domingo, 4 de março de 2012

Revista de Imprensa - 4 de março 2012

(imagem retirada da internet)


As penhoras aos salários dos militares, as imposições da troika relativamente aos apoios à produção de electricidade e a mortalidade associada ao frio em Portugal são hoje temas em destaque nos matutinos.

O Correio da Manhã (CM) titula 'Salários penhorados a 800 militares', acrescentando que «a crise ataca» nas Forças Armadas e que há profissionais a recorrer a trabalho em part-time. O jornal destaca ainda a vitória por 1-0 do Vitória de Setúbal sobre o Sporting, adiantando que «acabou a corrida do leão para o terceiro lugar» da I Liga. 'Violência em assalto: Gang faz ameaças de morte', 'Rendimento Mínimo para 119.357 famílias' e 'Morto pelo pai no meio da rua' são outros títulos do CM.

O Público escreve 'Troika obriga Governo a renegociar apoios à produção eléctrica', explicando que Portugal vai ter que reduzir «altas margens» de lucro nos mercados da energia.
O jornal adianta que em causa estão apoios de 600 milhões de euros de subsídios à produção de electricidade. O Público destaca também que a seca severa está a agravar a desertificação, que o número de idosos abandonados pelas famílias nos hospitais está a crescer e que a BP vai pagar indemnização de oito mil milhões por ter causado maré negra no Golfo do México.

O Diário de Notícias (DN) diz que 'Portugal é o país da Europa onde mais se morre de frio', citando um estudo que afirma que, entre 14 países europeus, Portugal é o que apresenta a mais elevada sazonalidade nos óbitos. O DN entrevista os reitores das universidades Técnica e Clássica de Lisboa, Cruz Serra e Sampaio da Nóvoa, sobre a fusão das duas organizações de ensino. 'Estamos a falar da maior mudança desde sempre no sistema universitário', titula o jornal. 'Passos Coelho reeleito presidente do PSD' e 'Estão a falir 17 empresas por dia' são outros assuntos na capa do DN.

O Jornal de Notícias (JN) dá conta que a Cáritas está a receber '10 pedidos de socorro por hora', adiantando que a organização não tem capacidade de resposta para mais.

Os jornais destacam ainda a luta pela gestão das verbas comunitárias entre os ministros da Economia e Finanças.

O CM escreve 'Verbas do QREN: Guerra no Governo por 2,5 milhões', o Público fala em 'Governo dividido' e adianta que a «luta pelo poder no QREN entrou num impasse» e o DN diz que «socialistas exigem saída de Álvaro» por o Governo já não acreditar o ministro da Economia.

Os jornais desportivos destacam a primeira derrota de Sá Pinto como treinador do Sporting, frente ao Vitória de Setúbal. 'Leão com exibição pobre e primeira derrota de Sá Pinto: Regresso ao passado', afirma A Bola, 'Leão roda e cai' escreve O Jogo e 'Leão cai no Bonfim', titula o Record.


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário