de "hot spots". Da escolha final, seis são portugueses. "Para compilar esta lista visitámos centenas de locais, avaliando cada hotel - dos de massas aos mais pequenos e acolhedores - desde estilo, localização, serviço, conforto, valor e sofisticação", explica.
A revista destaca a experiência alentejana no Villa Extramuros, o campo na Fazenda Nova, no Algarve, os diferentes quartos do Cooking &Nature Emotional Hotel, situado em Alvado, o conforto da pousada de Cascais, a vista sobre a cidade e o rio proporcionada pelo Lisboa Carmo Hotel o ambiente familiar do Carmo's Boutique Hotel, em Ponte de Lima.
Créditos: ionline


Bruno Simões Castanheira vence prémio Estação Imagem
"Grécia, onde a crise económica criou uma catástrofe social" é o título da reportagem que valeu hoje ao fotógrafo Bruno Simões Castanheira a conquista do principal galardão do Prémio de Fotojornalismo Estação Imagem/Mora. Os vencedores da quarta edição do prémio foram anunciados ao final da manhã, numa cerimónia no auditório municipal de Mora (Évora).
Dedicado exclusivamente à reportagem, o concurso é promovido pela associação Estação Imagem, com sede em Mora, e pelo município alentejano. O principal galardão, o Prémio Estação Imagem/Mora, foi atribuído à reportagem de Bruno Simões Castanheira, realizada em setembro do ano passado, na capital grega, Atenas.
"Atenas é uma cidade condenada que não consegue esconder a miséria. As manifestações violentas tornaram-se frequentes", pode ler-se na ficha explicativa da reportagem. No centro histórico de Atenas, descreve o fotógrafo, "há fome, pessoas sem-abrigo e muitas seringas no chão. Perto da Praça de Omonia, no coração da cidade, encontra-se o desespero de quem tudo perdeu".
Para o autor, surge uma questão: "Serão estes os famigerados que viveram acima das suas possibilidades? A resposta é óbvia, num país obrigado a viver, desde 2009, com uma receita de sucessivas medidas de austeridade". O concurso, com outras sete categorias, além do galardão principal, estreou-se em 2010 e, nesta quarta edição, inscreveram-se 167 fotojornalistas, que submeteram à apreciação do júri 492 reportagens.
A categoria em estreia este ano, Assuntos Contemporâneos, teve como primeiro classificado João Carvalho Pina, que "assina" a reportagem "Shadow of the Condor". Em segundo lugar ficou Nelson Garrido, com "Home Less", e em terceiro Patrícia de Melo Moreira, com "Crise Portuguesa".
Em Notícias, o primeiro lugar foi para Pedro Nunes, com "A Crise Envergonhada", enquanto Pedro Armestre ficou em segundo ("Gurugú") e António Pedro Santos em terceiro ("A Crise é o Maior 'Reality Show' do Mundo").
Em Série de Retratos, o júri deu o primeiro prémio a Daniel Rocha, autor de "O desemprego tem um Rosto", o segundo a "Forgotten", de Mário Macilau, e o terceiro a "Os Anjos de S. Bartolomeu do Mar", de Alfredo Cunha.
O primeiro lugar na categoria de Vida Quotidiana coube a António Pedro Soares ("Santa Filomena. Num Instante, a Casa Cai"), tendo o júri atribuído o segundo prémio a Augusto Brázio ("Estação de Brinches-Serpa") e o terceiro a Pedro Elias ("Dead Taxi Drivers").
Octávio Passos, com "Inferno na Ilha da Madeira", ganhou o primeiro prémio em Ambiente, seguido de Gabriel Tizón, com "Vidas no Lixo", e, em terceiro lugar, Pedro Armestre, autor de "Incêndios".
"A Virgem Doida", de Bruno Simão, foi a reportagem que ganhou Arte e Espetáculos, que só teve mais um galardoado, Paulo Pimenta, com "Aduela", enquanto, na categoria Desporto, apenas foi premiado Daniel Rodrigues, por "Futebol Africano".
Além de todas estas reportagens, foi ainda atribuída a Bolsa Estação Imagem 2013 a António Pedrosa, que vai desenvolver o projeto "Caça Grossa", ao longo do próximo ano.
Luís de Matos distinguido em Itália com prémio internacional de magia

O português Luís de Matos é um dos três mágicos do mundo distinguidos este ano, em Itália, com os prémios Golden Grolla, disse hoje o próprio à Lusa. Luís de Matos recebeu o galardão em Saint-Vincent, na sexta-feira, numa cerimónia em que também foram agraciados os mágicos Lu Chen e Dynamo, da China e do Reino Unido, respectivamente.
"Trata-se de um prémio instituído, em 1953, com o objectivo de distinguir profissionais em áreas tão diversas como o cinema, a televisão, o jornalismo, a música e a magia", salientou à Lusa, ao congratular-se com mais uma distinção internacional no momento em que comemora 25 anos de carreira. Luís de Matos desenvolve a sua actividade em palcos e televisões de vários países e já tinha sido premiado há uma semana, em Hollywood, nos Estados Unidos, numa celebração anual em que a Academy of Magical Arts premeia os melhores mágicos do mundo. Sob o lema de "Il grande rivoluzionario della magia" ("O grande revolucionário da magia"), os Golden Grolla "são dos mais prestigiados prémios italianos, atribuído aos melhores artistas de diferentes áreas", disse.
Entre as celebridades distinguidas com este prémio, ao longo de 60 anos, figuram nomes como Bernardo Bertolucci, Federico Fellini, Gina Lollobrigida, Marcello Mastroianni, Michelangelo Antonioni, Pier Paolo Pasolini e Roberto Benigni.
Desde 2008, uma comissão liderada pela organização internacional Masters of Magic elege, anualmente, os mágicos a distinguir com o Magic Golden Grolla, que já foi atribuído a nomes como Uri Geller, David Blaine, Cyril Takayama e Juan Tamariz. O mágico português concebe as suas criações a partir do Estúdio 33, que a empresa Luís de Matos Produções possui no concelho de Ansião, distrito de Leiria.
Créditos: Lusa/ SOL

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário