sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ideias em movimento!

(imagem retirada da internet)


Um pavilhão português na Feira do Livro de Bogotá 


Exposições, debates, concertos e livros na maior evento cultural da Colômbia em que Portugal é o país convidado. O pavilhão português na Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBo), que se realiza de 17 de Abril a 1 de Maio no centro de exposições internacional desta cidade da Colômbia, foi projectado Colectivo ForStudio (Fábio Neves, Ivone Gonçalves, Luís Ricardo, Ricardo Paulino).
E já que o mote da participação portuguesa na feira — em que Portugal é país convidado — é a frase de Vergílio Ferreira “Da minha língua vê-se o mar”, optaram por um pavilhão de três mil metros quadrados em que a construção interior respeita “a ideia de linha do horizonte”, não tem mais do que 1,60 de altura, para que o visitante veja tudo o que está à volta. Neste espaço, além de uma livraria com cerca de 30 mil livros em português e em castelhano (um total de 4 mil títulos), poderão ser vistas três exposições:Lisbon Ground, a exposição de arquitectura que representou Portugal na Bienal de Veneza; Como as Cerejas, a exposição de ilustração criada para a Feira do Livro de Bolonha 2012, e ainda uma exposição móvel do escritor e ilustrador Afonso Cruz, que retrata autores portugueses clássicos e contemporâneos. Haverá ainda um espaço gastronómico, outro infanto-juvenil e um auditório para eventos.
Além da comitiva de 23 escritores de língua portuguesa (entre os quais Vasco Graça Moura, Dulce Maria Cardoso, José Luís Peixoto, Valter Hugo Mãe, Inês Pedrosa, Nuno Júdice, Francisco José Viegas, Gastão Cruz, Miguel Real, Ricardo Araújo Pereira, Mia Couto e José Eduardo Agualusa, e autores e ilustradores de literatura infanto-juvenil) que participarão em debates e lançamentos, irão estar em Bogotá personalidades como o arquitecto Eduardo Souto de Moura, artistas (Ana Moura, Mísia, Maria João e Mário Laginha), o cineasta Miguel Gonçalves Mendes e Pilar del Río, a presidente da Fundação de José Saramago. Na apresentação do programa de Portugal na FILBo, feita hoje pelo secretário de Estado da Cultura, Jorge Barreto Xavier frisou que a participação portuguesa (comissariada pelo investigador luso-colombiano especialista na obra de Fernando Pessoa Jerónimo Pizarro) foi feita em tempo-recorde, oito meses depois do convite, e que representa um investimento global de 1,9 milhões de euros, sendo 800 mil de investimento público.
Créditos: Público/Cultura


Gonçalo M. Tavares entre os nomeados para Prémio de Melhor Livro Traduzido nos EUA

O escritor Gonçalo M. Tavares está entre os 25 nomeados para o Prémio de Melhor Livro Traduzido nos Estados Unidos na categoria de ficção, com a obraA Máquina de Joseph Walser , anunciou hoje a Editorial Caminho. De acordo com a editora, a Three Percent, criada pela Universidade de Rochester, organizadora do galardão patrocinado pela Amazon, anunciou na terça-feira a lista de nomeados, entre os quais constam, além do autor português, Herta Müller, Clarice Lispector e Michel Houellebecq. Gonçalo M. Tavares também está nomeado para o International IMPAC Dublin Literary Award 2013, pelo livro Aprender a Rezar na Era da Técnica. Publicado nos Estados Unidos pela Dalkey Archive Press sob o título Joseph Walser’s Machine ( A Máquina de Joseph Walser), o livro foi traduzido por Rhett McNeil.
O Prémio de Melhor Livro Traduzido nos Estados Unidos é atribuído anualmente ao melhor livro traduzido para inglês e publicado nos Estados Unidos, tendo habitualmente em conta a qualidade da obra e da tradução. A Three Percent destaca que o galardão é “uma oportunidade para honrar e distinguir tradutores, editores e outros agentes literários que ajudam a disponibilizar literatura de outras culturas aos leitores americanos”.
De acordo com a Caminho, entre os 25 nomeados de dezanove países e de treze línguas diferentes, contam-se nomes como a Prémio Nobel da Literatura Herta Müller, com o livro Tudo o Que Eu Tenho Trago Comigo, Clarice Lispector, com Um Sopro de Vida, e Michel Houellebecq, autor de O Mapa e o Território.
Os finalistas serão anunciados no dia 10 de Abril, e a cerimónia de entrega dos prémios decorrerá em Nova Iorque no dia 4 de Junho. O autor e o tradutor das obras distinguidas nas categorias de Ficção e Poesia receberão um prémio monetário de cinco mil dólares (cerca de 3800 euros) cada, atribuído pela Amazon.
O júri do prémio é constituído pela editora Monica Carter, o tradutor e crítico Tess Doering Lewis, Scott Esposito, do Center for the Art of Translation, Susan Harris, de Words Without Borders, o tradutor Bill Martin, Bill Marx, da Arts Fuse, Michael Orthofer, da Complete Review, Stephen Sparks, da Green Apple Books, e Jenn Witte, da Skylight Books.
Nascido em Luanda, em 1970, Gonçalo M. Tavares já foi galardoado com, entre outros, o Prémio Portugal Telecom (2007), o Prémio José Saramago (2005), o Prémio LER/Millennium BCP (2004), e o Prémio do Melhor Livro Estrangeiro publicado em França (2010), com o romance Aprender a Rezar na Era da Técnica. Os livros de Gonçalo M. Tavares – com traduções em 45 países – deram origem a peças de teatro, de ópera, objectos artísticos e vídeos de arte.
Crédito: Público/Cultura


Maria Bethânia e Cleonice Berardinelli homenageiam Fernando Pessoa na FLIP em Paraty 

Festa Literária Internacional realiza-se em Julho e terá uma mesa dedicada ao poeta português. Fernando Pessoa será tema de uma das mesas da 11.ª edição da FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty, que decorrerá de 3 a 7 de Julho, e juntará no palco daquele que é o mais importante festival literário do Brasil a cantora Maria Bethânia e a professora emérita Cleonice Berardinelli.
Em Março de 2010, Bethânia e Berardinelli receberam no Rio de Janeiro a medalha Ordem do Desassossego, desenhada por Jorge Colombo e atribuída pela Casa Fernando Pessoa a quem tem “tra­bal­hos em prol da divul­gação da obra" do poeta. Em comunicado de imprensa, a FLIP refere que as duas são “grandes amigas”, “movidas pelo mesmo entusiasmo pela poesia de Fernando Pessoa” e que “estiveram juntas também no lançamento da Antologia de Cleonice, evento em que Bethânia cantou e declamou alguns versos”.
A professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro e da PUC-Rio é considerada a “maior lusitanista brasileira”. Dona Cléo, como lhe chamam os amigos e ex-alunos, tem 96 anos e há mais de cinco décadas que se dedica ao estudo da obra do poeta. Em 2012, lançou no Brasil Fernando Pessoa – Antologia Poética, que abrange quase 20 anos de produção do autor e seus principais heterónimos (Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis) e é também autora de Fernando Pessoa: Outra Vez te Revejo e de uma série de estudos sobre Camões, Bocage e Gil Vicente.
No seu álbum mais recente, Oásis de Bethânia, lançado em 2012, a cantora interpreta Não sei quantas almas tenho, de Pessoa, mas desde 1971 que tem integrado nos seus espectáculos e em discos poemas de Pessoa e heterónimos, excertos do Livro do Desassossego, etc. O autor homenageado da próxima edição da FLIP é o escritor, jornalista e político Graciliano Ramos, já que no próximo dia 27 de Outubro comemoram-se os 120 anos do nascimento deste autor brasileiro, autor de Vidas Secas. 
Créditos: Público/Cultura


Zygmunt Bauman e Naomi Wolf ajudam à Revolução, Ruptura, Renovação no Festival Literário da Madeira 

Questionar o passado para construir um novo futuro. "Manifestemo-nos, pois, através da Arte". Mote para a 3ª edição do Festival Literário da Madeira, que arranca quarta-feira. Destaques para as presenças de Naomi Wolf e Zygmunt Bauman. A morte, a guerra, as mulheres, a liberdade. São alguns dos temas em destaque do Festival Literário da Madeira, que arranca esta quarta-feira no Teatro Municipal do Funchal. Até 7 de Abril vários nomes da área das letras vão passar por ali, com destaque para o sociólogo Zygmunt Bauman e pela escritora norte-americana Naomi Wolf.
Zygmunt Bauman, polaco a viver há muitos anos em Inglaterra, professor emérito de Sociologia da Universidade de Leeds, no Reino Unido, é o criador da teoria da “modernidade líquida”, na qual sustenta que vivemos numa era de constante mudança e movimento. Considerado um dos grandes pensadores da actualidade, vai participar em três painéis distintos, entre os quais se destaca uma conversa, no sábado, com o jornalista e escritor José Rodrigues dos Santos sobre as mudanças e os desafios das novas gerações.
Em entrevista ao PÚBLICO (a publicar no suplemento Ípsilon de sexta-feira), Bauman discorreu sobre os labirintos que se apresentam hoje à Europa, dividida entre países do Norte e do Sul, entre Estados credores e Estados devedores, todos enredados no mesmo dilema, resultado de, segundo ele, "termos vivido nos últimos 30 anos na irrealidade, pensando que o crescimento era ilimitado e agora estamos em choque porque percebemos que não é."
Nesse contexto de conflito, como fazer então coincidir "política" e "poder", numa altura paradoxal em que os políticos têm de responder localmente perante os seus eleitores, quando os poderes difusos económicos são globais e, muitas vezes, fora do seu controle? Essa é também uma das temáticas abordadas no livro Europa Líquida, que acaba de ser lançado em Portugal pela Nova Delphi, resultante de uma série de entrevistas tidas com o italiano Giuliano Battiston.
Revolução, Ruptura, Renovação é o mote desta edição do Festival Literário da Madeira, que abre na quarta-feira com a escritora e jornalista Naomi Wolf, conhecida no início dos anos 1990 pelo seu livro O Mito da Beleza. A feminista norte-americana inaugura o festival num painel que tem por tema Manifesto à Arte. Entrará, depois, em conversa com o eurodeputado Rui Tavares. No ano passado publicou Vagina – A Cultural History, misto de memórias com história cultural e científica em torno da sexualidade feminina. Mas o mote para a sua ida à Madeira é a edição portuguesa, este ano, de O Fim da América – Carta de Aviso a um Jovem Patriota, editado pela Nova Delphi, que organiza o festival. Na sua programação o Festival inclui conferências e conversas com escritores, espectáculos, manifestações artísticas e visitas a escolas. Sobre a escolha do tema, a organização justifica: “Num momento socioeconómico particularmente delicado que muitos países atravessam, há que questionar o passado para construir um novo futuro. Manifestemo-nos, pois, através da Arte. Usando as palavras de Almada Negreiros: Basta pum basta!”.
Ao longo da semana existirão Conversas Cruzadas (um modelo de debate com um moderador e quatro ou cinco oradores), que têm por base títulos de livros. São eles: A Arte de Morrer Longe (Mário de Carvalho), moderada por Cláudia Rodrigues, com João Tordo, Raquel Ochoa, Tiago Patrício e Tiago Salazar; A Arte de Lidar Com as Mulheres (Schopenhauer), moderada por Paula Moura Pinheiro, com Ana Luísa Amaral, Filipa Leal, Inês Fonseca Santos, João Paulo Cotrim e Waldir Araújo; A Arte da Guerra (Sun Tzu), moderada por Ricardo Miguel Oliveira, com Antonio Scurati, Carlos Vaz Marques, João Luís Barreto Guimarães e Pedro Mexia; A Arte da Libertação (Krishnamurti), moderada por Sílvio Fernandes, com Anselmo Borges, Gina Picart, Lídio Araújo e Tabish Kahir; e A Arte de Pagar as Suas Dívidas (Balzac), moderada por Carlos Vaz Marques, com Carlos Quiroga, Maria do Rosário Pedreira, Raquel Varela e Rui Zink.

O programa completo pode ser consultado aqui.
Créditos: Público/Cultura


A classe operária subiu ao palco 

A apresentação na Casa da Música de Experimentum Mundi de Giorgio Battistelli foi um acontecimento de todo fora das normas e rotinas vigentes e absolutamente memorável.

Experimentum Mundi - Uma Dramatugia Do Trabalho

De Giorgio Battistelli

Casa da Música, 30 de Março

A apresentação na Casa da Música de Experimentum Mundi de Giorgio Battistelli, enfim em 1.ª audição em Portugal, foi um acontecimento de todo fora das normas e rotinas vigentes - pois que sejam sofríveis, razoáveis, bons ou muito bons os concertos e espectáculos das entidades musicais inscrevem-se quase sempre na regularidade e rotina das instituições musicais - e absolutamente memorável, um dos mais inesquecíveis não só desde que a Casa têm existência física mas de todo o projecto ao longo do qual se foram gizando as linhas estratégicas, isto é, com o Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura.
É de recordar que em 2001 um dos mais emblemáticos acontecimentos foi a montagem de uma produção do Wozzeck de Alban Berg, numa encenação de Graham Vick, com o envolvimento da população de um "bairro problemático", o de Aldoar, que logo se tornou num case study de sociologia da cultura. Doze anos volvidos ocorreu este Experimentum Mundi - Uma Dramaturgia do Trabalho, aliás neste caso de modo orgânico e intrínseco, pois que a obra parte dos batimentos de artesãos ao trabalho em pleno palco.
Battistelli é um dos mais singulares e reputados compositores contemporâneos. Dedica-se especialmente à ópera e ao teatro musical, em particular ao que se chama teatro instrumental e ao que ele designou como "teatro imaginístico". As suas obras têm sido apresentadas em vários salientes teatros europeus e em festivais como o de Salzburgo. Foi director do Centro Internacional de Arte de Montepulciano, por convite de Hans-Werner Henze, fundador dessa "oficina", bem como do sector de música da Bienal de Veneza. Actualmente compositor em residência no San Carlo de Nápoles, está também a trabalhar em obras para a Ópera de Hanover e o Scala.
Entre muitas obras suas relevantes, destaca-se a particularidade de várias delas se basearem em filmes como Teorema de Pasolini, Ensaio de Orquestrade Fellini, Milagre em Milão de De Sica e Divórcio à Italiana de Pietro Germi, o que é singularíssimo - não se trata de novas músicas para esses filmes mas de acções musicais a partir deles - e indicia o tal específico conceito de "música imaginística". Um filme que ele por certo não retomará é A Classe Operária Vai Para o Paraíso de Elio Petri, pois a presença de classes trabalhadoras salienta-se logo em Experimentum Mundi, obra de 1981 que projectou Battistelli, e que já teve cerca de 400 apresentações, o que é extraordinário para uma peça contemporânea.
O autor partiu de um facto do quotidiano: a percepção dos sons das actividades laborais. "Todo o trabalho manual produz uma pulsação rítmica própria, por natureza assimétrica porque condicionado pela funcionalidade prática, tendo por fim a realização do artigo manufacturado. Assimétrico significa que se desenvolve de forma irregular, fora do sistema mensural da música contemporânea. Daí o nome de Experimenta Mundi como matéria em mudança, como transformação".
É uma concepção de génio, ao nível das melhores obras do mestre maior do teatro instrumental, Mauricio Kagel. Em palco surgem assim um pasteleiro (cujo esmagar dos ovos sobre a massa é uma constante do princípio ao fim da obra), trolhas, tanoeiros, calceteiros, etc., a que acresce um coro feminino de vozes naturais (isto é, não "colocadas", como no "canto lírico"), um percussionista, um actor-recitante (os textos são extraídos da Enciclopédia, a de Diderot e D"Alembert) e projecção vídeo.
Herdámos do latim, convém recordar, um duplo sentido de "artes", enquanto matéria estética e enquanto ofícios, os das "artes e misteres". De modo prodigioso, Battistelli fez confluir de novo esses dois sentidos, e a partir da sobreposição de ritmos assimétricos retomou uma questão fundamental à música contemporânea, a possibilidade de uma escrita e uma realização fora do sistema mensural dos compassos.
Desde a estreia da obra, há 32 anos, Battistelli tem vindo a fazê-la com os mesmos artesãos ou entretanto com os seus descendentes. Também houve algumas apresentações com dramaturgia e direcção de Danielle Abbado, nomeadamente em 1999 no Festival de Salzburgo, com Bruno Ganz como narrador. Mas só no ano passado, em La Paz, na Bolívia, houve uma montagem com artesões locais, e só agora no Porto Battistelli dirigiu pessoas especificamente seleccionadas para este projecto na própria cidade e área urbana, num grande trabalho do serviço educativo da Casa da Música. Por exemplos alguns trabalhadores foram escolhidos por via de Centro de Empregos - e estão portanto lá inscritos porque desempregados - do mesmo modo que as senhoras do coro pertencem a um grupo apoiado pela Santa Casa da Misericórdia da Maia, vivendo com o Rendimento Social de Inserção.
A obra é daquelas que não podem ser apenas ouvidas, tem que ser vista e "sentida". E assim foi enfim possível, com o nada despiciendo pormenor que assistimos não apenas a uma "dramaturgia do trabalho" magistralmente concebida, mas, no aqui e agora, de modo ineludível também a uma "dramaturgia da crise". Foi memorável, em absoluto memorável.
Créditos: Público/Cultura


Porto vai ter sete andares de cultura na Avenida dos Aliados

O Porto vai contar com o espaço "1ª Avenida", com mais de 4.500 metros quadrados dedicados às artes, divididos por 50 divisões distribuídas por sete andares num edifício da Avenida dos Aliados. Apresentado esta terça-feira à imprensa, o espaço, no edifício AXA, abre as portas ao público a 19 de abril, com a mostra de algumas das primeiras iniciativas resultantes das 78 candidaturas ao usufruto dos espaços do edifício recuperado, que deverão ser seguidas de outros projetos artísticos que respondam à convocatória aberta do "1ª Avenida" entre abril e outubro de 2013.
O novo equipamento cultural resulta de um investimento "superior a 1 milhão de euros", segundo o vice-presidente da Câmara, Vladimiro Feliz, tendo a autarquia contribuído com 20 por cento do orçamento total e sendo os restantes 80 por cento financiados pelos fundos europeus do Programa Operacional Temático Valorização do Território (POVT) e "alavancados por investimentos de parceiros privados." Para o vice-presidente da Câmara, a "grande mais-valia" destes novos sete andares de cultura prende-se com "o palco privilegiado - a montra - para aquilo que se faz em termos de cultura, animação e criatividade", no que considera "a sala de visitas da cidade, que são os Aliados". "Não há aqui uma única forma de mostrar e de fazer cultura", disse à Lusa Vladimiro Feliz, que prefere pensar numa "uma forma diferente de construir a cidade", que responda a "um desafio de mostrar que é possível dar uma vida diferente a estes edifícios", que sairão também valorizados ao "demonstrarem o seu potencial".
O edifício da "1ª Avenida" deverá providenciar uma oferta "mais generalista" no seu primeiro piso, com um bar e uma livraria em que conviverão palestras, concertos e oficinas, para escalar para a oferta sobretudo institucional do segundo piso, em que deverão primar as exposições itinerantes de parceiros institucionais, como Serralves, Casa da Música, ESMAE, Balleteatro ou a Academia Contemporânea do Espectáculo, entre outros.
Se o terceiro piso será dedicado "a conceitos emergentes e a jovens criadores e empreendedores da cidade", já o quarto piso será "um espaço multiúsos, mais dirigido ao meio cultural e associativo para que possa ser utilizado de forma esporádica ou temporária", segundo Vladimiro Feliz. O quinto piso do edifício AXA será ocupado pela companhia portuense Balleteatro, com uma componente de formação, sendo que os dois últimos pisos serão dedicados a residências artísticas itinerantes.
Este novo equipamento cultural parte da necessidade de "dar conteúdo ao património do Porto", nas palavras do vice-presidente da Câmara, para quem importa sobretudo "equilibrar nesta zona a procura entre aquilo que é o lado esquerdo do vale dos Aliados - a [Praça] D. João I, os Poveiros, a Batalha" e um projeto que "balança entre o espaço público e dois edifícios-âncora: o edifício do Montepio e o edifício AXA." O projeto do "1.ª Avenida" resulta da candidatura submetida pela Câmara do Porto, através da PortoLazer, e pela Porto Vivo SRU aos fundos do POVT.


David Guetta em Gaia a 19 de julho no "Marés Vivas"

O festival Marés Vivas, que acontece anualmente em Vila Nova de Gaia, vai receber, no dia 19 de julho, no segundo dos três dias do evento, o DJ David Guetta. O francês sobe ao palco principal do festival, juntando-se, assim, a James Morrison e La Roux.
Considerado por muitos um dos melhores DJ da atualidade, promete fazer a festa no Cabedelo. O autor de "Titanium" e "Sweat" lançou em agosto de 2011 o seu mais recente álbum, "Nothing but the beat", com inspiração em bandas como Kings of Leon e Coldplay. No mesmo dia e no mesmo palco, atuam os Orelha Negra, que fazem as honras de abertura do palco Meo.
Para os restantes dias do festival, 18 e 20 de julho, foram agora anunciados Beware of Darkness e Virgem Suta, respetivamente.

Tricky na serra do Pilar

A digressão europeia de Tricky para promover o novo álbum a lançar em maio, "False idols", vai passar por Gaia, com atuação marcada para 29 de junho, nos Concertos de Verão - Serra do Pilar 2013. O espetáculo vai trazer o trabalho com que o músico interrompe um silêncio de três anos, desde "Mixed race". "False idols" respira o ar dos anos de 1990 e da editora Island que tornaram Tricky sinónimo de um género musical, o trip-hop. Este ainda é só o primeiro nome revelado dos Concertos de Verão - Serra do Pilar, que no ano passado recebeu a atuação de Echo and the Bunnymen, Manfred Mann, Rui Veloso e Luís Represas com João Gil.

Gaia Positive Vibes

Anthony B e Richie Campbell são as novas confirmações para a segunda edição do Festival Gaia Positive Vibes, que decorre no Areinho de Oliveira do Douro. Anthony B, nascido na Jamaica, sobe ao palco do festival a 28 de junho, para um espetáculo que faz prevalecer as suas origens e lembra nomes do reggae como Bob Marley e Peter Tosh. A 29 de junho, é a vez de Richie Campbell atuar no palco do Areinho de Oliveira do Douro, que contará também com a atuação dos já anunciados UB40. "Focused" é o nome do novo trabalho de Campbell, que contém os êxitos "That's how we roll" e "Love is an addiction".


"Filme do Desassossego", de João Botelho, no MoMA

O "Filme do Desassossego", de João Botelho, vai ser exibido no Museum of Modern Art (MoMA), dia 14 de Abril e, ao longo da semana, em diversos espaços da cidade, integrado numa série de eventos que visam divulgar Fernando Pessoa nos Estados Unidos. A iniciativa conta ainda com a colaboração do escritor Richard Zenith, Prémio Pessoa 2012, que irá apresentar a obra do escritor em conferências e leituras de poesia que complementam a projecção do filme. A iniciativa "PESSOA in New York" conta ainda com outras actividades culturais paralelas que visam promover a divulgação do escritor português.
Créditos: ionline/cultura


Atelier-Museu Júlio Pomar inaugura em Lisboa com 100 obras em exposição

O Atelier-Museu Júlio Pomar, em Lisboa, vai ser inaugurado com uma primeira exposição de 100 obras do acervo, percorrendo várias fases da obra do artista, que estará presente na sessão oficial. O novo espaço cultural de Lisboa será inaugurado oficialmente pelas 11:30 com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, a vereadora da cultura da autarquia, Catarina Vaz Pinto, e da diretora da entidade, Sara Antónia Matos.
Entre as 14:00 e as 20:00, o atelier-museu vai ter entrada livre para o público, e às 19:00 uma visita guiada à exposição inaugural conduzida pela comissaria da exposição, Sara Antónia Matos e por Júlio Pomar. O atelier está inserido no conjunto de equipamentos culturais do município e foi criado para conservar e divulgar a obra do artista plástico português que completou em janeiro 87 anos.
O imóvel, um antigo armazém do século XVII, próximo da Igreja de Nossa Senhora de Jesus, às Mercês, tinha sido adquirido pela Câmara Municipal de Lisboa em 2000 com o objetivo de o recuperar para ali instalar o atelier. O projeto de recuperação do edifício, da autoria do arquiteto Álvaro Siza Vieira, tinha sido adjudicado em 2006 e as obras arrancaram, mas sofreram sucessivas paragens. 
A exposição intitula-se "Em torno do Acervo" e reúne uma centena de obras provenientes desse conjunto e outras cedidas pela família do artista e algumas instituições como a Caixa Geral de Depósitos e a Fundação Calouste Gulbenkian. Pintor e escultor nascido em Lisboa, em 1926, Júlio Pomar é um dos criadores de referência da arte moderna e contemporânea do país.
A criação do atelier-museu é da responsabilidade da Câmara Municipal de Lisboa (CML) e da Fundação Júlio Pomar, que pretendem fazer dele um espaço de discussão crítica e receber outros criadores e pensadores. O Atelier-Museu possui um acervo de 400 obras, doadas pelo artista à Fundação Júlio Pomar, com pintura, escultura, desenho, gravura, cerâmica, colagens e assemblage.
Créditos: ionline/cultura


Filme de António Ferreira e João Rosas competem em festival francês

Os filmes "Posfácio nas confeções Canhão", de António Ferreira, e "Entrecampos", de João Rosas, integram a competição dos Encontros Europeus de Médias-Metragens de Brive, que começou na terça-feira em França. "Posfácio nas confeções Canhão", com meia hora de duração, foi feito no âmbito de Guimarães Capital Europeia da Cultura 2012 e conta no elenco com Pedro Diogo, Custódia Gallego, Cleia Almeida, Carlos Mendes, José Geraldo e Pedro Correia.
"Posfácio trabalha na fábrica de confeções da Madame Canhão e namora com a sua filha Claudete. Tudo parece correr lindamente para o Posfácio, não fossem os planos de terrorismo dos seus colegas da fábrica Marques e Mendes", lê-se na sinopse. António Ferreira é autor de filmes como "Respirar de baixo d'água" (2000), "Esquece tudo o que te disse" (2002) e "Embargo" (2010).
"Entrecampos", de 32 minutos, também integra o lote de 23 filmes em competição no festival, e já foi exibido em vários festivais portugueses. O filme é interpretado pelos jovens Francisca Alarcão, Francisco Melo, João Simões.
A história centra-se em Mariana, uma rapariga de 11 anos que se muda do Alentejo para um bairro lisboeta e que um dia se perde no caminho da escola para casa. Nicolau, um colega de escola, e o irmão Simão desenham-lhe um mapa papa chegar a casa.
João Rosas, 31 anos, é ainda autor dos filmes "My Wake" (2006), "Before the film" (2006), "A minha mãe é pianista" (2005) e "Filme infantil" (2002).
A décima edição do festival de Brive termina no domingo.
Créditos: ionline/cultura


Festival de cinema lusófono aumenta convidados e promete "filmes muito fortes"

O Festival de Cinema Itinerante da Língua Portuguesa (FESTin) já “nasceu na crise”, mas não se deixou afetar por ela, aumentando este ano o número de convidados e prometendo “filmes muito fortes”, realça a direção. A crise “afetou e não afetou” a próxima edição do FESTin, que começa na quarta-feira e se prolonga até dia 10, no Cinema São Jorge, em Lisboa.
Lembrando que o festival “nasceu na crise”, Léa Teixeira, da direção, promete “filmes de qualidade” nesta edição, que cresceu para os 35 convidados, “na maioria” do Brasil e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).
“Por incrível que pareça, com toda a crise, acho que temos um festival, este ano, bem melhor”, resume Léa Teixeira em declarações à Lusa. Porém, reconhece, parceiros e patrocinadores sempre recordam a “crise” e, por isso, o FESTin continua a precisar de mais ajudas. “É claro que queremos mais apoio, até governamental, que faltou um pouco”, nota.
O FESTin recebe “apoio logístico” da Câmara Municipal de Lisboa, que cede o Cinema São Jorge, e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), mas não tem subsídios do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA). O festival – que este ano homenageia o Festival de Gramado (Brasil) e o cinema de Angola – quer também atrair “mais público”.
As três edições anteriores tiveram, em conjunto, dez mil espetadores. “Este ano esperamos mais, até porque a adesão está sendo bem grande”, antecipa Léa Teixeira, destacando a exibição de “filmes muito fortes”, como o de abertura, “O Grande Kilapy”, do angolano Zezé Gamboa, e “Colegas”, do brasileiro Marcelo Galvão.
“Colegas”, que tem como protagonistas atores com síndrome de Down, é um fenómeno de popularidade desde que um deles, Ariel Goldenberg, colocou um vídeo no YouTube pedindo a Sean Penn que fosse à estreia do filme. Sean Penn não foi, mas Ariel acabou por concretizar o sonho de conhecer o seu ator preferido.
A exibição deste filme em Lisboa – no sábado à noite – está a ser apoiada pelas associações portuguesas relacionadas com a síndrome de Down. Através da internet, o FESTin já conseguiu reunir 81 por cento da verba destinada a premiar a melhor longa e a melhor curta metragens em competição, mantendo a meta de chegar aos 3.260 euros até sexta-feira. Produzido pela Padrão Actual, o FESTin vai exibir 75 filmes (ficção, documentário e animação) de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe.
Os cinemas dos países que falam português têm evoluído a várias velocidades, reconhece Léa Teixeira, defendendo a aposta em “parcerias da lusofonia”. Enquanto o Brasil produz “dezenas de filmes por ano” e Portugal, “mesmo com a crise e a falta de incentivo” – do Governo e de privados –, mantém a “criatividade” e ganha prémios, “os países africanos têm mais dificuldades”, distingue. Angola tem “um cinema emergente”, mas “poderia estar dando maiores passos”, analisa. Já Moçambique está no nível “médio”, enquanto “os outros [PALOP] ainda têm que ter muita ajuda”, observa.
Maiores ou menores dificuldades à parte, Léa Teixeira tem uma certeza: “Eu acredito que o cinema nunca vai morrer."
Crédiros: ionline


Museu do Brinquedo da Madeira ambiciona espaço maior para expor as 19 mil peças

O Museu do Brinquedo da Madeira, a comemorar este ano o 10.º aniversário, ambiciona um espaço maior para melhor expor as cerca de 19 mil peças que enchem uma casa particular na cidade do Funchal. “Neste momento a minha guerra aqui dentro é contra o espaço, porque há um problema quando as coisas começam a ficar muito cheias, perde-se a visibilidade delas”, afirmou à agência Lusa o proprietário do museu, José Manuel Pereira, de 60 anos.
O colecionador, que assume as “limitações” do espaço, também para pessoas com necessidades especiais, reconhece, por outro lado, que nos tempos que correm novas instalações só através de apoio público. No museu, instalado numa discreta rua junto ao estádio dos Barreiros, vitrinas e mais vitrinas mostram a coleção que, desde os 14 anos, José Manuel Pereira, arquiteto de profissão, foi somando.
“Fui juntando peças”, resumiu o colecionador, admitindo ter havido nesta tarefa influência familiar, da mãe, que teve três mil miniaturas de gatos, dos mais diversos materiais e proveniências. Já adulto, a atividade profissional de José Manuel Pereira permitiu-lhe viagens frequentes a Inglaterra onde encontrou brinquedos da sua infância, que foi adquirindo.
A coleção foi aumentando, mas José Manuel Pereira ainda estava longe de imaginar que iriam ocupar um museu, mantendo, apenas, parte dos brinquedos expostos em sua casa. Mas em 2002 aceitou o desafio do então diretor dos Assuntos Culturais da Madeira e, um ano depois, o museu abriu portas na casa dos sogros - onde funciona também um restaurante - com cerca de dez mil brinquedos. Desde então, mais peças foram integrando o acervo do museu, visitado, anualmente, por cerca de quatro mil pessoas, sobretudo alunos, mas também turistas.
Hoje, o museu comporta 19 mil peças, havendo outras cinco mil ainda por expor, com tendência a aumentar, porque já se tornou um hábito as doações, de portugueses ou estrangeiros. No local, onde são mais os brinquedos para meninos que para meninas, todas as salas são de visita obrigatória.
Numa delas, com três mil carrinhos, sobressaem os Ferrari, mas não faltam outras tantas marcas e muitos mais modelos, assim como outras réplicas, naturalmente mais pequenas, de veículos que já bateram várias velocidades em terra, como a do som.
Noutras três salas surgem exemplares de finais do século XIX até aos anos 70 do século XX, onde se destacam os brinquedos tradicionais portugueses e, por exemplo, o típico carro de cana da Madeira, continuando o museu na cave da casa, onde surgem brinquedos mais recentes e uma pista de “slot car”.
À guarda do museu estão, ainda, duas coleções, uma que recria uma cidade em guerra e inclui 1.500 soldadinhos de chumbo. Do século XIX, José Manuel Pereira destaca máquinas a vapor, lanternas mágicas, máquinas de costura ou até brinquedos autómatos, desfiando, depois, outros que se tornaram populares no século seguinte, como os “Dinky toys” ou o comboio elétrico.
“Há muita gente que não conhece, nem sequer sabe que isto existe”, admitiu o colecionador, que garante um regresso ao passado e a quem visita o museu.
Créditos: ionline


Agenda de fim-de-semana

Vá comprar mobiliário a um mercado de rua, em Lisboa. Ou então saboreie o feijão com arroz, com saltos e euforia, na mesma cidade. Imbuído no ritmo, dance um samba mais a norte Se ficar maldisposto com a feijoada sente-se confortavelmente para ver e ouvir “Gertrude”. Não percebeu nada? Agora é essa a nossa técnica, vai ter mesmo que ler


Festival de Cinema itinerante da língua portuguesa - Cinema são jorge, lisboa
de 3 a 10 de abril
preços: de 1.5€ a 5€
Fortalecer a cultura lusófona através do cinema é mais uma vez o mote para a 4ª edição FESTin. Para além das longas e curtas metragens conta-se também nesta edição com uma maratona de documentários, uma mostra para o público infanto-juvenil e ainda o I Encontro Internacional de Jornalistas de Cinema.


Auto da barca do homem - Estaleiro teatral de aveiro
21H30
preço: 7.50€
Estreia da peça pela Efémero, baseada no “Auto da Barca do Inferno”, de Gil Vicente. Direcção de João Fino e Bruno dos Reis.


06-04-13 

Daniela Mercury - Coliseu do Porto
21h30
preço: de 15€ a 30€
Os ritmos da Bahia já estavam a ser esperados desde Novembro passado, quando os concertos foram cancelados. Amanhã “Canibália” entra em palco no Porto, depois de Lisboa, e leva consigo Teresa Salgueiro, Luís Represas e Batida.


Flanêur Noire, de baudelaire a pratt 
sexta e sábado
pequena galeria, Lisboa
Guilherme Godinho serviu-se do sentimento de errante para percorrer as ruas da cidade com um Blackberry 9700, registando emoções e sensações. O escuro, o negro, os contrastes e o deambulante.


Allen Halloween
musicbox, lisboa a partir das 00h
preços: 10€
As “Noites da Lisa” voltam a trazer o hip hop ao Cais do Sodré, lideradas por Allen Halloween, que desde o mês passado se tornou residente nesta casa. Nesta segunda edição o convidado é o saxofonista Rodrigo Amado. Estas noites fazem parte do caminho de Halloween até ao seu terceiro álbum de originais, que deverá sair ainda este ano.


DOMINGO

Lx market  - lx factory, Lisboa
das 11h às 18h
entrada livre
Este mercado que acontece todos os domingos tem um termo chave: low cost. Tudo pode ser vendido e encontrado, do vestuário à decoração, do mobiliário de designers aos instrumentos musicais. Há ainda feira de produtos nacionais, música e teatro de rua.


Velhacine
Estaleiro cultural velha- a - branca, braga
21h30
entrada livre
Todos os meses um programador convidado dá o tema para um novo ciclo de cinema. O mês de Abril foi baptizado com o Ciclo Riso, que este domingo nos presenteia com “Temos Papa”, de Nanni Moretti.


Samba sem fronteiras
espaço compasso, porto
das 18h às 00h
preço: 2€ a 5€
Há uma missão vinculada a esta associação cultural: usar a arte como instrumento de intervenção social. Neste dia, a máxima será celebrada com Samba Sem Fronteiras, em jeito de roda de samba acompanhada de feijoada (há também uma opção vegetariana) e seguida de forró.
Créditos: ionline/cultura


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário