domingo, 22 de abril de 2012

Destaque do dia: Exposição World Press Photo em Lisboa

Imagem retirada AQUI


Exposição World Press Photo abre a 27 de Abril em Lisboa 


A exposição World Press Photo, com uma selecção de 160 imagens premiadas na 55ª edição do maior concurso internacional de fotojornalismo, vai estar no Museu da Electricidade, em Lisboa, entre 27 de Abril e 20 de Maio. Esta apresentação em Portugal da 55ª edição do World Press Photo resulta de uma colaboração entre a Fundação EDP e a revista Visão, e mostrará ao público a foto vencedora e outras premiadas em cada uma das nove categorias do concurso.

O vencedor desta 55ª edição do concurso foi o fotógrafo espanhol Samuel Aranda, falecido este ano, que concorreu com um retrato de uma mulher, coberta por um véu integral, que abraça um familiar ferido em confrontos no Iémen. A imagem foi captada dentro de uma mesquita utilizada como hospital durante os confrontos entre polícia e manifestantes contrários ao regime do presidente Ali Abdullah Saleh, tendo sido utilizada como retrato simbólico da “Primavera Árabe”. A foto captada por Samuel Aranda foi escolhida entre mais de 100 mil fotografias a concurso.

Na edição deste ano, cujo resultado foi conhecido a 10 de Fevereiro, foram avaliados os trabalhos de 5.247 profissionais originários de 124 países. A fotografia de Samuel Aranda, publicada no jornal New York Times, foi tirada a 15 de Outubro de 2011 em Sanaa, capital do Iémen, numa mesquita que foi transformada num hospital pelos opositores do presidente Ali Abdallah Saleh. Na altura, Koyo Kouoh, um dos membros do júri do World Press Photo, disse que a imagem falava "sobre toda a região". «Ela representa o Iémen, o Egipto, a Tunísia, a Líbia, a Síria, tudo o aconteceu durante a 'primavera árabe'», frisou, num comunicado sobre o galardão.

O japonês Yasuyoshi Chiba foi outro dos distinguidos da edição de 2011 com uma reportagem fotográfica sobre as consequências do tsunami que devastou o Japão em março do ano passado.

Uma das imagens mostra uma mulher a mexer no diploma de estudos da sua filha, encontrado no meio dos escombros da cidade de Higashimatsushima, a norte de Fukushima.

O repórter fotográfico afegão Massoud Hossaini também viu o seu trabalho distinguido pelo júri do World Press Photo, com uma fotografia tirada num santuário xiita, cenário de uma explosão a 6 de Dezembro, em Cabul, Afeganistão. A protagonista da imagem é uma criança afegã de 12 anos a gritar junto de vários mortos e feridos.

O russo Yuri Kozyrev foi reconhecido com o primeiro prémio da categoria Informação pela fotografia de um grupo de rebeldes líbios, captada a 11 de Março em Ras Lanouf.

Na categoria Assuntos Contemporâneos, o mexicano Pedro Pardo foi o vencedor com uma reportagem fotográfica sobre a guerra dos cartéis de droga no México.

O júri do World Press Photo atribuiu ainda uma menção especial a uma fotografia amadora do antigo líder líbio Muammar Kadhafi, quando este foi capturado e arrastado para um veículo militar a 20 de Outubro de 2011 em Sirte, pouco antes da sua morte.

Créditos: Lusa/SOL/Cultura

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário