segunda-feira, 2 de abril de 2012

Distinção para documentário Português

(imagem retirada da internet)



Cinèma du Réel:
Documentário português distinguido num dos mais prestigiados festivais do mundo

O documentário português A Nossa Forma de Vida obteve uma menção especial do júri do mais prestigiado festival internacional do género, o Cinèma du Réel, que chega ao fim neste domingo. O filme de Pedro Filipe Marques já tinha vencido o prémio do DocLisboa para melhor primeira obra, na competição nacional. 

A Nossa Forma de Vida dá-nos a conhecer um casal de idosos, Armando e Maria Fernanda, que vivem no oitavo andar de uma torre azul com vista para o Douro e partilham a sua “espectacular visão do mundo” – como descreve o site do Cinèma du Réel. Juntos, comentam o país em decadência económica e o que esse país ainda tem para lhes dar.

Esta é a primeira longa-metragem de Pedro Filipe Marques, cujo trabalho mais recente assinado em nome próprio tinha sido Eu, Luto, curta-metragem de 2008. Mas o realizador não é um novato no mundo do cinema: ao longo de mais de uma década, já colaborou com Pedro Costa, João Botelho, Manuel Mozos ou Sérgio Tréfaut.

Emad Burnat e Guy Davidi foram os vencedores do principal prémio do Cinèma du Réel, com5 Broken Cameras (este é o mesmo filme que em Janeiro foi distinguido em Sundance, com o prémio para melhor realização de documentários). Na categoria em que concorria Pedro Filipe Marques, a de primeiras obras, foi o chinês Xun Yu a ganhar, com The Vanishing Spring Light. 



Escrito por Hugo Torres
Créditos: Público/Cultura

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário