terça-feira, 17 de abril de 2012

Ovos Kinder Surpresa "proibidos" nos Estados Unidos?

(imagem retirada da internet)



Estados Unidos declaram guerra... ao Kinder Surpresa 


O mesmo país onde podem ser encontradas armas de fogo à venda em supermercados proibiu a comercialização dos populares ovos de chocolate por razões de segurança. Em causa está um risco potencial de asfixia associado aos brinquedos oferecidos no interior do ovo de chocolate. As autoridades norte-americanas apoiam-se numa lei datada de 1938 que proíbe a inclusão de artigos não comestíveis dentro de bens alimentares. 

Mais do que proibir a venda dos Kinder Surpresa, as autoridades alfandegárias dos Estados Unidos estão mesmo a apreender estas guloseimas nos seus aeroportos. O gesto simpático de se trazer um ovo de chocolate da Europa para uma criança nos EUA pode valer uma multa de centenas de dólares. 

Segundo a revista alemã Der Spiegel, foram apreendidos 60.000 Kinder Surpresa em 2011 nos aeroportos norte-americanos, mais do dobro dos ovinhos confiscados no ano anterior. «Prevenimos que estes brinquedos potencialmente perigosos chegassem aos cabazes da Páscoa das nossas crianças. Vamos continuar a manter a guarda para impedir que estes produtos perigosos entrem nos Estados Unidos», lia-se num comunicado das autoridades alfandegárias norte-americanas citado pela revista alemã.

O excesso de zelo surpreende num país onde, a cada cinco horas e segundo dados da BBC, uma criança morre vítima de abuso ou negligência. Em 2007, mais de 3.000 menores norte-americanos morreram vítimas de armas de fogo e mais de 11.000 sofreram mortes acidentais em desastres de viação, incêndios e afogamentos. Os Estados Unidos apresentam mesmo uma das taxas de mortalidade infantil mais elevadas do mundo industrializado, atrás de países como Cuba ou o Brunei.

Créditos: SOL/Vida

MEIO CRESCENTE - Ideias em movimento!

Sem comentários:

Enviar um comentário