quarta-feira, 11 de abril de 2012

Crónica 10 minutos - "Amante da sociedade"



Para além do que se vê!... O Inverno Demográfico

Todos falam em Troika, no politico x e y, no entanto existe algo corrente que vai para além da nossa visão, e que só está ao alcance da sensibilidade dos cientistas sociais, os académicos, as universidades empregues na investigação que decifram outros patamares do que ocorre em nosso redor! 

Todos ouvimos falar de economia, todos pensamos que o péssimo rendimento se baseia no mau funcionamento dos agentes. Até alguns admitem que para além dos agentes, o problema igualmente reside na sociedade! Mas quando se fala nesses termos, têm a certeza de que está a perceber o corrente? 

Raciocino que não! Ora, é do conhecimento mútuo que os bens satisfazem necessidades humanas e que o Capital, Terra, Trabalho servem para produzir bens! Mas quem os produz? 

O vídeo apresentado, que me foi este ano partilhado, designado, O Inverno Demográfico apresenta claramente a outra parte da nossa realidade, quando digo “nossa”, refiro-me a de todos nós em todo o mundo. Neste vídeo apresenta a teoria do envelhecimento, em que esta taxa está a aumentar progressivamente, enquanto diminui a taxa de natalidade, ortodoxamente deparamo-nos com uma parte do mundo onde existe sobrepopulação. Sabia que o índice de 2.1 é o ideal para a sobrevivência? Então sugiro-lhe que veja qual o índice populacional na Europa! 

Assista atentamente e perceba como anteriormente já referi num dos meus trabalhos, as desvantagens que a emigração traz num país já atrasado, estes jovens e adultos saudáveis abandonam suas famílias em busca de melhores condições de vida, porém deixando os seus filhos sem uma estrutura familiar adequada! O individualismo que nos traz o “terreno” apropriado aos nossos objetivos, paralelamente é uma destruição familiar, visto que a existência de casamentos é cada vez mais tardia, passando por despercebida a idade de maior índice de fecundidade. 

A revolução dos contracetivos, a liberdade à orientação sexual e o divórcio são grandes fatores para os atuais problemas económicos que atualmente enfrentamos. Sabendo que se pode divorciar tão promiscuamente, os jovens pensam no casamento a curto prazo, deixando a procriação em último plano! 

Rússia, Grécia, Estados Unidos, Japão, Itália, Espanha, Portugal, questionam-se hoje se amanhã, nós adultos, teremos direito à reforma! 

A conclusão do vídeo que partilho convosco assegura que a grande potencialidade de resolver os nossos problemas monetários reside fundamentalmente na estrutura familiar clássica. É de sublinhar que quando as crianças crescem num ambiente monoparental terá sempre maiores dificuldades em prosseguir o acesso à educação, ficando estes mais próximos da marginalização. Como se analisa em economia, o pobre que é pobre nem tem rendimentos básicos suficientes para trabalhar, visto que as suas condições higiénicas, e de formação e informação lhes são mínimas! Deixo-vos com esta linha de pensamento, e não vos tirando mais do vosso tempo, insisto que Hoje terminam o dia com mais Conhecimento! 

E para os menos crédulos… 

- Sapatos? Sei…são para os pés e ponto 
Marisa Leonardo 

P.S. Esta crónica estará em destaque aqui blogue para dar oportunidade de todos os visitantes de darem a sua opinião sobre a mesma. A sua opinião é importante, PARTICIPE! 

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

3 comentários:

  1. Obrigado pelo video!Gostei

    ResponderEliminar
  2. Enquanto, a natural maturação biológica, presen¬te nas leis da vida, possibilita ao homem na atual plenitude dos tempos a capacidade de compreender e fazer atuar novos critérios de vida e novas formas de relações sociais, suce¬dem-se grandes acontecimentos históricos, com a função precisa de elaborar novos conceitos e acompanhá-los até a sua aplicação. O mundo agita-se em guerras destruidoras e cru¬entas para aprender a assimilar esses conceitos que se não assumissem corpo tangível sob a forma de destruição e de dor, não seriam percebidos pelo homem surdo e indiferente dos nossos dias, vivo só na carne, mais ainda adormecido no que diz respeito ao espírito. Chegou a hora de compreender essa profunda sabedoria da História, esse sentido criador que possuem os acontecimentos que elaboramos e seguimos, esse significado divino presente em todos os fenômenos. O homem, em milenar ascensão, vai despertando formas mais sutis de sensibilidade e de consciência mais perfeita. Já se percebem no horizonte os clarões da vida nova do espírito. Lá, no futuro, há verdadeiro incêndio de esplêndidas afirma¬ções e criações novas; e a divina lei de evolução que o homem, embora lhe resista e se atrase, fatalmente ali che¬gue. Chegou a hora de dizer ao homem: Levante-se, filho de Deus, sob forma de consciência mais esclarecida, em es¬tada social mais orgânico e completo, supere a ferocidade atual e civilize-se finalmente, mas a sério. Chegou a hora de compreender que a nossa assim chamada civilização atual não é civilização, mas barbárie, e no fundo o homem moderno é primitivo e inconsciente, pobre fantoche comple-tamente ignorante, presunçoso e prepotente quase sempre, cego e rebelde, e, apesar disso, sem o saber e querer, obedi¬ente à lei que o guia, e que tudo sabe, tudo faz por ele, o manobra como autômato e, sem que ele o saiba, lhe traça a história, prepara os acontecimentos, entrosa os choques, apresenta as soluções, impõe as conclusões, elevando os lideres, edificando e destruindo, exaltando e abatendo, de acordo com sabedoria desconhecida pelo homem. Chegou a hora de compreender o significado das ações que indivíduos e povos todos os dias realizam, sem que lhes conheçam o verdadeiro significado e as conseqüências. Chegou- a hora de tornarmo-nos conscientes colaboradores de Deus no plano construtivo do que ele criou em nosso campo terreno ao invés de estúpidos servidores de Satanás, em absurda obra de re¬belião. Chegou a hora de compreender, como mais inteligentes; de confraternizar, como mais honestos e justos; de colaborar, como mais conscientes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Neste momento lamento por não conseguir decifrar quem acabou de me escrever! Antes de mais…o meu modesto Muito Obrigado! Fico sensibilizada por esta partilha de conhecimento humano!
      Infelizmente, não muitos conseguirão perceber o que este anónimo acabou de opinar! Apenas termino com a sua frase…”Chegou a hora de compreender o significado das ações que indivíduos e povos todos os dias realizam, sem que lhes conheçam o verdadeiro significado e as consequências.” Bravo!

      Eliminar