sábado, 10 de março de 2012

Universidade do Minho - Semana Internacional do Cérebro

                                                                                (Imagem retirada da internet)



Semana Internacional do Cérebro passa pela UMinho



O Instituto de Investigação em Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Universidade do Minho recebe na próxima segunda-feira, às 10h00, a abertura nacional da Semana Internacional do Cérebro. A sessão inclui palestras sobre envelhecimento, depressão e ansiedade, atividades culturais e sessões experimentais, destinadas a alunos do 1º ao 12º ano e à população em geral.

Portugal volta a aderir à iniciativa da Dana Alliance for Brain Initiatives, este ano com o tema “Cérebro e Saúde”. O programa de sensibilização para as neurociências tem apoio do Ciência Viva e finda no sábado, dia 17, com um debate noturno na Fundação Champalimaud, em Lisboa.

A sessão de abertura no ICVS, em Braga, conta com a intervenção de Nuno Sousa, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurociências e coordenador do Domínio de Neurociências do ICVS, seguida de uma mesa redonda sob o tema “Cérebro & Saúde”, com investigadores da área da Neurologia e Psiquiatria. Pelas 12h30 prevê-se a atuação da jovem Tuna de Medicina da UMinho e a estreia da exposição de pintura “Neurónios na tela”. De tarde, decorrerão quatro atividades temáticas: “Laboratório de Neurobiologia”; “Desvendando os Cinco Sentidos”; “Teatro anatómico: cérebro, luzes, ação!”; e “Exercita o teu Cérebro”. Vão ser dadas respostas a perguntas como porque morrem os neurónios, de que forma surgem as doenças de Alzheimer e Parkinson ou como as células do cérebro conversam entre si. 
Neurocientistas dão palestras em 11 escolas da região

Todas as atividades decorrem no ICVS - Escola de Ciências da Saúde da UMinho, no campus de Gualtar, Braga. E após receberem cerca de 350 alunos nos seus laboratórios, os neurocientistas da UMinho irão de terça a sexta-feira dar palestras a 11 escolas de Braga, Guimarães, Famalicão e Barcelos, englobando mais de um milhar de alunos do 6º ao 12º ano. A coordenação da Semana Internacional do Cérebro na UMinho está a cargo dos investigadores Ana João Rodrigues, Nuno Sousa e Joana Palha.

Créditos: Correio do Minho
Ver o programa AQUI

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário