segunda-feira, 12 de março de 2012

Lançamento de livro sobre o Porto Santo

(imagem retirada da internet)



'Ilha do Porto Santo: Estância Singular de Saúde Natural' lançado esta tarde

'Ilha do Porto Santo: Estância Singular de Saúde Natural' é como se intitula o livro dos investigadores João Baptista e Celso de Sousa Figueiredo Gomes apresentado esta tarde, pelas 17h30, no Teatro Municipal Baltazar Dias.

Por considerarem que o Porto Santo "possui um conjunto de recursos naturais que vêm sendo estudados ao longo de vários anos e, cujas especificidades singulares sendo reveladoras de potenciais e efectivos impactes positivos na saúde humana" os autores atribuíram ao Porto Santo a designação de Estância Singular de Saúde Natural.

No livro, escrito em português e em inglês, os investigadores da Unidade de Investigação 'GeoBioTec' da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), Universidade de Aveiro, tomam como exemplo os casos da areia e da água de nascente da Fontinha, que "foram objecto de uso tradicional, mas empírico, ao longo de muitos anos, com reconhecidos benefícios na terapêutica de certas afecções de saúde".

A informação obtida, em parte já divulgada em reuniões científicas nacionais e internacionais, tem sido usada por empresários dos ramos da hotelaria e do turismo para o desenvolvimento de infra-estruturas (por exemplo, Centros de Geomedicina, Centros ou Resorts de Saúde Natural e Spas) e para programas de Turismo de Saúde, que têm tido a participação de pacientes oriundos, essencialmente, por ora, de países nórdicos (Noruega, Dinamarca, Finlândia, Suíça e Suécia).

Neste livro dá-se conhecimento do aproveitamento e aplicação dos recursos naturais do Porto Santo em Centros de Geomedicina, em Resorts de Saúde Natural e em SPAs.


MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário