sexta-feira, 20 de abril de 2012

Televisão para cães?

(imagem retirada da internet)



Um canal de televisão só para cães 

Para combater a solidão, a televisão é o mais comum meio ao qual as pessoas recorrem. O mesmo pensamento terá passado pela cabeça dos criadores do primeiro canal de televisão dirigido estritamente para cães, que há dois meses começou a ser transmitido na Califórnia, estado norte-americano. Hoje, a DOG TV será lançada online para todo o país. «Adoram ver outros cães a serem activos no ecrã», foi uma das justificações lançadas por Beke Lubeach, a responsável pelo departamento de marketing do novo canal de televisão, que há dois meses começou a ser transmitido, por cabo e sem custos, na Califórnia.

Só na cidade de San Diego, os responsáveis da estação reclamam que o canal foi já visto em mais de 480 mil casas, onde os donos terão deixado os seus cães em casa na companhia das imagens televisivas. O Daily Telegraph conta que o canal visa serenar a ansiedade que por vezes se apodera dos cães quando estes ficam sozinhos em casa à espera dos seus donos. O conteúdo é especificamente direccionado aos animais de quatro patas, ou seja, retrata imagens com outros cães a correrem ou brincarem entre si. Tudo com sons, imagens e ângulos de câmara em teoria adaptados à visão canina.

No seu site oficial, a DOG TV – literalmente, a TV Cão -, sublinha que o canal foi «cientificamente desenvolvido» e visa «ajudar a estimular, entreter, relaxar e habituar os cães a programas que os expõem a diversos movimentos, sons, objectos, experiências e padrões de comportamento». Com o realce de tudo ser feito «do ponto de vista de um cão». Os responsáveis do canal esperam conseguir, dentro de poucos meses, que a DOG TV comece a ser transmitida a nível nacional nos EUA, e do seu lado parecem ter alguns resultados de experiências já feitas.

Em Escondido, outra cidade californiana, um canil que alberga actualmente 115 animais instalou algumas televisões diante das ‘boxes’ onde os cães estão alojados, e a responsável das instalações, Sally Costello, frisou «a demarcada melhoria [de comportamento] em todos os cães que têm sido expostos à DOG TV». Assim, vídeos como o colocado abaixo, em que um dono sentou o seu cão numa posição semelhante à que seria adoptada por uma pessoa, poderão ser substituídos por casos em que, de facto, os cães passarão a encarar uma televisão de outra forma.


Créditos: Sol/Vida

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário