terça-feira, 24 de abril de 2012

Especial 25 abril - Dia D

(imagem retirada da internet)




Dia D - 24 horas de documentários 


Dias 24 e 25 de abril, na RTP2 
Duas dúzias de documentários nacionais em estreia. De Macau à Cova da Moura, de Mirandela ao Sotavento Algarvio, de Angola a Moçambique. Da História da Arte à história contemporânea das oligarquias financeiras do país, das expedições científicas à paisagem, passando pelas novas realidades sociais. Todos os temas, todas as interrogações cabem no documentário. Durante 24 horas consecutivas, a RTP2 exibe documentários portugueses em estreia televisiva. Alguns recentemente premiados nos mais importantes festivais, outros a serem agora exibidos pela primeira vez. É o Dia D na sua quarta edição. A festa do documentário nacional é na RTP2, a estação dos documentários.

Porquê no 25 de Abril? Porque é a data em que Portugal celebra o valor da liberdade. E porque o documentário é, de entre todos os géneros cinematográficos, aquele que mais necessita de liberdade para florescer. E Portugal tem visto emergir cada vez mais autores de cinema documental. Neste processo, a RTP2 tem dado um contributo importante. Porque aposta em novos realizadores e em realizadores com provas dadas e porque mostra o que de melhor se faz em Portugal e no mundo no cinema documental. É a estação de televisão em sinal aberto que mais investe em documentário.

Este ano juntamos realizadores tão díspares como os consagrados João Botelho e Rui Simões, autores como Edgar Feldman, Rosa Coutinho Cabral, Filipa Reis e João Miller Guerra, Luís Hipólito e Margarida Moura Guedes, e jovens premiados como Aya Koretzky e Pedro Filipe Marques.

O documentário tem contribuído de forma decisiva para o autoconhecimento dos indivíduos e das sociedades e para o pensamento sobre os indivíduos e as sociedades. Ou seja, o documentário serve a qualidade da nossa vida e a qualidade da nossa democracia. A acrescer a tudo isto, o género documental tem produzido obras que se fixarão na história da arte.

Ciente de todos estes aspetos, a RTP2 celebra a liberdade com uma maratona de documentários nacionais. A festa começa no dia 24 de abril às 22h45 e segue, ininterrupta, até às 22h00 do dia 25 de abril. E ainda tem um último documentário nesta noite. É o quarto ano de Dia D na RTP2. 

Ver todos os documentários AQUI
Créditos: RTP/Comunicado

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento! 

Sem comentários:

Enviar um comentário