terça-feira, 27 de março de 2012

Crónicas 10 minutos - Viver o passado para construir o futuro!

Imagem retirada AQUI


O Pacto Ibérico: 

Portugal e Espanha – relações na II Guerra 

Há 73 anos, a 17 de Março de 1939, Oliveira Salazar e Nicolau Franco, embaixador de Espanha, assinaram o Pacto Ibérico, também conhecido como Aliança Peninsular. Foi um tratado de amizade e de não agressão estabelecido entre os países ibéricos no final da Guerra Civil de Espanha, e numa altura em que já se perspectivava uma guerra a nível global. 

A Guerra Civil espanhola (1936-39), que foi o acontecimento anterior ao deflagrar da II Guerra, teve todos os elementos militares e ideológicos que marcaram o século XX. A Guerra Civil opunha os nacionalistas, aliados dos fascistas e das classes e instituições tradicionais espanholas, aos republicanos, ligados à Frente Popular (Esquerda unida) no Governo, que representavam os sindicatos, os partidos de esquerda, mas sobretudo os partidários da Democracia. 

Quando a 18 de Julho de 1936, o General Francisco Franco insurgiu o Exército contra o Governo da Frente Popular, o povo saiu às ruas e impediu o sucesso do golpe, contudo um golpe militar estava em andamento e, em pouco tempo, o país estava dividido. Em pouco tempo, vários países, incluindo Itália, Alemanha e até Portugal participaram no conflito, do lado nacionalista. Do lado republicano, a Frente Popular conseguiu o apoio da Internacional Socialista, liderada pela URSS de Stalin. Na Guerra, Hitler testou o novo armamento de ponta, e pôde, assim, começar a delinear a sua política expansionista de forma mais sistematica. 

Salazar, que ideologicamente estava próximo de Franco e dos nacionalistas, apoia-o, enviado forças militares portuguesas para Espanha (o que nunca foi oficialmente reconhecido) e capturando republicanos na fronteira portuguesa. No final da Guerra Civil, com a vitória de Franco, este reconheceu o apoio português e notando que a Guerra Mundial estava próxima, assinou com Salazar o Tratado de Amizade e Não Agressão Luso-Espanhola. A assinatura do Pacto teve o apoio da Igreja, que procurou aproximar os dois países e que incentivou uma mais estreita ligação entre os ditadores ibéricos. 

Segundo o Pacto Ibérico, os dois países reconheciam mutuamente as suas fronteiras, estabelecendo relações de amizade e comprometiam-se a efectuar consultas diversas e recorrentes com vista a uma acção conjunta. Estava implícito no Pacto uma identidade de interesses comuns e um tratado entre dois regimes próximos e ideologicamente semelhantes. Era importante uma unidade luso-espanhola para garantir a segurança e a independência da Península Ibérica. 

Em Julho de 1940, foi adicionado novo protocolo ao Pacto de 1939. Isto aconteceu já no contexto da II Guerra, quando a Alemanha já se lançara pela Europa e conquistara a França, estacionando as suas tropas juntos aos Pirinéus. A Península Ibérica estava ameaçada. Assim Salazar e Franco concordaram em instituir com valor obrigatório as consultas entre os 2 Estados. Para Portugal era importante ter Espanha neutral, porque o Pacto garantia a segurança política e a integridade territorial de Portugal, além disso afastava o perigo da anexação espanhola, mesmo havendo vários sectores pró-germânicos em Espanha, que não viram com bons olhos as negociações e que queriam um envolvimento espanhol na guerra. 

As negociações para o Tratado tiveram o apoio britânico, que assim garantia a neutralidade de Portugal e Espanha em caso de conflito. Além disso, o Pacto Ibérico também servira como contraponto ao expansionismo germânico, pois Portugal declarara a sua neutralidade e conseguira “neutralizar” o regime franquista, que se afirmara não-beligerante, tendo uma atitude diferente, mas em acordo com a posição portuguesa. Assim, com o controlo da Espanha, a neutralidade portuguesa passou a ser mais “colaborante” com os aliados, concedendo facilidades nos Açores tanto a britânicos, como a norte-americanos. 

Em 1948, já depois da II Guerra, Portugal e Espanha celebraram novo protocolo adicional ao Pacto Ibérico. Defendia-se a segurança da Península Ibérica face ao avanço comunista. Além disso, este Pacto permitiu que a Espanha de Franco fosse aceite pelos vencedores da Guerra e mesmo não fazendo parte dos fundadores da NATO, conseguiu ser inserida no sistema internacional. Já Portugal foi convidado a fazer parte da Aliança Atlântica, por motivos geo-estratégicos e pela política mais colaborante face aos Aliados. Ambos serviam como estados tampões em plena política de contenção (Containment Policy) em relação ao comunismo e à URSS. 

O Pacto Ibérico celebrado em Março de 1939 permitiu que Portugal e Espanha definissem uma política de defesa e de segurança conjunta. Este Pacto foi responsável pelo não envolvimento espanhol na Guerra, que prosseguiu a política portuguesa do não envolvimento no conflito. 

Actualmente e em plena crise, é importante que o bloco ibérico funcione a uma só voz e que façam pressão conjunta em Bruxelas. Esta união dos povos não significa perca de identidade nem de independência, mas da congregação de forças e de interesses conjuntos. As diferenças entre povos ibéricos têm sido acentuadas, sobretudo para marcar a distância entre os 2 países. As singularidades de portugueses e espanhóis devem ser defendidas, mas não pode ser exacerbada ao ponto de não se conseguir perceber que, mantendo cada um a sua identidade própria, ambos podem funcionar a uma só voz, sobretudo em termos económicos. 

É preciso viver o passado para construir o futuro! 
Francisco Miguel Nogueira 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

6 comentários:

  1. Já te ouvi a contar esta história e sempre achei interessante como conseguimos nao entrar na guerra.

    ResponderEliminar
  2. Gosto da tua escrita simples mas emocionante, não és maçudo nem cansativo.
    Com textos assim até apetece ler história.

    ResponderEliminar
  3. Conhecemos a habilidade negocial de Salazar, ao "jogar" em várias frentes, numa fase tão complexa como as décadas de 30/40, do séc.XX, marcadas profundamente pela II GM, tendo sempre em vista a manutenção da integridade territorial de Portugal e do império colonial.
    Real/te concordo ctg, que seguimos o caminho inverso da aproximação c Espanha, acho que se denota um cada vez maior afastamento, mesmo nas questões europeias, ñ só de Espanha, mas de todos os países do mediterrâneo, esta Europa divide, ñ junta, e ñ é de todo, solidária...Levando os países a olharem apenas p os seus problemas, com falsas promessas de soluções e aplicando o termo perfeito de "dividir" para o centro "reinar" e implementar a sua filosofia na União sem qqr respeito pelas realidades demais neste conjunto... Mas imputar as culpas nos outros tb ñ é razoável, pois a habilidade e espírito de liderança mesmo perante Estado mais poderosos, q uns tiveram a mais, têm outros a menos, de há 30 anos p cá, transformando uma boa oportunidade num rotundo falhanço...

    ResponderEliminar
  4. Interessante como ficamos focados no desenvolvimento dos acontecimentos acima descritos e levemente finalizamos com uma ponta do véu de um assunto actual mas que paralelamente há receio de se falar a fundo, tentando não assustar aos que apelam pela "singularidade de ambos os Países". Pessoalmente penso que podemos crescer juntos , desde a nível educacional, formação, estrutura de empresas, porém sem perder a nossa identidade. Portugal e Espanha estão ambos em declínio para além do visível! "Ambos podem funcionar a uma só voz" ...percebi, no entanto se apresentar-mos esta filosofia, certamente os nossos vizinhos abririam o peito para exclamar..." agora somos só nós"!
    Beijinho, gostei!

    ResponderEliminar
  5. É bom que surjam temas como este, para que investigadores, sem preconceitos e isentos, analizem e comentem livremente os planos, a acção dos políticos, que fizeram a história, não só da Península Ibérica, mas até da própria Europa.
    Quer se goste ou não dessas figuras, que então ocuparam um primeiro plano, deveremos saber distinguir e reconhecer, o que de bom, ou de mau, resultou da sua actuação no palco da História.
    Este Pacto de Amizade e Não-Agressão, assinado em 17 de Março de 1939, habilmente negociado, neutralizou o nosso vizinho espanhol com quem, por força das nossas fronteiras terrestres, somos obrigados a conviver lado a lado.
    A coesão Ibérica daqui resultante, ajudou Portugal a manter-se neutro, no aparecimento de divisões ideológicas muito marcantes na Europa.
    A nossa posição agradou à Inglaterra, porque afastava a Espanha da Alemanha.
    Iniciada a Segunda Guerra Mundial em 1 de Setembro de 1939, Portugal consegue manter-se, não só a si, mas a toda a Península Ibérica, fora da Guerra.
    O que importa é construir o futuro. Olhar o passado deverá servir apenas, para honrar o que de bom nele existe e corrigir o que de mau, ou de menos bom, nele possa ter existido.
    João Moniz

    ResponderEliminar
  6. definitivo p a neutralidade espanhola durante a II GM..

    ResponderEliminar